Coluna: Política & Políticos – Bolsonaro e Rodrigues – JDV – Jornal do Vale do Itapocu

0
47

Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
09/11/2022
Por

PSD com Lula
A depender do presidente nacional do PSD e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o partido vai apoiar o governo petista de Lula da Silva. Como já o fez com Dilma Rousseff (PT), quando Kassab foi ministro das Cidades, pasta criada especialmente para o partido, e Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Bolsonarista e incomodado, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), deve ir para o PL depois de uma conversa que pretende ter com o govenador eleito, Jorginho Mello (PL), e o presidente Jair Bolsonaro (PL).
 
“Partido pega-tudo”
Em 2011, Kassab refundou o PSD, (um dos três maiores partidos antes dos governos militares) que tem o ex-governador Raimundo Colombo como um dos vice-presidentes do diretório nacional. Eleito em 2010, Colombo apoiou Rousseff posteriormente. “Não será de direita, não será de esquerda, nem de centro. O propósito fundacional do PSD é a satisfação dos interesses da classe C que ascendera à posição de classe média nos governos do Partido dos Trabalhadores”, discursou Kassab, à época. No Congresso chamam o PSD de “partido pega-tudo”.
 
CURTAS
*Grupo do MDB que apoiou Jorginho Mello (PL) quer um lugar no futuro governo. Não uma secretaria qualquer, mas a de Infraestrutura. E não é para menos. Só de recursos próprios a pasta terá R$ 2,8 bilhões em 2023. À frente das conversas estaria o deputado eleito Antidio Lunelli (MDB), para ser o secretário. Lunelli sonha disputar o governo do Estado em 2026.
*A partir de 2023, alunos do último ano do ensino fundamental da rede municipal de Joinville terão um programa de orientação profissional na sala de aula. Resumindo, o programa vai em busca de vocações profissionais e habilidades entre os alunos, através de orientadores escolares e psicólogos, sobre escolhas futuras.
*É uma importante ferramenta para estudantes prestes a ingressar no Ensino Médio, ajudando a direcioná-los para as áreas com as quais se identificam mais. E, diga-se, evitando que muitos façam escolhas erradas, como ocorre frequentemente, optando por cursos que pouco ou nada representam para o sonhado ingresso no mercado de trabalho bem remunerado.
*Estudantes universitários ansiosos quanto a promessa do governador eleito, Jorginho Mello (PL), sobre gratuidade de cem por cento para centenas de cursos oferecidos por universidades de Santa Catarina. Acredita-se que, universidades públicas, exceto a UFSC. Em contrapartida, prestação de serviços na área pública por tempo determinado depois de formados.
*Só para se ter uma ideia do gigantismo dessa promessa- Mello ainda não disse se vale para quem já está cursando uma faculdade ou só para matrículas novas- Santa Catarina tem, hoje, 60 mil universitários com bolsas de estudo. Também ainda não se sabe qual é a fonte pagadora dessa monumental despesa.
* Jair Bolsonaro (PL) pode não passar a faixa presidencial para Lula da Silva (PT), deixando para o vice-presidente e senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão, (Republicanos), fazê-lo. JB é criticado por não ligar e cumprimentar o presidente eleito. Mas em 2018, seu adversário, Fernando Haddad (PT), também não o fez. Mandou, sim, um WhatsApp protocolar. E só.
*Para saber: o Exército jamais agirá sob pressão popular (e nunca o fez). Nem mesmo quando multidões foram às ruas pedindo a cabeça de Fernando Collor de Mello. Passados os governos militares, em 1985 a tropa voltou para os quartéis e de lá só sai por convocação constitucional. De resto, o inconformismo com o resultado das urnas é natural, é do ser humano.
 

Partido Liberal na oposição
“O PL será oposição aos valores comunistas e socialistas do futuro presidente”. O discurso é do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, em entrevista coletiva à imprensa nacional em Brasília. Lá também estava o governador eleito, Jorginho Mello (PL). Na verdade, o posicionamento do PL em relação ao novo governo do PT era necessário e urgente visto os desdobramentos nos estados. Particularmente em Santa Catarina.
Ex-aliado do PT
O Partido Liberal tem um histórico de apoio a Lula da Silva (PT), quando ainda se chamava Partido Republicano, com origem na fusão com o Partido da Reedificação da Ordem Nacional (Prona), criado pelo ex-deputado federal Enéas Carneiro (SP). E de Dilma Rousseff (PT), já com o nome atual. Mello foi filiado ao PR, que virou PL. Disse mais Costa Neto: Bolsonaro será o presidente de honra do partido. Até porque um novo embate em 2026 requer que se mantenha em evidência.
 
 
Compartilhe esta notícia!
Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes por câncer em homens, mas tem cura e pode ser combatido com sucesso se for detectado no começo.
Fatos que fizeram parte da história
Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
Você já conhece a marca Amaranda de Jaraguá do Sul? Eles fazem roupas plus size para mulheres que são donas do próprio estilo.
Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
O exame ginecológico é extremamente útil no diagnóstico, em alguns casos é possível identificar a presença da doença realizando-se o toque vaginal, mas não há exames laboratoriais para a detecção da endometriose
Domingo, 30 de outubro de 2022. Finalmente chegou o segundo turno! Como você se sente nesse momento tão delicado da nação, que está mantendo os brasileiros em alerta e atraindo as atenções do planeta? Otimista? Confiante? Com medo dos resultados? A psicanalista e colunista Vera Iaconelli integra a gama de…
Rua 25 de Julho 1936, bairro Vila Nova, Jaraguá do Sul/SC
Telefone (47) 3371-1182
Desenvolvido por BW2 Tecnologia

source

Leave a reply