Casa Rosa atende 290 vítimas de violência por mês em Vitória – ES360

0
96

Há um ano a Casa Rosa presta serviços de acompanhamento e prevenção para garantir mais dignidade a quem tanto precisa
Publicado
em
Por
Fachada da Casa Rosa. Foto: Divulgação/PMV
O Centro de Atenção à Mulher e à Família, a Casa Rosa, atende aproximadamente 290 pessoas por mês em Vitória. Do total de atendimentos realizados pelo equipamento de saúde, 55% são de violência sexual, 25% de violência doméstica, 9% de violência física e 11% de violência psicológica e negligência. 80% são do sexo feminino e 46% têm entre 0 e 12 anos de idade. Há um ano a Casa Rosa presta serviços de acompanhamento e prevenção para garantir mais dignidade a quem tanto precisa.
Ressignificar. Superar traumas. Interromper a cadeia de violência. Esses foram os principais objetivos da Prefeitura de Vitória, ao inaugurar, em outubro de 2021, a Casa Rosa. Um equipamento de saúde para atender mulheres e famílias vítimas de violência, em situação de vulnerabilidade, que presta cuidado em saúde aos cidadãos da capital que estão situação de violência.
“O ambiente familiar é o local onde mais aparecem as violências, totalizando 77% dos casos. O número mais recorrente de agressores é pessoa próxima como pai, padrasto ou companheiro”, alertou a diretora da Casa Rosa, Clícia Dora.
O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar com onze profissionais dentre: médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeira, técnico de enfermagem. O atendimento engloba escuta qualificada com avaliação de risco, atendimento médico e psicossocial e avaliação integral das condições gerais de saúde.
As pessoas são encaminhadas pelos diversos serviços da Rede Pública: assistência social, escolas, saúde e também pelos pelos serviços da Rede de Proteção – Ministério Público, Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), Conselhos Tutelares, além das demandas espontâneas.
A Casa Rosa foi ambientada com borboletas coloridas, que simbolizam o rompimento de um ciclo para a liberdade, e conta com uma sala especialmente dedicada às crianças. O equipamento público de saúde é uma política de governo municipal que reúne as secretarias de saúde, assistência social, cidadania e educação do município de Vitória. Foi um dos compromissos de campanha do prefeito Lorenzo Pazolini.
“É uma alegria muito grande estar aqui nesta tarde. Já encaminhei muitas mulheres para cá, um lugar muito acolhedor. Dizem que quem ama cuida. Às vezes quem diz que ama, acaba matando. Eu recebo muitas denúncias de mulheres contando o que acontece com elas. Às vezes a agressão ou ameaça não é física, mas psicológica, que deixa mulheres debilitadas. Nós que somos lideranças em nossas regiões recebemos muitas denúncias pelas redes sociais. A Casa Rosa veio pra fazer um movimento muito grande nas vidas das mulheres capixabas então fica aqui meus parabéns por toda a cidade envolvida. Gratidão por essa gestão, por essa equipe que tem esse olhar carinhoso por essas mulheres, essas crianças. Gratidão por podermos encaminhar pessoas vítimas de violência para um serviço de tanta qualidade”, frisou Joana Nogueira, da ONG Mulheres poderosas de Grande Vitória.
A Casa Rosa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O agendamento pode ser feito por meio dos telefones (27) 3332 3290 ou (27) 9 9773-5393, pelo e-mail [email protected] ou de forma presencial, na Rua Hermes Curry Carneiro, n° 360, Ilha de Santa Maria.
Monkeypox: ES tem 112 casos confirmados e 105 suspeitos
Meteorologia alerta sobre ciclone no Sul e no Espírito Santo
Arcebispo e bispos da Igreja Católica no ES assumem posição firme sobre o 2º turno 
Preso 2º suspeito de sequestro de empresário na Praia do Canto
Em comício eleitoral ao lado de Michelle Bolsonaro, senadora eleita foi chamada de “verdadeira rainha dos baixinhos” e contou que…
Crime organizado, suspeitas de corrupção no governo e autoria da greve da PMES em 2017 deram a tônica de um…
A comentarista Bia Willcox conversa sobre os prós e contras dessa realidade atual, em um exercício de reflexão a respeito…
Saiba em qual palanque ficou cada um dos vice-prefeitos das quatro maiores cidades da Grande Vitória e as inclinações dos…
© 2021 ES360. All rights reserved

source

Leave a reply