CDT pode ser usado para anunciar a venda de carros na Bahia – Garagem 360

0
49

Proprietários de veículos agora podem usar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito para anunciar a venda de carros; conforme anuncia o Detran do estado; veja como funciona!
Desde a manhã de hoje, 01 de novembro, a venda de veículos na Bahia dá mais um passo no quesito modernização e segurança. O Detran-BA, o Departamento Estadual de Trânsito do estado, passa a aderir ao sistema da venda online de veículos por meio digital.
Através da Carteira Digital do Trânsito (CDT), a venda e compra poderá ser efetivada sem a necessidade de reconhecimento de firma e utilizando o aplicativo no celular.
O sistema prevê também maior segurança nas operações. A venda digital é o registro da intenção de venda e a assinatura da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo digital (ATPV-e). É valido ressaltar que o serviço só estará disponível para veículos com o CRV digital, que passou a ser emitido em janeiro de 2021.
Segundo o diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, a novidade é outro passo importante no processo de modernização do órgão.
“Estamos aderindo ao sistema nacional. É uma mudança natural, em que o cidadão vai economizar tempo e dinheiro. Não será mais necessário o reconhecimento de firma, já que a validação e assinatura acontecem via sistema do Gov.br, de reconhecimento facial. Para o comprador, é segurança de que aquele veículo não possui nenhum tipo de restrição, já que o processo é interrompido caso exista algum empecilho no documento do carro”.
Esse é o primeiro passo na compra/venda de um veículo. Após assinatura e autorização de transferência de propriedade, será necessário a ida presencial ao Detran-BA para que seja feita a vistoria e, consequentemente, a transferência do veículo.
O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) já está disponível nas diferentes lojas virtuais e é gratuito. Para a venda digital é exigido o nível máximo de segurança no sistema Gov.br.
Para usar o serviço o vendedor deverá acessar o app, registrar a intenção de venda, informar o CPF do comprador e, assim será gerada a ATPV-e. O Comprador será notificado e vai assinar a ATPV-e digitalmente.
O vendedor também realiza a assinatura digital e as informações vão para o sistema. Por fim, o comprador deverá ir ao Detran realizar a vistoria e solicitar a transferência de propriedade de veículo. O sistema já está em operação em dez estados do país.
É válido lembrar que o CDT também possui diversas funções que facilitam a vida do condutor, como a CNH digital, CRLV digital e também o RNPC, o Registro Nacional Positivo de Condutor.
Clique aqui e aperte o botão ” Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Deixe seu e-mail e receba novidades sobre este e outros assuntos gratuitamente.

source

Leave a reply