Com vitória de Lula, dólar despenca e fecha a R$ 5,166; Bolsa sobe – UOL Economia

0
62

Do UOL, em São Paulo*
31/10/2022 17h31Atualizada em 31/10/2022 17h44
O dólar comercial fechou em queda de 2,54%, cotado a R$ 5,166, na sessão desta segunda-feira (31), com investidores reagindo positivamente à redução de temores sobre possível contestação do resultado das eleições presidenciais, depois que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e líderes de várias instituições brasileiras reconheceram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito de domingo.
Já o pregão do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou em alta de 1,31%, aos 116,037,08 pontos.

Investidores temiam que Bolsonaro desafiasse o resultado de domingo, já que vinha atacando há meses a credibilidade das urnas eletrônicas e do processo eleitoral como um todo, mas até agora o presidente não se pronunciou, enquanto vários de seus apoiadores reconheceram a legitimidade da vitória de Lula.
Por trás da forte queda do dólar e da resiliência do Ibovespa, que alternava estabilidade e leve alta por volta de 15h30, alguns investidores também citaram a falta de surpresas em relação ao resultado eleitoral.
Alguns participantes do mercado disseram à Reuters que colaborava para o enfraquecimento do dólar a percepção positiva de agentes internacionais sobre Lula, cuja agenda é vista como muito mais alinhada à governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês) do que a de Bolsonaro. ESG é um fator que é levado em consideração para decisões de investimento de várias instituições globais.
Passado o resultado das eleições presidenciais, com a confirmação de que não haverá grandes turbulências políticas, a indicação de Lula para a chefia de sua pasta econômica passa a ser uma das principais prioridades do mercado, principalmente em meio a temores persistentes sobre o futuro das regras fiscais do país.
*Com Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

source

Leave a reply