Copa Paulista: Atual diretoria leva Marília à 3ª final em quatro anos e busca o 1º título – Futebol Interior
O período é exatamente o mesmo do presidente Daniel Alonso, que também é o prefeito da cidade, no comando do Alviceleste
Categorias: Futebol Interior
Por: Jorge Luiz/Jornal da Manhã de Marília, 02/10/2022
Marília, SP, 02 (AFI) – Com a classificação diante da Portuguesa para a decisão da Copa Paulista, o Marília chega à sua terceira final de competição realizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), em quatro anos e busca o primeiro título.
O período é exatamente o mesmo do presidente Daniel Alonso, que também é o prefeito da cidade, no comando do Alviceleste.
No primeiro ano de mandato (2019), a atual gestão que vai até o fim de 2024, levou o Marília ao acesso no Campeonato Paulista da 4ª Divisão (Sub-23), mas na disputa do título, perdeu o troféu de campeão para o Paulista de Jundiaí, depois de dois empates: 0 a 0 no estádio Bento de Abreu e 3 a 3 no Jaime Cintra. O adversário tinha a vantagem de jogar por dois empates.
Em 2020, o MAC não passou da 1ª fase do Paulista da Série A-3 e foi até a última rodada com chances de ser rebaixado. No entanto, na disputa da Copa Paulista, a equipe desbancou alguns clubes com orçamentos maiores e divisões superiores, e chegou à decisão contra a Portuguesa.
Foram duas derrotas – 2 a 1 no Abreuzão e 3 a 2 no Canindé – e mais um vice-campeonato, porém com uma vaga inédita na história do clube na Copa do Brasil.
Em 2021, o Alviceleste voltou a participar de uma competição nacional depois de nove anos, mas seu primeiro jogo na Copa do Brasil foi bem polêmico.
Por conta da pandemia do coronavírus, o jogo único que deveria ter acontecido em Marília, foi parar no Espírito Santo, na cidade de Cariacica, único Estado que naquela altura aceitava receber jogos de futebol. Com o placar de 0 a 0, o time foi eliminado pelo Criciúma-SC, já que o adversário tinha a vantagem do empate.
No Paulista da Série A-3 do ano passado, o clube caiu nas quartas de final com duas derrotas para o Votuporaguense: 2 a 0 no Abreuzão e 2 a 1 na Arena Plínio Marin. No estadual 2022, o MAC chegou até a 2ª fase, mas novamente não conseguiu o tão sonhado acesso para a Série A-2.
Com a chegada na final da Copa Paulista, se o time foro campeão, poderá escolher entre vaga na Copa do Brasil e no Brasileiro da Série D de 2023.
O último título conquistado pelo Marília foi há 20 anos: o troféu do Campeonato Paulista da Série A-2 de 2002. As outras duas únicas conquistas profissionais em 80 anos de história foram na década de 70. A equipe foi campeã da Série A-2 de 1971 e do Troféu José Ermírio de Moraes em 1974. Além disso, o MAC também ostenta o título de campeão da Copa São Paulo Junior de 1979.
Nenhum jogo está ao vivo no momento