Como Tottenham x Arsenal virou uma das maiores rivalidades do futebol e fez até astro levar fama de judas – ESPN.com.br

0
53

Você está na Edição Brasil. Para acessar edições de outras regiões, clique aqui.
O dérbi entre Tottenham e Arsenal deste domingo (15), às 13h30 (de Brasília), pela 20ª rodada da Premier League, promete pegar fogo. O jogaço, que envolve uma das rivalidades mais quentes do futebol inglês e europeu, terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
Os dois times de Londres são responsáveis por um clássico que existe há mais de 100 anos. Disputas territoriais históricas, ‘feriados’ e até astro com fama de judas são alguns dos ingredientes que tornam a partida ainda mais especial na Inglaterra.

Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!

Tudo começou em 1913, quando o Arsenal se mudou para o norte de Londres para tentar se aproximar de seus torcedores, já que Woolwich, antigo local de fundação do clube, era uma área difícil para se chegar de trem.
Foi então que os Gunners foram para o bairro de Highbury, localizado justamente na área em que o Tottenham se mantém desde a sua fundação até hoje.
A mudança esquentou a rivalidade. De um lado, a torcida dos Spurs fala que o seu time é o verdadeiro clube do Norte de Londres e chama os torcedores do Arsenal de ciganos.
Depois disso, após o fim da Primeira Guerra Mundial, a primeira divisão inglesa, hoje chamada de Premier League, abriu vaga para dois novos clubes. O Chelsea, que tinha sido rebaixado, foi um dos que permaneceu na elite. O Tottenham, lanterna na temporada anterior, o Barnsley, que tinha ficado em 3° lugar na liga de acesso, e o Arsenal queriam a outra vaga.
Foi então que, após uma votação feita pelo presidente da liga na época, o Arsenal acabou entrando, com a justificativa de que o clube tinha mais importância.
Com isso, os Spurs foram para a segunda divisão, enquanto os Gunners jogaram a elite, esquentando ainda mais a rivalidade entre seus torcedores em Londres.
E não parou por aí…Em meio a Segunda Guerra Mundial, a Força Aérea Britânica precisou usar o estádio de Highbury, casa do Arsenal. Com isso, os Spurs emprestaram o White Hart Lane aos rivais.
Nessa época, entre os anos de 1928 e 1950, o Tottenham disputava a segunda divisão inglesa, enquanto o Arsenal jogava na elite. No período, os Gunners acumularam seis títulos nacionais.
Os dois clubes têm datas de comemorações relacionadas à rivalidade. Sim, acredite. O Arsenal festeja o St. Totteringham’s Day, que é o dia da temporada em que o Tottenham não pode terminar matematicamente acima do Arsenal na tabela do Inglês.
Por outro lado, a torcida dos Spurs chamam o dia 14 de abril de St. Hotspur em homenagem à vitória por 3 a 1 sobre o Arsenal na semifinal da Copa da Inglaterra de 1991. Além disso, o St. Hotspur Day também foi comemorado na mesma data só que em 2010, quando o Tottenham venceu o Arsenal por 2 a 1.
Nunca pergunte a um torcedor do Tottenham sobre Sol Campbell.
Em 2001, o zagueiro inglês era capitão dos Spurs e um dos principais ídolos de sua torcida. Até que ele ”pulou o muro” ao aceitar a proposta do Arsenal para vestir a camisa vermelha.
O astro não só apimentou ainda mais a rivalidade entre times, como também venceu a Premier League de 2004 de forma invicta com o Arsenal.
A torcida do Tottenham se sentiu traída passou a xingá-lo em cada clássico White Hart Lane. Mesmo aposentado desde 2012, até hoje ele é chamado de ”juda” pelos torcedores dos Spurs.
O exemplo mais recente de outra transferência polêmica entre os dois rivais aconteceu em 2011 com Emmanuel Adebayor. Só que desta vez foi o contrário. Ele chegou ao Tottenham, após ter jogado durante três anos pelo Arsenal e teve que lidar com as fortes vaias das arquibancadas do Emirates Stadium.
No retrospecto, o Arsenal leva a melhor no clássico londrino. Das 192 vezes em que se enfrentaram, os Gunners venceram 80 contra 61 dos Spurs. Nas outras 51 oportunidades, o duelo acabou empatado.
Agora, o time comandado por Mikel Arteta busca repetir os bons números contra o rival para se manter na liderança isolada da Premier League.
Por outro lado, o Tottenham terá a força de sua torcida para derrotar o rival e entrar no G-4.
Tottenham x Arsenal, pela 20ª rodada da Premier League, terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, no domingo (15), às 13h30 (de Brasília).

source

Leave a reply