Comparecimento de eleitores com deficiência cresceu 30% nestas eleições – Campo Grande News
Política
Em Mato Grosso do Sul são mais de 16 mil pessoas
A participação de eleitores com deficiência cresceu 30% este ano em comparação as eleições gerais de 2018, segundo informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na manhã deste sábado (3), Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Ao todo foram 1,2 milhão em todo o Brasil, sendo 16.741 em Mato Grosso do Sul.
Dados da Justiça Eleitoral revelam que, no estado, são 6.888 eleitores com deficiência de locomoção, 3.086 com deficiência visual, 2.129 com deficiência auditiva e 390 têm dificuldade para exercício do voto, além de 6.405 com outras deficiências.
Ainda de acordo com a Corte, No momento da votação, ainda que não tenha solicitado com antecedência para votar em seção com acessibilidade, a eleitora ou o eleitor pode informar aos mesários sobre quaisquer limitações, a fim de que sejam providenciadas soluções adequadas no momento.
Eleitoras e eleitores com deficiência têm o direito de contar com a ajuda de uma pessoa de confiança, a qual, com a devida autorização do presidente da mesa receptora de votos, poderá acompanhá-lo até a urna.
Em situações imprescindíveis, e desde que não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou coligação, o acompanhante pode ingressar na cabina de votação e até mesmo digitar os números na urna, dependendo do caso.
Sábado, 03 de Dezembro
Todos os direitos reservados. As notícias veiculadas nos blogs, colunas ou artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Campo Grande News © 2020.
Design by MV Agência | Desenvolvimento Idalus Internet Solutions.