Coluna: Política & Políticos – Caleffi e Zanardi – JDV – Jornal do Vale do Itapocu
Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
23/11/2022
Por Redação JDV
Prefeito vai renunciar
Rafael Caleffi (MDB, à direita na foto), prefeito de São Miguel do Oeste, anunciou que renunciará ao mandato no início de 2023. “Não serei governado por um ladrão e por toda a corja que o acompanha”, esbravejou, fazendo referência ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à senadora Simone Tebet (MDB), que também disputou a eleição para presidente da República.
MDB sem bandeira
“O MDB perdeu sua bandeira de luta, seus ideais políticos, sua essência. Tivemos a chance de sermos diferentes, de escolher o Antídio (Lunelli) como candidato a governador e eleger Celso Maldaner ao Senado para honrar a história do MDB. Mas, interesses pessoais e individuais falaram mais alto”, desabafou Rafael.
Defensor de Antidio
Advogado, foi reeleito prefeito de São Miguel do Oeste, em 2020. Filho de Álvaro Freire Caleffi, também prefeito do município (1993/1996 e 2001/ 2004), Rafael defendeu candidatura própria do MDB a governador com o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antidio Lunelli, eleito deputado estadual. O vice-prefeito é Edenilson Zanardi (PSD).
CURTAS
*Depois das presepadas que antecederam a eleição de 2 de outubro, o deputado federal Celso Maldaner (MDB) vai entregar o comando estadual do partido. Os deputados Carlos Chiodini (federal) e Jerry Comper (estadual) já se colocaram à disposição para juntar os cacos. Difícil e demorado.
*Chiodini e Comper fazem parte do grupo disposto a dar sangue novo para o MDB catarinense, defenestrando a “velharada” palpiteira, sem influência política e muito menos votos que dita as ordens no partido há décadas. Isso ficou muito claro- e de novo- nas urnas de outubro.
*Bela Gil (PT), cotada para ser ministra da Cultura (o ministério será recriado), pasta que já foi comandada pelo pai, Gilberto Gil (PT) de 2003 a 2008, nos dois governos de Lula da Silva (PT) revelou ao podcast Mil e Uma Tretas, que é sapiossexual.
*Traduzindo, Bela só sente atração sexual por pessoas inteligentes, mas que não precisam ser bonitas necessariamente, diz ela. Bela Gil é culinarista. Há anos apresenta programa no canal GNT (Globo) exclusivamente com receitas vegetarianas e veganas.
*Mauro de Nadal (MDB) e José Milton Scheffer (PP) disputam a presidência da Assembleia Legislativa. O PL abre mão e aquele que agregar mais apoios, leva. Porém, para evitar dissabores já de cara, o govenador eleito, Jorginho Mello (PL), não descarta dividir o comando entre MDB, PT, PSD e PL.
*Afinal, a somatória das bancadas destes quatro partidos dá 24 deputados, mais que a metade dos 40 que compõem o parlamento catarinense. Mello sabe que essa é uma condição indispensável para os acertos no balcão de negócios. E sabe muito bem como funciona.
*O próprio Mello, em 2001 e filiado ao PSDB, com voto secreto perdeu a eleição para Onofre Santo Agostini (PFL), por 20 votos contra 19. O caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça porque o regimento da AL exigia 21 votos para validar a eleição. Mas, ficou por isso mesmo.
*Ser membro da Mesa Diretoria da AL em nada enriquece o currículo de um deputado, porque tudo é puro interesse, pessoal ou partidário. Nada acontece de forma espontânea, por reconhecimento de méritos. Mas, massageia o ego porque o escolhido vira autoridade sempre citada.
O Plano 1000
Jorge Luiz Koch (MDB), prefeito de Orleans e presidente da Federação Catarinense de Municípios, foi conversar com o governador eleito, Jorginho Mello (PL). A preocupação é com a manutenção do Plano 1000 (mil reais por habitante) criado pelo governador Carlos Moisés (Republicanos) e alvo de restrições do Ministério Público Estadual.
Inconstitucional
O MP diz que o Plano 1000, como foi proposto, é inconstitucional porque não há critérios no repasse dos recursos e nem clareza na sua aplicação. Uma das promessas de Mello foi a de não interromper o repasse de verbas para obras estruturantes nos municípios mediante projetos aprovados pelo Estado. Mello ainda não disse como vai agir. Jaraguá do Sul, por exemplo, teria direito a R$ 186 milhões (dados estimativos do IBGE sobre a população atual).
Compartilhe esta notícia!
Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
Fatos que fizeram parte da história
Estreia da Seleção Brasileira na Copa 2022: o patrão é obrigado a dar folga aos funcionários durante o horário dos jogos? Entenda.
Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
Evite o AVC! Você pode prevenir muitas doenças apenas com uma dieta balanceada, bons hábitos de vida, fazendo exercícios físicos e consultando regularmente o médico
Hoje, 20 de novembro, é o Dia Nacional da Consciência Negra, uma data que marca o ativismo dos afrodescendentes brasileiros pela igualdade de oportunidades e respeito. Bastante pertinente, ainda mais considerando os sucessivos crimes cometidos contra pessoas pretas, no Brasil e no mundo. Movimentos como o o Black Lives Matter…
Você já ouviu falar em indenização por lucros cessantes? Saiba em quais situações é devido.
Dica Especial – Dica 46: Tenha em mente que economizar não é sofrer. Tenha consciência de que cortar alguns custos é saudável para o seu bolso, e não um ato de sacrifício.
Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
Resolvi encerrar a marca de roupas femininas Lais Hornburg ajudando meu buldogue paraplégico.
Rua 25 de Julho 1936, bairro Vila Nova, Jaraguá do Sul/SC
Telefone (47) 3371-1182
Desenvolvido por BW2 Tecnologia