Cena Política: Lista do secretariado em Pernambuco deve demorar bastante pra esticar "lua de mel" – JC Online

0
49

Notícias e opinião sobre os principais fatos políticos
Confira a coluna Cena Política desta quinta-feira (17).
A vantagem de Raquel ter sido eleita sem defender candidato a presidente nenhum é que isso facilita o discurso de quem pretende apoiá-la na Alepe, mesmo não tendo apoiado a candidatura dela no segundo turno. Na reunião de ontem, um almoço com deputados estaduais da atual e da próxima legislatura, compareceram quase 60 figuras.
Entre nomes do PT e do PSB a frequência foi bem alta. Raquel não pediu votos para Lula (PT), mas também não pediu para Bolsonaro (PL), então, cabe uma conversa. De fato, dos 49 deputados na próxima formação da Assembleia Legislativa de Pernambuco, ao menos 30 já formam uma potencial base do governo de Raquel. É um grupo que tenta, inclusive, reduzir a influência do PP de Eduardo da Fonte na casa.
O Progressistas já tem até candidato pronto para ser presidente: seria Antônio Moraes (PP). O problema é que Moraes precisa do apoio do PSB, que está dividido. Parte dos socialistas apoiou Raquel e quer ficar entre os governistas de 2023. Entre os petistas, a presença de Doriel Barros (PT) chamou a atenção e a disposição de Teresa Leitão (PT) para, como senadora, articular uma ponte entre a governadora e o presidente Lula, é sintomática.
Sintoma mais forte tem sido a posição de Gustavo Gouveia, deputado estadual do Solidariedade. Desde que Marília Arraes, também do Solidariedade, apontou que estaria na oposição, acreditou-se que ele seria o líder desse grupo na Alepe. Quando comentam isso, ele nega e desconversa, não demonstrou querer esse papel até o momento.
Tudo parece muito bom, mas expectativa de poder é coisa com validade muito bem determinada. Todo mundo quer agradar, até que a lista de secretários seja apresentada. Quem ficar de fora, dali em diante, aceita mais fácil ser oposição. Por isso, esse secretariado, provavelmente, não vai ser anunciado nem tão cedo. É um jeito inteligente de esticar a lua de mel.

Até a última vez que esta coluna contou, a equipe de transição de Lula possuía 283 nomes. Já tem gente brincando que estão faltando representantes diretos da flora e da fauna brasileira. Palmeiras-imperiais e jaguatiricas logo irão reclamar. Outra piada dos últimos dias é que deve ser muito difícil gerir algo assim na atualidade, porque não cabe em um grupo de Whatsapp. O aplicativo só aceita até 256 contatos por vez.

Na lista, há nomes que não se justificam e, claramente, foram sendo encaixados apenas porque o bonde não tem lotação. Comparado com Pernambuco, o processo de transição demonstra ser uma escolha estratégica de cada eleito, com o mesmo objetivo: não desagradar ninguém. Aqui, Raquel apresentou uma lista compacta e não incluiu quem não fosse de seu círculo mais próximo. Em Pernambuco, ninguém ficou sentido por não ser chamado porque ninguém foi chamado mesmo. Lula fez o contrário, resolveu chamar todo mundo. Basta pedir com jeitinho e pegar um avião até Brasília.

Como alguém precisa ter juízo em qualquer bagunça, o lado bom é que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), está convidando gente sábia para orientar esse povo. Um deles é pernambucano. Mozart Neves Ramos estará hoje em Brasília para uma palestra no grupo da transição voltado para a Educação. Ele, que já foi secretário de educação em Pernambuco, reitor da UFPE e considerado uma das 100 personalidades mais influentes do Brasil, deve fazer palestra sobre ensino superior para os espectadores que também incluem ex-reitores universitários.

O prefeito da cidade portuguesa de Aveiro, José Ribau Esteves, é presença confirmada no REC’n’Play 2022, que acontece no Bairro do Recife esta semana. O evento é realizado pelo Porto Digital e pela Ampla Comunicação. Com vasta bagagem e larga experiência na área da administração pública, a vinda do gestor português é uma oportunidade para estreitar e reforçar as conexões entre as duas cidades como parte da estratégia de expandir o ecossistema de tecnologia e inovação brasileiro com a implantação de um hub empresarial no município português. A palestra dele será amanhã, na Accenture Innovation Center.

Sobre
Jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Atua há 19 anos em Rádio, TV, Impresso e Internet. Editor-chefe e apresentador da TV Jornal/SBT por 10 anos. Comunicador na Rádio Jornal por 8 anos. Atualmente é colunista de política do Sistem
Localidade:Recife
Telefone:34136288
Cargo:Colunista de Política
Cursos:Gradução em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, MBA em Ciência de Dados e Inteligência Artificial pela PUC-RS
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply