Colunista do WSJ diz que STF é ameaça maior à democracia – Gazeta do Povo

0
47

Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
A colunista Mary Anastasia O’Grady publicou um texto neste domingo (22) no periódico norte-americano de notícias econômicas Wall Street Journal, afirmando que o Supremo Tribunal Federal (STF) “é uma ameaça ainda maior à democracia do que foram os distúrbios de 8 de janeiro” no Brasil. No texto, ela define o ministro Alexandre de Moraes como alguém que “tem uma tendência decididamente autoritária” e “tornou-se o rosto de uma repressão à liberdade de expressão não vista desde que o país voltou à democracia sob a Constituição de 1988”.
Para O’Grady, os eventos no Congresso brasileiro em 8 de janeiro “merecem condenação inequívoca”, sendo responsabilidade do Estado “levar os responsáveis ​​pela destruição de propriedade do governo à Justiça”. A colunista argumenta, porém, que “a alegação de que o motim de Brasília é fruto de 6 de janeiro de 2021 [data do ataque ao Capitólio] cheira a moralização seletiva”. “Quando extremistas de extrema-esquerda vandalizaram a Colômbia por meses em 2021, não me lembro das classes tagarelas de DC culpando os tumultos do verão de 2020 ligados ao Black Lives Matter nos EUA”.
Para ela, o alarde em torno dos atos de vandalismo pode ser conveniente para que não se perceba “o perigo iminente à liberdade que agora espreita no Brasil: uma Suprema Corte que está amordaçando seus críticos, congelando seus bens e até mesmo prendendo alguns, tudo sem o devido processo”. O’Grady recorda como o chavismo destruiu a democracia na Venezuela, por meio do controle do judiciário e eliminação de direitos e proteções legais, sendo aplaudido por Jimmy Carter e copiado por “tiranos na Bolívia e na Nicarágua”.
A redatora lembra que até então acreditava que a memória da ditadura militar no Brasil, a liberdade de imprensa e civil e a política econômica brasileiras “seriam suficientes para evitar que o país retrocedesse para um regime de partido único”, o que ficou incerto diante do cenário atual.
O’Grady criticou a atuação do STF na anulação da condenação de Lula, que ela define como, orquestrador, junto ao PT, do “maior esquema de corrupção da história do Hemisfério Ocidental”. “Muitos brasileiros continuam a considerá-lo um ladrão que escapou da justiça porque o Tribunal Superior fez política. Em plataformas de notícias independentes, nas mídias sociais e em grupos de bate-papo privados, seus crimes continuam sendo um assunto polêmico”, afirma.
A autora exemplificou como problemática a atuação do STF e o TSE no processo envolvendo empresários após conversas sobre um suposto “golpe” em grupos de WhatsApp e nas proibições de contestar o resultado da eleição presidencial. “A Suprema Corte do Brasil está inventando a lei à medida que avança. Se ninguém parar, o corpo a corpo de 8 de janeiro acabará sendo a menor das ameaças à liberdade que os brasileiros enfrentam.”
Máximo de 700 caracteres [0]
Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o recebimento de conteúdos e promoções da Gazeta do Povo. O descadastramento pode ser feito a qualquer momento neste link.
WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Apenas assinantes podem salvar para ler depois
Saiba mais em Minha Gazeta
Você salvou o conteúdo para ler depois
As notícias salvas ficam em Minha Gazeta na seção Conteúdos salvos. Leia quando quiser.
Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carregando notificações
Aguarde…
Os recursos em Minha Gazeta são exclusivos para assinantes
Saiba mais sobre Minha Gazeta »

source

Leave a reply