Com 12 horas de atrações, 1º Batekoo Festival reúne 12 mil pessoas em São Paulo – Notícia Preta

0
81

document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );

No último sábado (10), aconteceu a 1ª edição do Batekoo Festival, na Arena NeoQuímica, no bairro de Itaquera, zona Leste de São Paulo. O evento trouxe mais de 20 atrações musicais de diversas partes do país. 
Segundo a organização do festival, 12 mil pessoas estiveram presentes e todos os ingressos foram esgotados. Dessa quantidade, o valor de quase 4 mil ingressos meias sociais, serão revertidos para apoiar instituições de defesa e acolhimento de pessoas trans e travestis. 
Voltada para a população periférica, negra e LGBTQIAPN+ a festa Batekoo nasceu em Salvador, no ano de 2014. Hoje consolidada como plataforma e movimento cultural, a Batekoo realiza suas festas em diversas capitais brasileiras, como Recife e Belo Horizonte.
Com o lema “A gente não quer ser assistido, a gente quer se assistir”, o Batekoo Festival também trouxe uma feira de empreendedorismo para promover o trabalho de pessoas negras. Além de música, a festa também se propôs a discutir questões como raça, gênero, sexualidade e classe. 
“Quando a Batekoo surgiu, foi muito nesse anseio de existir um espaço onde as pessoas se sentissem pertencentes”, declarou Arthur Santoro, Co-Ceo da plataforma, em entrevista ao Notícia Preta. Nomes da sociedade civil e movimentos sociais marcaram presença entre o público como a Deputada Federal Erika Hilton, a apresentadora Sueide Kintê e a atriz Pollyana Marinho.
Para as apresentações a organização disponibilizou 2 palcos: o Palco Batekoo e o Palco Spotify, sendo esse último o principal. Nas atrações estavam presentes: Afro B, Ludmilla, Rennan da Penha convida Mc Dricka, ÀTTOOXXÁ feat. Karol Conka, Batekoo (Freshprincedabahia b2b Mirands), Deize Tigrona, DJ Cleiton Rasta, Escla de Samba Vai-Vai, Fat Family, Kiara Felippe, Monna Brutal, Mu540 convida Irmãs de Pau, O Kanalha, Rafa Balera feat. Tia Carol, Seu Osvaldo, Tiia, Uana, Urias, Zek Picoteiro.
A festa ainda contou com performances durante a programação com os artistas BIXARTE, BATEKOO DANCE CREW (Cris Masca, Juju ZL, Nvssor e Wally Fernandes) e AFROBAPHO. Além de Baby Cleidson, Juju ZL e Mu540 que foram os MC’s da noite.
O artista britânico Afro B, que já possui parcerias com cantoras brasileiras como Anitta e Duda Beat, falou com o NP sobre sua conexão com o Brasil. “Eu amo tudo no Brasil, a comida, as pessoas, a música. Aqui eu consigo fazer a conexão da minha música com a brasileira e também com a música africana”, exclamou o músico.
Durante o festival, os espectadores expressaram o que significava estar ali. “Eu já frequentava as festas da Batekoo, então estar num festival desse tamanho e ver onde chegaram é muito importante”, declarou Felipe Augusto, de 27 anos.
“É um espaço que exalta nossa cultura negra e onde conseguimos ser livres”, expressaram as primas Soraia e Paloma.
Para quem perdeu o evento, Arthur deixou um recado: “O Festival da Batekoo será o principal produto que iremos trabalhar nos próximos 5 anos. Queremos fazer o movimento crescer ainda mais junto com as pessoas, afinal a pista é o palco e o palco é pista!”, finaliza o Co-Ceo. 
Polianne Lima é estudante e estagiária de jornalismo na TV Cultura de SP. Nasceu e cresceu no fundão da zona leste e, apesar dos 25 anos, ainda não sabe andar de bicicleta.


Em Belo Horizonte, apenas uma candidata, esposa do ministro do Turismo, recebeu R$ 690 mil Baseado nos dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o jornal O Globo realizou uma…
Na manhã desta segunda-feira (26), uma estudante cadeirante da cidade de Barreiras, a 872 quilômetro de Salvador, foi morta após um atirador invadir a Escola Municipal Eurides Sant’Anna com uma…
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (5) o projeto de lei (PL) que autoriza a privatização dos Correios. A proposta segue agora para o Senado Federal. O projeto, enviado…
Fonte BBC Brasil O BBB21 é a edição com o maior número de participantes negros de toda a história do reality e também a que mais se debateu temas raciais.…
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, e publicada nesta terça-feira (29), mostra que, mesmo atingindo 23% da população brasileira, os valores disponibilizados pelo Governo Federal geram descontentamento entre os beneficiários…
Na madrugada do último sábado (18), um idoso de 62 anos foi agredido no Hospital Dom João Becker, em Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre. Acusado de ter furtado um…
Nascido em Poá, cidade da Região Metropolitana de São Paulo (SP), Cleyton Mendes lança, no próximo sábado (6), o livro “África é logo aqui”, que conta a história de sua…
Em 2020, crianças de pré-escolas privadas e conveniadas à rede municipal do Rio tiveram significativas perdas de aprendizagem e de aptidão física na comparação com o grupo das que estavam…
Nesta semana, Kanye West voltou a expor os problemas de relação e comunicação com a família da ex-esposa, Kim Kardashian. Desta vez, ele postou prints em seu perfil no Instagram…
Em 2019, mais de mil pessoas foram resgatadas do trabalho escravo no Brasil. Esta terça-feira (28), é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo que ainda persiste no país,…

document.getElementById( “ak_js_3” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );

source

Leave a reply