Concessoes, juros e calote avançam em novembro, diz BC – TradeMap

0
58

Foto: Shutterstock
As novas concessões de crédito livre (ou seja, sem subsídios) totalizaram R$ 21,5 bilhões na média diária de novembro, um avanço de 2,9% na comparação com outubro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (27) pelo Banco Central.
Ao mesmo tempo, as taxas de juros continuam avançando na ponta, assim como a inadimplência, de acordo com os números.
Um levantamento recente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) mostrou que os bancos passaram a prever um crescimento ainda maior da carteira de crédito neste ano e no próximo, ainda que esperem também mais atrasos nos pagamentos destes empréstimos.
Segundo a Febraban, a perspectiva é de que a carteira de crédito aumente 14,1% em 2022 e 8,4% em 2023. Foi o sétimo aumento consecutivo nestas projeções.
Os juros para o crédito livre avançaram de 42,7% ao ano para 44,1% ao ano entre outubro e novembro, enquanto que a inadimplência se elevou de 4,2% para 4,3%. Os empréstimos classificados como livres pelo BC excluem financiamento imobiliário, rural e BNDES.
Entre as categorias de juros para pessoas físicas que tiveram alta no mês passado, destacam-se o cheque especial (avanço de 133,4% ao ano para 135,1% ao ano) e consignado (de 27,6% para 29,6%).
No caso das taxas do cartão de crédito, houve recuo, de 408% ao ano para 392,6% ao ano no caso do rotativo e de 184,9% para 180,6% no caso do parcelado.
Em setembro, o Copom (Comitê de Política Monetária do BC) interrompeu o processo de aumento na taxa básica (Selic) com os juros em 13,75%. O ciclo foi iniciado em março de 2021, com a taxa no piso de 2%, e o impacto começa a chegar com mais força à ponta agora.
Os calotes acima de 90 dias voltaram a subir em novembro, segundo os dados do BC. A inadimplência com recursos livres cresceu de 4,2% para 4,3%, enquanto que a com recursos direcionados (imobiliário, agrícola e BNDES) permaneceu em 1,2%.
Leia mais:
Inadimplência: quase a metade dos brasileiros entre 25 e 39 anos está negativada
No caso das pessoas físicas, o destaque da inadimplência foi o crédito pessoal não consignado, que avançou de 7,5% para 7,7%.
⇨ Trader, quer operar ainda melhor? Então aproveite as vantagens da Guide Investimentos!
Compartilhe:
Mais sobre:
Leia também:
Resultado foi influenciado pelo crescimento da arrecadação do IRPJ/CSLL, de 17,73%
André Braz, especialista em inflação, diz que a maior parte do aumento na bomba será sentido no mês que vem
Todos os nove grupos pesquisados pelo instituto registraram alta de preços na prévia deste mês
Uma newsletter gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro às terças, quintas e aos domingos.
QUEM SOMOS
A Agência TradeMap produz notícias analíticas sobre mercados, empresas, investimentos, macroeconomia e finanças pessoais, a partir de uma equipe de jornalistas especializados e analistas com certificação CNPI.
Saiba mais
contato
redacao@trademap.com.br
Av General Furtado Nascimento, 740, cj 55, Alto de Pinheiros São Paulo – SP – CEP 05465-070 CNPJ 10.535.290/0001-21
Acesso Rápido
Baixe o App
Valemobi 2022 © All Rights Reserved.
Termos de Uso e Política de Privacidade
Trabalhe Conosco
FAQ
Tutoriais
Termos de Uso e Política de Privacidade
ValeMobi 2020 © All Rights Reserved.

source

Leave a reply