Colunas Coluna: Política & Políticos – Sustentabilidade – JDV – Jornal do Vale do Itapocu

0
50

Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
24/01/2023
Por

Prédios públicos a ser construídos ou reformados, a partir de agora terão de ter, obrigatoriamente, sistemas de reaproveitamento da água da chuva para fins de limpeza, irrigação e esgotamento sanitário. O projeto de lei do deputado Ivan Naatz (PL), aprovado pela Assembleia Legislativa, foi vetado pelo então governador Carlos Moisés (Republicanos). Mas, o plenário da Alesc derrubou o veto e promulgou a lei.
 
E o IMA?
Méritos à iniciativa do deputado, não há dúvidas sobre isso. Mas a pergunta que fica é: ainda precisamos de uma lei específica para que o Estado tome uma atitude voltada à economia de seus próprios recursos mantidos com dinheiro do contribuinte? Dando um belo exemplo à iniciativa privada? Afinal, não é essa, também, uma das atribuições do Instituto do Meio Ambiente, de onde poderia ter partido a proposta?
 
CURTAS
*Olhando-se para Brasília é visível a paralisação do governo federal. Já estamos a 24 dias do governo Lula da Silva (PT) e, exceto discursos ideológicos, confusos e desencontrados, nada de novo acontece. Mas isso não impede que Lula e sua troupe se desloquem à Argentina para abraçar governantes de lá. Na prática, eméritos corruptos levando o país à bancarrota.
*Aliás, a secretária de Energia da Argentina, Flavia Royón, anunciou já em dezembro que seu país conta com US$ 689 milhões de financiamento do BNDES para concluir a construção do 2º trecho do gasoduto Néstor Kirchner, de quase 500 km. O próprio presidente, Alberto Fernández, apressou-se em vir ao Brasil logo depois da vitória de Lula. E o motivo não era outro. Em tempo: essa gente não devolve o (nosso) dinheiro
*Prefeituras de Schroeder e Jaraguá do Sul não vão bancar a construção da nova Ponte Trindade, que liga os dois municípios e com sua estrutura abalada por enxurrada no ano passado. Ainda sem um custo definido, o que se saberá só com o projeto executivo pronto, querem que a Defesa Civil nacional ou o Estado banquem a obra.
*A responsabilidade é atribuída ao Estado pelo prefeito Felipe Voigt (MDB) já que a ponte foi (re) inaugurada em 2014, no governo de Raimundo Colombo (PSD) em parceria com os dois municípios. Mas uma coisa é certa: se a verba (federal ou estadual) for liberada, serão pelo menos oito meses, se tudo correr bem, da feitura do projeto à licitação pública e início da obra.    
*Bancada e outras lideranças do PL se sentam à mesa, hoje (24), para discutir tema único: a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa no dia 1º. A precipitação em anunciar o nome de José Milton Scheffer (PP) como candidato do partido à presidência criou embaraços para o governador Jorginho Mello (PL), que precisa de governabilidade na Alesc.
*Isso provocou a formação de uma frente partidária que, em tese e com 26 dos 40 votos possíveis, apoia Mauro de Nadal (MDB), que já presidiu a Casa em 2021. Mello não pode dispensar o MDB, com uma bancada de seis votos. Com mais um, faz 21 votos e elege o presidente. Mas também não quer se atritar com o PP. Resumindo, precisa da maioria, para costurar uma conciliação de interesses (leia-se secretarias).
 

Substituição no IMA
Sai Daniel Vinicius Netto, confirmado pelo governador Jorginho Mello (PL) para presidir o Instituto do Meio Ambiente (antiga Fatma). No cargo que ocupava desde 2021, nomeado pelo ex-governador Carlos Moisés (Republicanos), durou exatos 19 dias no novo governo. Em seu lugar entra a advogada Sheila Maria Martins Orben Meirelles, com atuação em Florianópolis e região. Tanto ele como ela têm vasto conhecimento sobre questões ambientais.
 
Coincidência, ou não
A (péssima) balneabilidade das praias catarinenses mais frequentadas nesta temporada, com divulgação na imprensa das medições feitas a cada dez dias, tem produzido queixas dos setores que investem no turismo. E, por extensão, muita pressão política (que chega até o gabinete do governador Jorginho Mello) contra o imparcial trabalho do IMA. Aliás, o recente surto de diarreia verificado em quase todo o litoral de SC tem tudo a ver com a poluição das praias.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Compartilhe esta notícia!
O direito da pessoa com deficiência visual poder ser acompanhada por cão-guia ao ingressar ou permanecer em locais públicos ou privados.
Junto com as vacinas, os antibióticos estão entre os grandes responsáveis pelo aumento da expectativa de vida da humanidade
O tema remonta ao século 16, à descoberta do “Novo Mundo” pelos invasores europeus, que desembarcaram com suas naus movidos pela ambição de riquezas e dispostos a rechaçar os povos originários. Na crônica “Eles chegaram!”, retratei a dor de famílias indígenas em desesperada fuga, após terem suas cabanas incendiadas e…
Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
Fatos que fizeram parte da história
Veja como o vestido que Jade Picon usou na novela está alinhado as tendências de moda!
Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
Sancionada Lei 14.532/23 que reforça a luta contra o racismo, prevendo o aumento da pena para o crime de injúria relacionada a raça, cor, etnia ou procedência nacional.
Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
Rua 25 de Julho 1936, bairro Vila Nova, Jaraguá do Sul/SC
Telefone (47) 3371-1182
Desenvolvido por BW2 Tecnologia

source

Leave a reply