Clubes brasileiros superam 30 milhões de novas inscrições nas principais redes sociais em 2022 – Máquina do Esporte
Os clubes brasileiros alcançaram a marca de 30 milhões de novas inscrições realizadas entre janeiro e novembro de 2022 nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube). Com isso, o ano se torna o que os times nacionais mais ganharam seguidores desde que o ranking do Ibope Repucom começou a ser realizado em 2017.
Segundo o instituto de pesquisa, o principal responsável pelo recorde foi o Instagram, plataforma social que atraiu 47% dos novos seguidores no decorrer do ano.
Apenas no mês de novembro, os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 1,8 milhão de novos seguidores. O destaque foi mais uma vez o Flamengo, que obteve 670 mil novas inscrições e alcançou a marca inédita de 16 milhões de seguidores no Instagram. No TikTok, foram mais de 300 mil novos inscritos, enquanto no Twitter o clube teve cerca de 100 mil novas adesões.
Em segundo lugar ficou o Corinthians. Foram mais de 200 mil novas inscrições nas cinco principais redes sociais, com destaque para o Instagram, que somou mais de 130 mil novos seguidores, o que equivale a 63% do total.
A surpresa do mês de novembro ficou por conta do Vitória, terceiro clube com mais inscrições. Foram 114 mil novos seguidores alcançados pelo clube baiano, que conseguiu o acesso da Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro. O melhor resultado foi no TikTok, plataforma em que contabilizou 40 mil novas inscrições, 35% do ganho total.
O Top 5 mensal ainda teve Palmeiras (112 mil novas inscrições) e Vasco (com quase 96 mil). Também se destacaram o Cruzeiro (com 90 mil novos seguidores), que ficou entre os cinco primeiros em crescimento no TikTok e no Instagram, além do Fluminense (com 60 mil novos seguidores), que alcançou o Top 3 no TikTok.
Veja abaixo a lista com os 20 clubes brasileiros mais seguidos nas redes sociais: