Câmara e Senado elegem suas presidências nesta quarta-feira – EBC

0
39

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A capital federal já está com tudo pronto para a posse de deputados e senadores nesta quarta-feira (1). Um esquema de segurança foi montado e revisado e já conta, inclusive, com grades instaladas na frente do Congresso, na Esplanada dos ministério.
O objetivo do esquema é evitar qualquer tipo de problema ou tentativa de invasão e quebra-quebra como a que ocorreu no dia 8 de janeiro. A posse dos parlamentares será a primeira missão do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (DF), Sandro Avelar, já que a intervenção em vigor no DF termina amanhã (31).
Dentro do Congresso, a segurança também será reforçada. Com mais detectores de metais e restrições de acesso: somente para profissionais credenciados, assessores e familiares.
Na Câmara, a posse está marcada para às 10h. Às 16h30, está marcada a sessão para eleger a Mesa Diretora. Até agora, na Câmara não há candidatura oficialmente formalizada, isso pode ser feito até uma hora antes da eleição, ou seja, até as 15h30, mas os anúncios já foram feitos pelos partidos. Arthur Lira, do PP, atual presidente é candidato à reeleição. Chico Alencar do PSOL também vai concorrer.
Já no Senado, a sessão de posse está marcada para as 15h. Em seguida, eleição da Mesa, para escolha do presidente. Com sessão convocada para a manhã de quinta-feira (2) para escolha dos demais cargos da mesa. Até o momento, apenas o senador Eduardo Girão, do Podemos, oficializou candidatura.
O atual presidente, Rodrigo Pacheco, do PSD, também é candidato e tem o apoio do PDT, PT, Rede e MDB. Inclusive o PT, quando anunciou o apoio, disse que o faria por conta da conduta de Pacheco de defender a democracia após os ataques golpistas de 8 de janeiro.
O terceiro candidato é Rogério Marinho, do PL, que tem o apoio do PP e do Republicanos.
O mandato da Mesa Diretora é de dois anos. Na quinta-feira, às 15h, o Senado fará a sessão solene de abertura dos trabalhos do Legislativo, quando será lida a mensagem enviada pelo presidente Lula, que pode ir pessoalmente ao Congresso ou enviar a mensagem pelo ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Edição: Ana Lucia Caldas / Guilherme Strozi
Indicações eram para cargos em órgãos públicos, agências reguladoras e embaixadas do Brasil no exterior, e ainda estavam pendentes de aprovação do Congresso Nacional.
Moradores foram notificados para desocupar o local devido ao risco desmoronamento das residências. O grupo, instalado há 40 anos no local, pede a suspensão dos despejos.
Crédito bancário será feito para 136.565 contribuintes. O depósito será feito pela Receita Federal na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda.
Zona de defesa ficará a cargo da Aeronáutica, a quem caberá adotar ações para controlar o espaço “contra todos os tipos de tráfego aéreo suspeito de ilícito” praticado no território.
“Cerca de 600 crianças indígenas morreram nos últimos quatro anos como resultado da negligência do Estado e da falta de políticas públicas”, disse secretário Carlos Gadelha.
Perspectiva de crescimento global para 2023 fica em 2,9%, devido à demanda “surpreendentemente resistente” nos EUA e Europa, além da reabertura econômica da China.
Além de buscar o título inédito da MotoE, piloto brasileiro terá pela frente a 1ª temporada completa no Mundial de Superbike, que começa em fevereiro, na Austrália.
Daniel Mascarenhas Xavier da Silva, 31 anos, entregou bolsa e R$ 376, mas reagiu quando as mulheres pediram o celular. Ele foi ferido diversas vezes com uma faca e morreu.
Segundo o boletim Focus, a taxa Selic deve ser mantida em 13,75% ao ano pela quarta vez seguida. Analistas de mercado esperam que ela permaneça nesse nível até meados do ano.
Quem não pagou débitos até 30 dias depois da notificação é retirado do Simples em 1º de janeiro. Empresas excluídas têm até 31 de janeiro de cada ano para pedir retorno ao sistema.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply