Cientista política avalia que relação respeitosa entre Caiado e Lula … – Jornal Opção
17/01/2023
16 janeiro 2023 às 15h38
Apesar da histórica relação de oposição com os governos de esquerda, em diversas entrevistas o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) sinalizou que vai manter relação respeitosa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesse terceiro mandato. Nesse sentido, a cientista política Ludmila Rosa avalia, em entrevista ao Jornal Opção, que a eleição do petista foi melhor para o gestor estadual.
“Com Bolsonaro, Caiado enxergou uma oposição interna que não existia e a relação política era instável. Com isso, vislumbro uma relação administrativa civilizada e uma relação política de oposição, do meio para o final do mandato, que é quando Caiado deve vestir a camisa de candidato a algo”, prevê Rosa, referindo-se aos produtores rurais do Estado e uma ala bolsonarista radical, que se afastaram de Caiado em razão dos desentendimentos relacionados à pandemia de Covid-19. Sobre o futuro político, o governador não esconde o desejo de se candidatar à Presidência da República, podendo fazer frente ao projeto de oposição ao governo Lula e sua eventual continuidade.
Caiado reforçou que não há espaço para animosidade na relação entre o governo estadual e federal. “A relação tem de ser respeitosa. Não existe outra que não seja essa”, afirmou. “Todas as vezes que Goiás for chamado para se reunir, estará presente, levando suas reivindicações e participando das discussões”, explicou. Tanto que, após os atos golpistas do dia 8 de janeiro em Brasília, Caiado, mais uma vez, reforçou apoio a democracia e reforçou o policiamento no Entorno do DF
A especialista prevê que ambos devem superar divergências existentes no passado. O papel dos parlamentares da base e oposição será fundamental neste sentido. “Mesmo porque uma das principais metas do governador Ronaldo Caiado neste mandato, ele já deixou claro, é a questão do combate a pobreza, e isso é um discurso também do presidente eleito. Então existem pontos de convergências e eu acho que eles vão se apoiar nestes pontos e não em pontos de divergências’’, salientou.
O União Brasil de Caiado é um dos partidos que compõem a base do governo petista e por mais que alguns deputados caiadistas já declaram que vão fazer oposição, como é o caso de Zacharias Calil, Ludmila acredita que pelo perfil de Caiado e ‘atitudes democráticas’ fará com que ele busque o diálogo.
O vice-governador Daniel Vilela também destacou que Caiado não terá dificuldade em atuar junto com o governo federal, mesmo com o governador tendo sido aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não só durante a gestão mas também nas eleições.
“Pela a experiência que tem, pela bagagem e responsabilidade que ele [Caiado] tem, ninguém tem dúvida que o governador estará constantemente junto ao governo federal sendo parceiro e viabilizando projetos importantes para Goiás”, pontuou.
De acordo com Daniel, Caiado já tem as relações necessárias e reconhecimento da sua liderança política, tanto em nível estadual quanto federal e isso estabelece parcerias entre governo de Goiás e governo federal.
“Isso faz com que o presidente Lula e toda sua equipe, além de reconhecer, estabeleça parcerias e a gente acredita que o presidente eleito e toda equipe estarão dedicados também a incluir Goiás nas ações impactantes e de transformação do nosso país”, destaca.
Reforma: prefeito Vilmar Mariano define três titulares do alto escalão
Lira diz não haver motivos para investigar deputados em atos…
Governo Bolsonaro impôs 1.108 sigilos de cem anos, sendo 413…
Redes sociais
© 2023 Jornal Opção. Todos os direitos reservados.