Contagem realiza Fórum de Saúde Mental… – Prefeitura Municipal de Contagem

0
64

Na última sexta–feira (2/12), a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, por meio da Diretoria de Saúde Mental, promoveu um fórum que teve como tema “Construção de Itinerários de Atenção Psicossocial nos Territórios: A invenção de cuidado onde a vida acontece”. O encontro, realizado no auditório da UNA Contagem, teve como principal intuito discutir, sensibilizar e capacitar os profissionais e participantes sobre os manejos e cuidados ofertados no município, por meio dos programas de atenção à Saúde Mental.
O seminário contou com a participação de especialistas e articuladores da rede SUS no âmbito da Saúde Mental, superintendentes, referências técnicas e profissionais da Saúde. Na programação ainda foi contemplada a mostra dos trabalhos realizados pela equipe itinerante de Saúde Mental de Vargem das Flores e do Projeto “Meu Rolê.”
A diretora de Saúde Mental da SMS, Bárbara Ferreira, reforçou que o fórum realizado vem para mostrar experiências inovadoras. “A construção desse fórum e a importância dos trabalhos nos territórios é o que orienta nossa prática. Essa retomada de uma política de saúde mental e antimanicomial, pautada na vida das pessoas, é de fundamental importância. Hoje, podemos refletir, pensar em nossas práticas e em como estamos garantindo o acesso desse serviço para nossa população e com uma grande esperança de melhoria para os próximos anos,” reforçou a diretora.
A superintendente de Atenção Especializada, Júlia Diniz, explicou a importância desse espaço de debate. “Vemos que ao longo deste ano, os fóruns sobre Saúde Mental promovidos até então são de extrema importância, pois possibilita um espaço de discussão, construção clínica, fazendo uma integração da rede. Podemos destacar que acima de tudo, é um espaço de educação e troca de conhecimentos”.
“É necessário reafirmar sobre o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde – SMS com a construção de uma Rede de Atenção Psicossocial – Raps cada vez mais forte e potente. Estamos incansavelmente buscando fortalecer e melhorar a qualidade dos serviços ofertados, promovendo então capacitação, informação e encontros. O nosso foco é produzir uma rede cada vez melhor,” explica a superintendente.
A superintendente de Atenção à Saúde, Renata Felicíssimo, destacou que a rede não se estrutura se não tiver vários níveis de atenção para que ela se fortaleça. “A presença da interação entre Saúde Mental e Atenção Básica, os atendimentos cada vez mais próximos do usuário e as ações acontecendo nos territórios são fundamentais para que consigamos ter, além do acesso, estratégias que possam minimizar todos os processos de adoecimento do centro da saúde para além da questão da saúde mental”.
“Ao decorrer desse ano, tivemos uma Atenção Básica mais inserida nesse processo. De maneira conjunta, com a presença da diretoria e da superintendência da Atenção Especializada, temos pensado em construir essa rede mais fortalecida para que todos os níveis de atenção tenham condição de prestar a assistência que cada um necessita. Fato é que estamos empenhados numa construção de uma rede mais sustentável e de mais acesso a todos os usuários”, ressaltou a superintendente.
Durante o seminário, foram discutidos sobre os serviços e programas voltados para a promoção da saúde mental no município, estratégias de abordagem e articulações elaboradas para a execução dos trabalhos de saúde mental, fatores que possam dificultar a falta de acesso dos usuários aos serviços ofertados, dentre outros assuntos.
Equipe Itinerante de Saúde Mental de Vargem das Flores
A equipe tem como principal foco promover e continuar permitindo o acesso aos serviços de saúde mental no Distrito Vargem das Flores para os usuários da rede SUS, devido à área ser uma das mais distantes do centro de Contagem. O distrito conta com uma equipe toda terça e quinta–feira para a realização do trabalho.
 A equipe itinerante é composta pelo psicólogo, Larric Johnny Malacarne, pela psiquiatra, Vanessa Bezerra, e a assistente social, Daniela Pompeu.
 Projeto “Meu Rolê”
 O “Meu Rolê” é um projeto que tem como principal foco promover, por meio das oficinas terapêuticas de arte, o cuidado em saúde mental direcionado a crianças e adolescentes. É promovido o acolhimento, a construção de vínculos, a criação do espaço de escuta, a articulação do cuidado com os atores da rede, dentre outros. O público-alvo do projeto são crianças e adolescentes que estejam em situação de sofrimento mental, risco e vulnerabilidade social, uso de drogas, exploração sexual e trabalho infantil.
 O Projeto “Meu Rolê” é composto pela psicóloga e articuladora do projeto, Ana Paula Maia e os arte–educadores, Léo Santos e Wellington Inru.

CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS
 
 

source

TagsSaúde

Leave a reply