Coluna política: Pintou um clima! – Badalo – Badalo

0
62

Vamos iniciar por um ponto de partida objetivo e consensual: a escolha política verdadeiramente democrática depende, pelo menos, de dois fatores bem claros, que são a liberdade de escolha e o acesso dos eleitores a informações verdadeiras que orientem o seu voto.
Contudo, desde a eleição de Trump nos EUA que a extrema direita mundial vem usando esse método da construção artificial de uma falsa realidade para conquistar votos pela tática do medo. Medo basicamente de inimigos fictícios, irreais, tais como o comunismo, o socialismo, os hereges, os destruidores da família tradicional etc. Coisas sem fundamento real no campo da disputa política efetiva, mas que mobilizam uma parte substancial da população em torno de uma pauta moral-ideológica potencializada pela indústria da desinformação.
Porém, como ninguém consegue fugir o tempo todo da sua real natureza, a espontaneidade verdadeira do atual presidente e candidato e alguns dos seus mais emblemáticos apoiadores e conselheiros abriu os olhos de muitos brasileiros e brasileiras até então indecisos na disputa eleitoral. Vamos a eles:
Esse conjunto de acontecimentos reais e indisfarçáveis pelas técnicas de propaganda, acabou por revelar à população uma série de elementos acerca do grupo político comandado pelo presidente que tenta a reeleição. Esses fatos tem provocado uma onda de declaração de apoios a candidatura do ex-presidente Lula como sendo a única alternativa posta para restauração e preservação da democracia no Brasil. Não se trata de uma disputa entre direita e esquerda, mas, claramente, entre dois campos do pensamento social que foram se agrupando nitidamente em razão de ideias ligadas a democracia ou ao autoritarismo político, moral, racial, econômico, étnico etc.
Empresários progressistas, artistas, intelectuais, jornalistas, economistas, movimentos sociais, lideranças políticas dos mais diversos partidos comprometidos com a democracia uniram-se em torno da defesa da candidatura de Lula. Não que não haja divergências entre eles, mas o fato é que a consciência de que a grande pauta que a todos deve unir nesse momento é a defesa da democracia fez com que as diferenças fossem superadas em nome de um bem maior. O jogo se tornou muito claro: de um lado uma frente ampla multipartidária e social em defesa da democracia, e do outro o atual governo com os métodos questionáveis e revelações intrigantes nas falas dos seus representantes nessa reta final de campanha.
De mais a mais, a eleição do próximo domingo será decidida ainda pela soberania do voto popular, pela livre consciência do eleitor brasileiro que, conhecendo de fato o que representa cada um dos lados, fará a escolha certa.
Os ventos, ao que tudo indica, voltaram a soprar a favor do Brasil.
Pitou um clima para salvar a democracia!
*Isaac Luna é cientista político, advogado e professor universitário
    
Levamos ao público, além de fatos de destaque no cenário regional, nacional e mundial, conteúdo diversificado, atualizado e dinâmico. Além de um portal de notícias, buscamos valorizar a cultura do Cariri, bem como suas belezas naturais.
‭(88) 98125-0565‬
facebook.com/portalbadalo
@portalbadalo
@portalbadalo
contato@badalo.com.br
© Copyright 2022 – Portal de Notícias Badalo
Desenvolvido Por: DaVinci – Marketing & Tecnologia

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Please enter your username or email address to reset your password.

– Select Visibility -PublicPrivate

source

Leave a reply