Clubes do ABC se preparam para Campeonato Paulista A1 2023 … – Universidade Metodista
Skip to content. | Skip to navigation
Publicado em 05/12/2022 15h27
Última atualização em 05/12/2022 15h27
GABRIEL ROSALIN E ENZO GUAZZELLI
Da Redação*
O Campeonato Paulista A1, popularmente conhecido como Paulistão, começa no dia 15 de janeiro. A competição é realizada pela Federação Paulista de Futebol e disputada por 16 clubes do estado, divididos inicialmente em quatro grupos. Em 2023, três times irão representar o ABC na disputa: Esporte Clube Santo André, São Bernardo Futebol Clube e Esporte Clube Água Santa, de Diadema.
O sorteio dos grupos foi realizado no dia 1 de novembro de 2022. O time de Diadema foi sorteado no Grupo B e caiu na chave com São Paulo, Guarani e Mirassol. Já o São Bernardo e o Santo André ficaram no grupo D com Palmeiras e Portuguesa. Conforme o regulamento, as equipes enfrentarão somente aquelas que não estão no mesmo grupo. Os dois melhores de cada chave avançam para as quartas de final.
No último campeonato, o São Bernardo e Santo André chegaram até as quartas de final após terminarem em segundo lugar dos seus respectivos grupos, mas ambos foram eliminados nessa fase. O Água Santa acabou em último da sua chave, mas conseguiu escapar do rebaixamento.
As preparações para o estadual de 2023 já começaram. Os três times voltaram a treinar em novembro e anunciaram reforços. O São Bernardo continua com Márcio Zanardi, técnico que comandou o time no Paulistão de 2022, e contratou dois novos jogadores: Matheus Régis e Kauã Jesus, ambos atacantes.
O atacante de 28 anos, Hugo Sanches, que chegou em abril de 2022 no Tigre, vai jogar seu primeiro Campeonato Paulista e diz que a preparação está sendo boa. “É minha primeira vez no Paulistão, estou me dedicando bastante pois é uma grande oportunidade. A preparação está sendo muito bem feita e nos dará uma base muito boa para toda a temporada”, fala Sanches.
O Água Santa está sendo treinado por Thiago Carpini, técnico que chegou em maio de 2022 no clube de Diadema. Os jogadores Júnior Todinho e Lucas Tocantins também chegaram para reforçar o ataque do Netuno.
Para o meia-campista Ramon Vinicius, a expectativa para o campeonato é boa. “Estamos com um elenco de qualidade e entrega. Conforme a gente vai trabalhando junto, vamos aperfeiçoando e pegando mais ritmo. A comissão é boa também”, relata Vinicius.
O Santo André aposta no treinador Vinicius Bergantin, contratado em outubro. O clube foi o que mais anunciou novos jogadores. Até o momento, foram sete atletas, entre eles os goleiros Filipe e Lucas Frigeri; os laterais Ricardo Luz e Igor Fernandes; e os zagueiros Rodolfo Filemon, Ednei e Matheus Mancini.
O goleiro Filipe Costa comenta sobre a importância desse campeonato. “Para mim, que estou chegando agora no clube, é muito importante ter um bom desempenho, poder ajudar os companheiros e passar confiança para toda comissão e diretoria”, diz.
O Campeonato Paulista de 2023 marca o segundo ano com a volta dos torcedores aos estádios. No Paulista de 2022, São Bernardo, Santo André e Água Santa tiveram uma média de público de 1.010, 2.187 e 2.693 pessoas, nesta ordem.
Fábio Coimbra, 40, torcedor do Água Santa, conta que a expectativa é boa e que está gostando das contratações . “Minha expectativa é muito boa para 2023, pois subíamos em um ano e descíamos no outro. Porém, no Paulistão 2022, nós continuamos na série A. As contratações estão sendo boas. O ataque tem que caprichar mais, pois nos últimos anos não tem sido muito decisivo e isso faz toda a diferença.”
Para o torcedor do São Bernardo, Lucas D’Angelo, 21, manter o treinador Márcio Zanardi foi um acerto do clube. “Renovou o contrato de quase todos os titulares e do Zanardi, o que nos deixa extremamente confiantes. Espero que a diretoria traga reforços pontuais para o time titular e alguns substitutos no nível dos titulares, afinal o banco de reservas foi um problema no último Paulistão.”
O torcedor do Santo André, Arthur Rosa, 17, comenta que o time pode fazer história.” A expectativa é poder chegar em uma semi-final. Eu comecei a torcer pelo time pois o estádio é perto de casa e quero ter essa experiência mais de perto”, completa Rosa.
Os três times do ABC estreiam no dia 15 de janeiro. O Santo André e o Água Santa jogam em casa contra Guarani e Ferroviária, respectivamente. Já o São Bernardo vai até Limeira enfrentar o Inter de Limeira pela primeira rodada do Campeonato Paulista A1.
*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.
Ações do documento