Cidade de Tiradentes comemora 305 anos de emancipação política – EBC

0
96

Ex.Saúde, Presidente, Governo

Tiradentes completa nesta quinta-feira (19) 305 anos de emancipação política e elevação à Vila de São José. Em mais de três séculos de existência, o município se consolidou como polo histórico e artístico cultural de Minas Gerais.
Situado na região do Campo das Vertentes, o município de Tiradentes, que possui em torno de oito mil habitantes, tem no turismo sua principal atividade econômica. E não é pra menos: foi um importante centro produtor de ouro e também berço da Inconfidência Mineira.
O secretário de Turismo e Cultura de Tiradentes, Sérvulo Matias Filho, conta um pouco dessa história.
Vale destacar ainda que em 20 de abril de 1938, a cidade foi tombada como Patrimônio Histórico pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e outras partes recuperadas.
Com a pandemia, Tiradentes passou por um momento de baixa no turismo, mas desde o ano passado, tem retomado as atividades e está com a agenda cheia, como conta o secretário Sérvulo Matias Filho.
Nesta quinta-feira, o município amanheceu em festa, com a realização de uma solenidade cívica, pelos 305 anos de elevação à Vila de São José del-Rei, realizada no Largo do Sol. Daqui a pouco, às 19h, está prevista a exibição nas mídias sociais da prefeitura dos melhores momentos das comemorações dos mais de três séculos de Tiradentes. Vale a pena conferir! 

A participação do presidente Lula, na 7ª Cúpula da Celac – Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, está prevista para a próxima segunda-feira, em Buenos Aires, Argentina.

Investimento em novos projetos de obras estruturantes e daquelas que estão paralisadas, como a malha viária, portos e logística, turismo e o combate à fome também estão entre os pontos da reunião de hoje.

O impulso para a renovação da frota foi dado pela prefeitura em outubro de 2022 com a proibição da compra de ônibus a diesel.

Mais da metade vive sobre a ameaça de deslizamentos, um terço de inundações e o restante de erosões, enxurradas e quedas de blocos, por exemplo. 

Desse total, 740 tiveram a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva

A embarcação, que poderia causar severos riscos ambientais, foi proibida de se aproximar dos portos brasileiros e deve permanecer sobre águas mais profundas
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply