Copa do Mundo e Matemática: veja como aliar futebol às atividades de Geometria – novaescola.org.br

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Jornalismo
PorRosiane Prates
31/10/2022
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A Copa do Mundo de futebol, um dos eventos esportivos mais esperados, está chegando. Em  2022, a competição será realizada no Catar, o que permite um olhar para os aspectos culturais do país, bem como para as possibilidades de engajamento na prática em sala de aula a partir da temática. Quando consideramos o contexto do mundial e o ensino-aprendizagem de Matemática, temos várias atividades que permitem envolver os alunos. 

Por exemplo, ao observar o modelo e dinâmica dos jogos, é possível tomar como base o desempenho da seleção do Brasil aplicando o estudo de estatística ou, ainda, observar a presença de aspectos da geometria na construção dos estádios, aliado às peculiaridades culturais do país sede da competição.

E convenhamos, professores, nesse retorno presencial, após quase dois anos de ensino remoto ou híbrido, é importante considerar uma prática pedagógica envolvente e próxima da realidade do aluno, não é mesmo?. Além disso, a Matemática precisa estar alinhada aos princípios de uma educação com equidade e acessibilidade, uma vez que há presença de um grande desnivelamento envolvendo conceitos básicos do componente.

Assim, quando as séries finais do Ensino Fundamental são consideradas, é indispensável o processo de revisão interligado à construção de um novo conceito, com vista à utilização de atividades que proporcionem engajamento e tenham, de alguma maneira, proximidade com o cotidiano dos estudantes.

Quando a arquitetura dos estádios que acontecerão os jogos é considerada, fica notável o arranjo geométrico no design, ou seja, é identificável padrões geométricos na decoração das construções, atrelado aos aspectos culturais locais, no caso do Catar, uma forte ligação com a decoração islâmica desenvolvida ao longo dos séculos através de desenhos construídos, geralmente, a partir da combinação entre quadrados e círculos. 

O estudo de geometria e a Copa do Mundo também pode ser realizado considerando aspectos da seleção brasileira, a partir da relação existente entre o esquema tático, com a posição dos jogadores em campo, por meio do desenho aplicado ao futebol. Vejamos, então, algumas propostas com ênfase no estudo de geometria a partir destes aspectos do maior evento futebolístico.

Uma prática que pode usar a Copa como gancho é a de utilizar a malha quadriculada em tamanho que desejar (1×1 ou 2×2…) e, a partir daí, apresentar o esquema tático da seleção brasileira para o mundial e fazer o aluno identificar os pontos conforme orientado para, depois, reconhecer possíveis figuras geométricas e suas características.

Aqui, tive ajuda do jornalista esportivo de A Tribuna de Santos, Bruno Lima, que explicou que o Tite, técnico da seleção brasileira, definiu o esquema 4-3-3 para o mundial. Às vezes, ele faz algumas alterações, com substituições de jogadores, principalmente no meio de campo, mas o esquema base é esse.  

Assim, observe, caro colega, que é possível verificar a formação de figuras geométricas ao fazer ligação de pontos na malha quadriculada, sendo que os mesmos representam a posição dos atletas no esquema tático do técnico Tite.

Conforme a imagem do campo de futebol, por exemplo, o ponto 1B na malha quadriculada representa o jogador Alex Telles, enquanto o ponto 1H representa o atleta Vinícius Junior. Já o ponto no centro das demarcações entre 4H e 4I representa o atacante Richarlison. Encontrar os jogadores conforme as coordenadas pode servir de desafio para a turma!



Por outro lado, ao ligar os pontos do esquema tático, conseguimos identificar figuras geométricas, sendo possível fazer o estudo sobre conceito de vértice, aresta, números de lados e regularidades, bem como outras possibilidades de figuras de acordo com o movimento em campo ou mudança do esquema.

Outra sugestão é evidenciar os padrões geométricos por meio da arquitetura dos estádios da competição e o contexto cultural da história do Catar. Cada estádio tem um formato arquitetônico exclusivo. Por exemplo, o projeto arquitetônico do estádio Al Bayt, que será palco para o jogo de abertura da Copa entre Catar e Equador, tem inspiração nas tendas nômades e seu design externo possui padrão geométrico característico da cultura local. 
Por isso, uma alternativa é desenvolver atividade a partir desse aspecto, considerando a técnica Girih, presente nas ornamentações islâmicas, que consiste em desenhos geométricos formados geralmente por estrelas e polígonos. 

Essa  prática pode ser desenvolvida em dupla, onde os alunos recebem as peças recortadas ou para recortar, com o objetivo de verificar as possibilidades de criação de figuras, mantendo o padrão geométrico ao relacionar o encaixe das peças e ligação dos vértices. A atividade pode ser impressa em folha A4 ou cartolina, folha branca ou colorida, conforme disponibilidade de recursos.

Ao utilizar a malha quadriculada para construção de desenho geométrico, temos diversas possibilidades. Uma delas é considerar a ligação entre os pontos e verificar o padrão geométrico do desenho formado a partir dessa ação. O Estádio Nacional de Lusial, que receberá a grande final da Copa do Mundo, tem arquitetura inspirada em aspectos do artesanato árabe, com revestimento externo com formas geométricas que formam triângulos. 
Uma prática pode ser feita em dupla e cada aluno recebe folha de malha quadriculada com pontos determinados. O objetivo é ligar os pontos e verificar a criação de vários triângulos menores e maiores, com destaque para os padrões geométricos encontrados. Para incrementar, a turma pode ser convidada a colorir as peças.

Clique aqui e veja um plano de aula envolvendo o conceito de área

Realizar atividades em sala envolvendo o contexto da Copa do Mundo no Catar e o estudo de conceitos geométricos permite a construção e revisão de conteúdos com engajamento e aproximando a prática de aspectos do cotidiano dos estudantes.

Para avaliar essas atividades, observe e converse com a turma, verificando a construção a partir das orientações, bem como a produção final dos desenhos ou encaixes acompanhados de análise. Aproveite também, professor, para envolver questões culturais e contextualizá-las. Sem dúvida, esses detalhes enriquecerão o momento de ensino e aprendizagem em sala de aula.

E, então, qual das sugestões melhor se adapta a sua realidade docente? Desejo que mais de uma! Aproveito para indicar mais um plano de aula referente às habilidades envolvidas no currículo das séries finais. Forte abraço e até a próxima! 

Rosiane Prates é professora de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental, atua há mais de 10 anos na rede pública e também já integrou o Comitê de Avaliação do Município de Pinheiros (ES). Em 2022, participou da 4ª edição do Mulheres na Ciência e Inovação, programa de formação para pesquisadoras no Brasil, realizado pelo Museu do Amanhã e o British Council. Também foi professora-autora no projeto Planos de aula de Matemática, realizado pela Associação Nova Escola. Além disso, tem participação como voluntária em projetos socioeducacionais e de empreendedorismo. É licenciada em Matemática e Pedagogia, graduada em Administração, especialista em ensino e currículo e em Matemática na Prática. 
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