Chances de vitória de Lula no 2º turno diminuíram, mas petista mantém favoritismo, avalia Eurasia – InfoMoney

0
49

Entrar
Eleições 2022
SBSP3
PETR4
BBAS3
Infotrade
Manual dos Dividendos
Do Zero à Muita Grana
Por outro lado, a consultoria acredita que apoiadores do atual presidente na Câmara e Senado devem dificultar uma eventual gestão do petista

A consultoria internacional de risco político Eurasia Group vê menos chances para uma eleição do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, mas afirma que o petista mantém favoritismo na corrida presidencial. As chances de Lula ser eleito caíram de 70% para 65% nos cálculos do Eurasia, dada a diferença apertada de votos em relação ao segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL), no primeiro turno.
“Mas Lula se mantém favorecido, não só porque ultrapassou Bolsonaro por cinco pontos e ficou próximo de uma maioria absoluta, mas também porque sua liderança deve crescer entre um e dois pontos, com votos remanescentes dos candidatos que saíram da disputa”, diz o relatório.
Mercado ao vivo – Ibovespa hoje dispara mais de 4% e rompe os 115 mil pontos, puxado por estatais e disputa apertada entre Lula e Bolsonaro; dólar recua
Na visão da consultoria, as pesquisas subestimaram o apoio de Bolsonaro nas urnas, mas acertaram a fatia de votos para Lula. Para vencer a eleição, o petista precisa de 1,6% dos eleitores dos demais candidatos que não avançaram para o segundo turno.
A Eurasia prevê que Lula apareça com 53% dos votos nas próximos pesquisas, e Bolsonaro com 47%. A consultoria calcula que, para Bolsonaro vencer, ele precisaria convencer eleitores que votaram em Lula no primeiro turno a mudar sua opção no segunda.
No entanto, a Eurasia avalia que uma performance melhor que a esperada de partidos de direita, aliados do atual presidente, nos estados e no Congresso, devem trazer repercussões políticas a uma eventual administração de Lula a partir de 2023.
Leia mais: Ação da Sabesp (SBSP3) se destaca entre estaduais e salta até 17% na B3 com “surpresa Tarcisio”; estatais mineiras também sobem
Lula e Bolsonaro vão precisar enfrentar questão fiscal, dizem ex-diretores do BC
“Vai trazer obstáculos em sua habilidade de financiar gastos com aumento de impostos e, dessa forma, vai reduzir algumas de suas ambições políticas”, diz a Eurasia. Metade da Câmara dos Deputados é composta por partidos de direita ou que apoiam Bolsonaro, assim como um terço do novo Senado.
© 2000-2022 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”), sociedade controlada, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15), sociedade holding que controla as empresas do XP Inc. O XP Inc tem em sua composição empresas que exercem atividades de: corretoras de valoresmobiliários, banco, seguradora, corretora de seguros, análise de investimentos de valores mobiliários, gestoras de recursos de terceiros. Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pela Infostocks são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas das empresas do XP Inc, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna da Infostocks.

source

Leave a reply