Cadela Resistência dá o ar da graça na posse de Lula e sobe a rampa do Planalto – Extra
A cadela Resistência participou da cerimônia da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo e subiu a rampa do Palácio do Planalto acompanhando o presidente e a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, mais conhecida como Janja. O animal apareceu primeiro no coloco de Janja. Numa coleira, depois Resistência foi colocada no chão e caminhou ao lado de representantes de grupos sociais, incluindo um indígena e uma criança negra.
Em seguida, eles passaram a faixa presidencial para Lula. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) optou por não cumprir a tradição, em que o antecessor costuma entregar a faixa para o atual. Bolsonaro viajou para os EUA na sexta-feira, chegando a seu destino, em Orlando, neste sábado.
Quando o petista ficou 580 dias preso em Curitiba, a vira-lata foi acolhida ainda filhote por metalúrgicos de São Bernardo do Campo que participavam do acampamento "Vigília Lula Livre", em frente à Superintendência da Polícia Federal.
Na vigília, ela passou a vestir uma bandeira do PT e se tornou quase uma celebridade: posava para fotos com artistas e lideranças que visitavam o petista e o acampamento. Por causa do frio em Curitiba e a vida ao relento, a cadela sofreu com problemas respiratórios e precisou ser internada em um hospital-veterinário. Posteriormente, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, levou a cadela para a casa dela. O presidente só conheceu a cadela em novembro de 2019, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a condenação de Lula no caso do Tríplex do Guarujá, por considerar parcial o julgamento realizado pelo ex-juiz federal Sérgio Moro.
Em entrevista ao Fantástico, em novembro, Janja informou que, ainda em 2018, a ideia era ter a cachorra ao lado de Lula na solenidade.
— Ela é nosso amuletinho. A Resistência foi encontrada e adotada pela vigília. Ela ficou alguns meses na vigília, mas como era muito frio em Curitiba, ela ficou doentinha e eu falei: "Vamos lá, Resistência, você vai para minha casa". E ela foi. Contei isso por carta para ele: "Olha só, temos uma filha nova". E aí o pessoal da vigília falou: "Resistência vai subir ainda a rampa do Planalto".
Na última quarta-feira, a primeira-dama divulgou um vídeo nas redes sociais em que disse que a cachorrinha estaria "treinando as pernocas" para a posse. Além de Resistência, Janja e Lula também são tutores de mais uma vira-lata, a Paris. As duas serão as mais novas moradoras do Palácio do Planalto, residência oficial do presidente da República.
— Resistência no primeiro rolê no Parque da Cidade, nova moradora de Brasília. Difícil é controlar! Vamo lá, Resistência, treinar as pernocas para o dia 1º, junto com a maninha, Paris — disse Janja, no vídeo publicado em seu perfil no Instagram.
Em março deste ano, a cachorrinha celebridade recebeu o título de “embaixadora canina da adoção” por inspirar o movimento pró-direitos dos cães. Após sua adoção, o PT também criou um setor para defesa dos direitos dos animais. Durante a campanha, ela chegou a participar de eventos da candidatura de Lula como a festa do dia de São Francisco, padroeiro dos bichos.
Rede Globo de Televisão, vista no mundo inteiro, ainda mais agora depois dos 15 anos de contrato, assinado pelo FUJÃO LADRÃO. Lula, fiz questão de estar em sua posse, ainda estou por cá, e muito me…
LULA, o Gigante, subindo a rampa e os aloprados com celulares em suas cabeças fazendo sinais para os extraterrestres esperando o som de um disparo. NÃO ACONTECEU. —– Bozo começará uma carta onde…
LULA NÃO SOBE A RAMPA ????? SUBIU !!!!! KAKAKAKAKAKAKA