Com 51% das urnas apuradas, Paulo Dantas lidera disputa em Alagoas – Empresa Brasil de Comunicação

0
55

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Com 51,06% das urnas apuradas, Paulo Dantas (MDB) lidera a disputa pelo governo de Alagoas, com 54,71% dos votos válidos. Em seguida, Rodrigo Cunha (União) aparece com 45,29%.
Paulo Dantas (MDB), 43 anos, atual governador do estado, foi eleito de forma indireta em maio. É formado em administração de empresas. Teve 46,64% dos votos válidos no primeiro turno. Deputado estadual, renunciou ao cargo para assumir o mandato-tampão como governador de Alagoas, após renúncia de Renan Filho. Também já foi prefeito de Batalha (AL), por dois mandatos consecutivos. Ronaldo Lessa (PDT), atual vice-prefeito de Maceió, será o candidato a vice. 
Rodrigo Cunha (União Brasil), 41 anos, é advogado, com pós-graduação em gestão de projetos e direito do consumidor. Atualmente exerce o cargo de senador. Recebeu 26,79% dos votos válidos no primeiro turno. Foi superintendente do Procon em Alagoas. Também já foi deputado federal por um mandato, antes de ser eleito senador. Natural de Arapiraca, segunda maior cidade do estado, ele é filho de Ceci Cunha, deputada federal assassinada em 1998. A deputada estadual Jó Pereira (PSDB), 48 anos, concorre ao cargo de vice.

Edição: Aline Leal
Governador eleito neste domingo disse que vai buscar entendimento com o governo federal e que vai  olhar sempre para o interesse do estado de São Paulo.
Presidente do Senado disse que a Casa está disposta a contribuir em apreciar projetos do atual governo nos dois próximos meses e a ajudar na transição.
Vencedor da eleição presidencial no segundo turno também destacou a necessidade de unificação nacional entre as principais prioridades de seu terceiro mandato.
Alexandre de Moraes disse que também  houve uma diminuição dos votos em branco e nulo e pediu o fim de ataques contra a credibilidade das urnas eletrônicas.
MDB, PSOL, PDT, Novo e Federação PSDB-Cidadania emitiram notas. Mensagens destacaram compromisso com a democracia. Novo diz que vai exercer oposição com responsabilidade.
Presidente dos EUA, da França do Chile e o primeiro-ministro do Canadá, cumprimentaram o candidato do PT. No Brasil, FHC e Ciro Gomes também se manifestaram.
Na Cinelândia, tradicional ponto de manifestações políticas da cidade do Rio de Janeiro, milhares de pessoas se reuniram desde o final da tarde, para acompanhar a apuração.
Pleito ocorreu simultaneamente com as eleições nacionais porque os eleitos nas eleições municipais de 2020 tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.
Arthur Lira afirmou que o momento é de pacificar o país e construir novos pontos para melhorar a vida dos brasileiros: “É hora de desarmar os espíritos”.
Presidente do TRE-RJ afirmou que ânimos estavam mais exaltados e geraram alguns embates, “condutas incompatíveis com o rigor dessa atividade eleitoral”.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply