Como será a segurança da posse de Lula no dia 1º de janeiro? – Yahoo Noticias
Lula derrotou o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições, em 30 de outubro;
Petista tomará posse em 1° de janeiro do próximo ano;
Bolsonaristas fazem atos antidemocráticos pelo país.
A segurança da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), agendada para 1° de janeiro de 2023, seguirá o mesmo esquema de segurança usado no 7 de Setembro e no segundo turno das eleições deste ano.
Preocupados em conter manifestantes que possam ameaçar a realização da cerimônia, as equipes de segurança do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Polícia Militar do Distrito Federal seguem com a contenção instalada na praça dos Três Poderes pouco antes do dia 30 de outubro.
A opção em manter a contenção visa proteger os prédios do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, informou a jornalista Carolina Brígido, do portal UOL.
Além disso, não será permitida a circulação de caminhões na Esplanada dos Ministérios. Barreiras antidrone também serão instaladas no local.
Os cuidados para a posse ganharam maior atenção dos órgãos de segurança depois da vitória do petista nas urnas, quando grupos extremistas apoiadores do presidente Jair Bolsonaro iniciaram uma série de atos antidemocráticos pelo país.
Com pedidos de intervenção militar, com base no discurso de que as eleições foram fraudadas, os golpistas estão sendo monitorados nas redes sociais e nas ruas pelo STF, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Os manifestantes fecharam rodovias logo depois da eleição. Agora, o temor é que tentem impedir a posse de Lula ou tumultuar o evento.
A avaliação, nas cortes superiores, é que depois da posse, os atos antidemocráticos percam força gradativamente.
No entanto, os ministros acreditam que os movimentos de apoiadores de Bolsonaro continuem atuantes nos próximos anos, como forma de oposição ao governo de Lula.
Informação foi confirmada pela Polícia Civil que teve acesso a áudios enviados para o filho da vítima que, naquele momento, já era alvo de tortura dentro da loja
Existem cada vez mais evidências de que houve dinossauros que viviam entre o gelo e a neve. Como eles conseguiam?
Quadro completo dos quartos de final do Mundial do Qatar vai ser conhecido no final dos dois jogos desta terça-feira.
A Câmara dos Deputados pode votar, nesta terça-feira, uma proposta instituindo o piso nacional dos…
Tempestades causaram prejuízo de mais de R$ 11 milhões ao comércio local
Imagens deixam claro que não houve qualquer tipo de discussão antes da agressão
Veja o momento em que a porta do lado do passageiro de um Cessna 152 se abre durante a decolagem em Pittstown, Nova Jersey (EUA), em 26 de novembro.
Incidentes em duas instalações militares da Rússia podem estar relacionados com a guerra na Ucrânia.
Segundo o deputado eleito, orçamento feito pelo governo Bolsonaro é "fictício"
Começa esta segunda-feira, na antiga sede da NATO, o julgamento dos dez acusados pelos ataques terroristas de 2106, no aeroporto e metro de Bruxelas
Apesar de não assumir publicamente o relacionamento com o pai de Neymar, Mariane Bernardi não…
Brasil venceu confortavelmente a Coreia do Sul, enquanto a Croácia bateu o Japão no desempate por pontapés da marca de grande penalidade.
(Reuters) – O Kremlin disse nesta terça-feira que concorda com os Estados Unidos sobre a necessidade de uma paz duradoura na Ucrânia, mas não vê perspectiva de negociações no momento. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou em entrevista na segunda-feira que o conflito na Ucrânia terminará "quase certamente com diplomacia" e negociações, e que "uma paz justa e duradoura" é necessária.
A polícia teve conhecimento do caso, após um dos homens que sofreu as agressões ter dado entrada no Hospital de Porto Alegre com ferimentos graves.
Uma polêmica a olhos vistos, que tramita na Câmara Municipal do Rio, pode mudar a paisagem da…
O corpo da vítima foi encontrado na manhã desta segunda-feira
A operação de retirada de moradores prosseguia nesta segunda-feira (5) na ilha indonésia de Java, um dia após a erupção do vulcão Semeru, onde a atividade parecia menor.
Em nota, o Unisuper informou a decisão e disse que os protocolos de conduta e segurança do local estão sendo revisados.
A família do operador de betoneira e entregador Edivaldo Irineu dos Santos, de 23 anos, está…
A companheira do parlamentar, na delegacia, confirmou ter sido agredida e testemunhas compareceram voluntariamente para confirmar o relato.