Chuva muda cor da água da baía de Vitória. Entenda o motivo – Tribuna Online
Esqueci minha senha
Não tem conta? Acesse e saiba como!
A chuva forte que cai no Espírito Santo nos últimos dias trouxe impactos nos municípios com alagamentos, transbordamentos de rios, deslizamentos de terra e danos em rodovias com erosão de pistas. Outro efeito do grande volume de água que tem atingido o Estado nesses dias é percebido por quem passa pela avenida Beira-Mar, em Vitória. A cor da água da baía de Vitória ganhou coloração marrom e aparência barrenta.
O biólogo Daniel Gosser explica que o grande volume de chuva dos últimos dias fez com que aumentasse a vazão dos rios que deságuam na baía de Vitória.
Segundo ele, esse aumento de volume de água dos rios contribuiu para o aumento da turbidez da água no local. “Turbidez é a redução da transparência de um determinado corpo d’água devido à presença de materiais em suspensão que interferem na passagem da luz solar. E como a maioria dos materiais trazidos pelos rios são provenientes da erosão de rochas, a água ganhou essa cor barrenta”, explica Daniel.
O volume de chuva, ao longo da semana, afetou até mesmo o fornecimento de água potável em cidades do Espírito Santo. Na terça-feira (29), a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) precisou reduzir o abastecimento em bairros de Vitória, Serra e Fundão por conta da baixa qualidade da água dos rios que chegava nas estações de tratamento da empresa.
Em João Neiva, no Norte do Estado, o rio que corta a cidade transbordou e inundou ruas e casas. O abastecimento de água potável para moradores está sendo feito por caminhões pipa disponibilizados pela prefeitura.
Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp
Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram