Com um a mais, Vitória de Guimarães marca gols no fim para virar sobre o Boavista no Português – ESPN.com.br
Você está na Edição Brasil. Para acessar edições de outras regiões, clique aqui.
Pela décima rodada do Campeonato Português, Vitória de Guimarães e Boavista se enfrentaram na tarde deste domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães (POR). Com gols de Tiago Silva, Nicolas Janvier e André Amaro, os donos da casa venceram de maneira emocionante por 3 a 2. Os visitantes marcaram com Vincent Sasso e Salvador Agra, além de ter Ricardo Mangas expulso no fim do primeiro tempo.
Assim, o Vitória de Guimarães salta da 11ª para a sexta colocação do campeonato, com 17 pontos ganhos. No entato, apesar de estar empatado com o Casa Pia – primeiro time dentro da zona de classificação às ligas europeias – fica atrás pelos critérios de desempate.
Por outro lado, o Boavista amarga a terceira partida sem vitória – duas derrotas e um empate – e deixa de entrar no G5 da competição. No momento, permanece com 16 pontos e cai para a sétima posição. Caso vencesse, poderia chegar até o quarto lugar.
Na próxima rodada, portanto, o Vitória de Guimarães recebe o Famalicão, às 17h15 (de Brasília) de segunda-feira (31), novamente no Estádio D. Afonso Henriques. Na tarde anterior, o Boavista recebe o Vizela, a partir das 12h30, no Estádio do Bessa Século XXI.
Após pênalti marcado, aos 20 minutos do primeiro tempo, o meia Tiago Silva bateu com categoria, no canto esquerdo, tirando do goleiro Rafael Bracali e abrindo o placar para o Vitória de Guimarães.
Aos 44, a vida dos donos da casa ficou ainda mais tranquila, mas apenas na teoria. Além da vantagem no marcador, Ricardo Mangas foi expulso após falta dura e revisão do VAR.
No entanto, quatro minutos depois, ainda antes do intervalo, o Boavista conseguiu o empate. Pedro Malheiro cobrou falta na área e Vincent Sasso desivou de cabeça para deixar tudo igual.
Após a volta dos vestiários, o Vitória de Guimarães até chegou a marcar o segundo com Anderson, aos 14 minutos da etapa final. Entretanto, o tento foi anulado por impedimento. Aos 26, então, foi o Boavista quem balançou as redes e tomou à frente no placar. Salvador Agra fez jogada individual e bateu no centro do gol para virar a partida para os visitantes.
Apesar do revés, o Vitória de Guimarães não desistiu do resultado e se atirou ao ataque, se aproveitando da superioridade numérica. Assim, conseguiu colocar o marcador em igualdade outra vez aos 42 minutos. Nicolas Janvier aproveitou a soba na entrada da área e mandou um belo chute para empatar o confronto em 2 a 2.
Por fim, já nos acréscimos, aos 48 minutos do segundo tempo, André Amaro recebeu lançamento de Ruben Lameiras na área e cabeceou com categoria para virar a partida e garantir a vitória – e os três pontos – no sufoco aos donos da casa.
Marítimo 1 x 1 Arouca
Vizela 0 x 1 Santa Clara
Chaves 3 x 1 Gil Vicente