Caged, anúncio de ministros por Lula e dados de atividade na China: o que acompanhar na semana – InfoMoney

0
43

Entrar
Governo Lula
PIX Internacional
Infotrade
MBA Criptofinanças
Masterclass Poupança Turbo
Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana
A última semana de 2022 será pouco agitada de indicadores econômicos e com a agenda em Brasília menos movimentada com a entrada em recesso do Congresso, mas ainda trará importantes acontecimentos para os investidores ficarem de olho.
Por aqui, na última quinta-feira (22), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou os nomes para 16 ministérios que irão compor o seu governo e afirmou que irá terminar de comunicar o quadro de ministros que comporão as 37 pastas nos próximos dias. Lula explicou na ocasião que faltarão 13 indicações de ministros, a serem divulgadas na segunda (26) ou terça-feira (27).
No Brasil, destaque para o índice de confiança para o consumidor da Fundação Getulio Vargas (FGV) de dezembro na segunda-feira (26), além do resultado primário do governo central, IGP-M de dezembro, e resultado primário do setor público a serem divulgados nos dias seguintes. Na segunda, também será divulgado o tradicional Relatório Focus do Banco Central, com as projeções do mercado para os indicadores da economia.
O IGP-M de dezembro será divulgado na quinta-feira (29) e o Itaú espera alta mensal de 0,66%, levando a taxa anualizada a 5,7%, ante 5,9% em novembro. Os preços no atacado agrícola devem continuar com alguma deflação, enquanto os preços no atacado industrial podem acelerar devido aos preços mais altos do minério de ferro, avalia o banco.
Atenção ainda para os dados de novembro sobre a geração de empregos formais do Caged, na quarta-feira (28). “Nosso indicador sugere que o setor privado formal continuou a desacelerar em novembro”, aponta o Itaú.
Já as estatísticas monetárias e de crédito de novembro serão divulgadas pelo Banco Central do Brasil. Na quarta, sairá o resultado primário do governo central de novembro, para o qual o Itaú espera déficit de R$ 18,8 bilhões. O resultado primário do setor público consolidado será divulgado na quinta e a estimativa é de um déficit de R$ 22,5 bilhões.
Cabe destacar ainda que a Bolsa brasileira não vai operar na próxima sexta-feira (30), sendo o dia 29 o último dia de operação da B3 no ano.

Já no exterior, Wall Street terá feriado de Natal na próxima segunda-feira (26). Nos Estados Unidos, será divulgado o dado de atividade de manufatura de dezembro na terça e o índice de manufatura do Federal Reserve de Richmond na quarta de dezembro. Também na quarta, será publicado o dado de vendas de casas pendentes de novembro; na quinta, é a vez do dado de pedidos de seguro-desemprego.
O mercado deve ficar atento também à divulgação dos PMIs (índices de gerentes de compras) de dezembro na China, indicador antecedente importante que funciona como um termômetro da atividade econômica. Os PMIs composto, de manufatura e ex-manufatura serão divulgados na sexta-feira à noite.
Dados de atividade no Japão, como taxa de desemprego e vendas no varejo na segunda, além de produção industrial de novembro na terça também serão observados pelo mercado.
Confira a agenda da próxima semana:

Fonte: XP

© 2000-2022 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”), sociedade controlada, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15), sociedade holding que controla as empresas do XP Inc. O XP Inc tem em sua composição empresas que exercem atividades de: corretoras de valoresmobiliários, banco, seguradora, corretora de seguros, análise de investimentos de valores mobiliários, gestoras de recursos de terceiros. Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pela Infostocks são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas das empresas do XP Inc, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna da Infostocks.

source

Leave a reply