Cinco cotados para ministério de Lula eram do DEM até início deste ano – Metrópoles

0
99


Blog com notícias, comentários, charges e enquetes sobre o que acontece na política brasileira. Por Ricardo Noblat e equipe
29/12/2022 10:00, atualizado 29/12/2022 0:34
A gênese do Democratas – que se uniu ao PSL e virou União Brasil em março deste ano  – é a seguinte: era o antigo PFL, que antes se chamava PDS e que começou como Arena. Foi o partido de sustentação da ditadura militar e que acolheu alguns dos generais presidentes. E ditadores.
Pelo menos quatro deputados e uma deputada que até março deste ano eram filiados ao DEM – todos hoje no União – estão cotados para ocupar três ministérios no governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva, preso pelos militares naquele período.
Esse partido sempre rivalizou com o petismo. A ponto de um de seus fundadores, o ex-senador Jorge Bornhausen (SC) declarar ser preciso “acabar com a raça do PT”.
O líder do União na Câmara, Elmar Nascimento (BA) foi do DEM de 2013 a 2022. Na campanha eleitoral fez duros ataques a Lula, o chamou de “ladrão” e “corrupto”, e pode ir para o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Há resistência de petistas.
Dorinha Seabra (União-TO), que se elegeu senadora, tem seu nome citado para a mesma vaga. Ela se elegeu três vezes deputada federal pelo DEM. Outro da legenda lembrado para esta pasta é do senador Davi Alcolumbre (União-AP), que foi do PFL e do DEM por 16 anos.
Paulo Azi (União-BA) já passou pelo PFL e foi duas vezes deputado estadual pelo DEM e uma vez federal. É cotado para assumir o Ministério das Comunicações. Para ceder esta vaga ao neoaliado União, Lula retirou a indicação do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) para esse cargo.
O deputado Juscelino Filho (União-MA), que também já foi do DEM, é o nome do partido para o Ministério do Turismo.
Lula deve anunciar na manhã desta quinta os nomes ministérios restantes de seu governo.
 “No Brasil, está garantido o direito de manifestação pacífica. Se o movimento preza pela paz, eles têm direito de ficar o tempo que acharem necessário.” (Anderson Torres, ministro da Justiça, futuro Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, sobre golpistas acampados)
Ser um ano mais velho pode parecer uma perda, mas também uma riqueza
Não é à toa que esse extremo climático é chamado de ciclone-bomba, considerando-se a potência com que desarruma a baixa atmosfera
Legenda já se chamou PFL, PDS e Arena e foi sustentação da ditadura militar
Respostas em breve
Triste fim de quem pretendia se eternizar no poder
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply