Candidatos voltam a Minas na tentativa de selar vitória no segundo turno – Hoje em Dia

0
53

Na Zona da Mata, Lula teve 251 mil votos a mais que Bolsonaro; atual presidente, porém, ficou com 57,4% da preferência dos eleitores em Governador Valadares (Montagem com fotos das redes sociais de Jair Bolsonaro e de Ricardo Stuckert)
Os candidatos à presidência Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estão batendo ponto em Minas Gerais para conquistar o voto dos mineiros. Nesta terça-feira (18), o atual presidente desembarca em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e em Montes Claros, no Norte de Minas, para fazer comício. A coordenação dos encontros ficou a cargo do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) que, reeleito, deposita todas as fichas na candidatura do atual chefe da nação. Na sexta-feira (21), Lula estará em Teófilo Otoni e Governador Valadares, no Leste de Minas.
A estratégia, segundo cientistas políticos ouvidos pelo Hoje em Dia, é vencer no Estado e fazer valer a máxima de que “quem vence em Minas, vence no Brasil”. 
Para eles, apesar da vitória de Lula junto aos mineiros no primeiro turno, o apoio declarado de Zema coloca o presidente Jair Bolsonaro com vantagens nesta disputa. O desafio de Lula, segundo os especialistas, é anular os efeitos da adesão do governador à campanha bolsonarista.
 Peso de Zema
O apoio de Zema é importante pela boa relação e pela capacidade de pressão que o governador tem sobre os prefeitos. “Os prefeitos estavam muito mais preocupados com a eleição de governador. Nesse segundo momento, os prefeitos se voltam com mais força para eleição do presidente”, disse Christopher Mendonça, cientista político e professor de relações internacionais.
Outro analista, o cientista político Adriano Cerqueira, explica que os prefeitos precisam do governador e de deputados federais para conseguir verbas e recursos para governar as cidades e colocam isso na conta antes de apoiar um ou outro candidato. 
“O Congresso eleito é muito conservador, muito bolsonarista, e os prefeitos vão precisar deles e do governador para fazerem um bom governo nas cidades. E é preciso lembrar que daqui a dois anos são eles que irão se candidatar e pedir o apoio do governador”, destacou.
Na opinião de Cerqueira, essa “vantagem” é percebida até na mudança na postura de campanha de Bolsonaro. “Ele deve evitar as motociatas e campanhas de rua e dar cada vez mais espaço para essa imagem de ‘estadista’, o que já foi demonstrado nas reuniões dele com os prefeitos e empresários, em Minas”, avaliou Cerqueira.
No entanto, para Christopher Mendonça, nos últimos pleitos o resultado até coincidiu com o ditado de “quem ganha em Minas, ganha no Brasil”, mas isso não é uma regra e não basta para a vitória de Jair Bolsonaro. 
“Minas é prioridade para Bolsonaro, mas isso não basta ao presidente. Para o presidente vencer o pleito é necessário ampliar vantagem em São Paulo, maior colégio eleitoral e conseguir diminuir a vantagem de Lula no Nordeste, onde o petista tem se mostrado bastante forte”, disse.
Bolsonaro 
A visita de Bolsonaro a Juiz de Fora nesta terça-feira será a quarta a Minas desde o início do primeiro turno. O presidente costuma se referir à cidade como “o local” onde nasceu pela segunda vez, em referência à facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018. Mas a “relação afetiva” não foi suficiente para garantir vitória na cidade no primeiro turno das eleições: Lula venceu com 52,6% dos votos. 
A cidade é o maior colégio eleitoral na Zona da Mata, região na qual o ex-presidente petista conquistou maior vantagem em Minas. Foram 251 mil votos de frente na região; é quase a metade dos votos que Lula teve de vantagem sobre Bolsonaro em todo o Estado. 
Lula
Para Lula em Minas Gerais, segundo os especialistas, cabe o desafio de garantir os votos conquistados no primeiro turno e recuperar vantagem em redutos eleitorais tradicionais.
Lula vai a Teófilo Otoni, onde venceu no primeiro turno com 48,7% dos votos; e a Governador Valadares, cidade que foi governada pelo PT mas que em 2022 garantiu um ampla vantagem para Bolsonaro, com 57,4% da preferência dos eleitores. 
Leia também:
Serial killer de ‘Halloween Ends’ vira um agitador do rompimento da crença na humanidade
Filme peruano em cartaz nos cinemas aborda aumento de seitas na América do Sul
Agência Nacional do Petróleo revela que gasolina aumentou mais de 1% nos postos na última semana
 

source

Leave a reply