Coluna: Política & Políticos – MALDANER e SERGIO MORO – JDV – Jornal do Vale do Itapocu

0
81

Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
14/11/2022
Por
Nascido em Blumenau, 70 anos, 55 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Foro privilegiado
Deputado federal Celso Maldaner (MDB), derrotado na disputa pelo Senado e em final de mandato, conversou em Brasília com o senador eleito Sérgio Moro (União Brasil), sobre bandeira que levantou há algum tempo: acabar com o foro privilegiado. Em 2016, Maldaner foi autor de uma Proposta de Emenda Constitucional com este objetivo.
 
Moro promete
O foro privilegiado protege não só parlamentares, mas também juízes, desembargadores, ministros e por aí afora. Mesmo sendo notórios corruptos que também infestam outros poderes. Moro, ex-juiz federal em Curitiba, comandou as investigações da Lava-Jato, que culminaram na prisão de eméritos petistas, entre eles Lula da Silva. Na campanha ele prometeu que ressuscitará a Lava-Jato no Senado tão logo tome posse.
 
 
CURTAS
*O projeto de lei que estabelece o orçamento do governo do Estado para 2023 não prevê- e nem poderia já que ano que vem o governo é outro- recursos para financiar o programa Faculdade Gratuita. Promessa de pés juntos do governador eleito, Jorginho Mello (PL).
*A proposta é financiar, gratuitamente, todos os cursos de universidades do sistema Associação Catarinense das Fundações Educacionais. Visto isso, o programa será criado no primeiro semestre de 2023, com previsão de pagamento das bolsas de estudo a partir do segundo semestre. De onde virá o dinheiro, ainda não se sabe. E nem quanto vai custar.
*Entre as ações definidas como prioridade para 2023 pela atual Frente Parlamentar Catarinense (16 deputados federais e três senadores) está, segundo documento, a “adequação” do trecho da BR-280 entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. O projeto não é mais de duplicação?
*Aliás, o correto seria de São Francisco do Sul a Guaramirim porque o trecho urbano está em obras. Desde julho de 2020. E é obra do Estado, prometida pelo ex-governador Raimundo Colombo (PSD). O prazo de conclusão era junho de 2021. Períodos chuvoso e demora em desapropriações retardaram os trabalhos.
* O deputado estadual Milton Hobus, do PSD, e também presidente estadual do partido, vai deixar a legenda. Ex-prefeito de Rio do Sul por dois mandatos, ele critica a interferência de “projetos pessoais” em detrimento de um projeto político do partido nas eleições proporcionais.
*O PSD elegeu dois deputados federais: Ismael dos Santos/Blumenau, apoiado pela Igreja Assembleia de Deus, e Ricardo Ghidi/Criciúma. E três estaduais: Mário Motta (Florianópolis), Napoleão Bernardes (Blumenau) e Júlio Garcia (Florianópolis), reeleito para um sétimo mandato.
*Considerado como “ficha suja” pela lei eleitoral por improbidade administrativa quando prefeito de Rio do Sul, não pôde disputar a reeleição em 2 de outubro. Apoiador da reeleição do governador Carlos Moisés (Republicanos), ele ainda não definiu seu novo partido.
 

MP susta Plano 1000
Enquanto o Tribunal de Contas não se manifesta, não poucos prefeitos questionam se cabe ao Ministério Público de Santa Catarina recomendar a suspensão imediata do repasse de recursos do Plano 1000 (mil reais por habitante) criado pelo governo do Estado. Transferindo aos municípios verbas para obras estruturantes. O MPE diz não querer prejudicar ninguém, mas alega falta de critérios e transparência com o dinheiro público.
Obras estruturantes
O Plano 1000 foi lançado em dezembro do ano passado pelo governador Carlos Moisés (Republicanos) prevendo repasses totais de R$ 7,3 bilhões ao longo dos próximos cinco anos para todos os 295 municípios catarinenses. A ação, aliás, foi uma das bandeiras de campanha de Moisés. Para se ter uma ideia do impacto, só Blumenau tem R$ 366 milhões para receber. O MP deu prazo de 15 dias para o governo se explicar.
 
 
 
Compartilhe esta notícia!
Os homens não se cuidam. Muitas vezes têm os sintomas e não buscam ajuda. Só percebem o tamanho do problema quando o infarto já está acontecendo.
São sete horas da manhã. Depois de tomar o café da manhã no hotel Tika Wasy (Casa das Flores, em quíchua), aguardava ansiosamente o translado que me levaria até a estação de trem que levaria a Machu Picchu, o ponto alto da viagem. As passagens, de trem até Aguas Calientes,…
A minha quarta experiência percorrendo os  caminhos da América do Sul aconteceu nos primeiros dias de novembro, quando realizei um sonho acalentado há décadas: conhecer o Peru. Antes de pisar em solo peruano, o meu projeto “Mochilão Mercosul” já havia contemplado o Uruguai, Argentina e o Paraguai, três países com…
Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
Jade Picon interpreta Chiara na novela Travessia e os figurinos estão chamando a atenção dos espectadores.
Fatos que fizeram parte da história
Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense
O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes por câncer em homens, mas tem cura e pode ser combatido com sucesso se for detectado no começo.
Rua 25 de Julho 1936, bairro Vila Nova, Jaraguá do Sul/SC
Telefone (47) 3371-1182
Desenvolvido por BW2 Tecnologia

source

Leave a reply