Copeu destaca a humildade de Pelé – Correio do Estado

0
38

Acessiblidade
Esportes
despedida
Jogador que atuou pelo Comercial na vitória sobre o Santos, em 1973, também jogou com o Rei no Alvinegro praiano
31/12/2022 10h00
ketlen gomes
Copeu guarda com alegria os jornais da época em que jogava no Santos, ao lado de Pelé – Gerson Oliveira
Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, morreu aos 82 anos na quinta-feira (29), em São Paulo. Porém, como diz o ex-companheiro de Pelé no Santos em 1967, Carlos Videira, conhecido como Copeu, “o legado [de Pelé] não tem como esquecer”. 
Copeu é baiano e jogou durante anos em times paulistas, incluindo o Santos, quando foi companheiro de Pelé. Apesar da breve passagem, de seis meses, o ex-jogador se lembra bem de como era ter o Rei na equipe. 
“Ele era um jogador de uma educação monstra. Impressionante a humildade dele. Dificilmente dava dura por algum erro nosso, às vezes ele até cobrava quando a gente não passava a bola para o outro não fazer o gol. ‘O que é que você está falando aí, o que você tá chiando aí?’, ele reclamava com o cara que estava querendo reclamar com a gente. E quando ele via que o jogador não tinha uma boa conduta, dava conselho. Para mim, ele nunca deu conselho, porque enxergava coisas boas na minha pessoa”, relata Copeu.
Apesar das dificuldades da época, Copeu iniciou sua carreira no Campeonato Baiano, mesmo com sua mãe sendo contra. “Minha mãe me batia para eu não ser jogador. O que eu fiz? Fui na Igreja do Bonfim e abracei a Deus”, conta.
Seis meses depois, passou em uma seletiva para o Palmeiras, ficou três meses e foi emprestado para o São Bento, de Sorocaba (SP), onde jogou por quatro anos, até ir para o Santos. 
Após o período no Peixe, o ex-jogador voltou para o Palmeiras, onde ficou até 1971 e conquistou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Brasileirão da época.
Depois, Copeu teve passagens pelo Sport, em 1972, e pelo Remo, por seis meses, antes de vir, em 1973, para o Comercial, que disputaria o Campeonato Brasileiro. 
O time sul-mato-grossense foi reforçado com jogadores experientes. Antes de participar do Brasileiro, o Comercial teve de jogar duas partidas contra o Operário, para decidir quem disputaria o campeonato nacional, e venceu as duas, com gols de Copeu, que hoje é o maior artilheiro da história do time, com 78 gols. 
O ex-jogador do Comercial comenta que o time estava nervoso antes de enfrentar o Santos. Além da tensão habitual de qualquer jogo, tinha a tensão de jogar contra o time de Pelé. 
“Depois de 10, 15 minutos, aí já era diferente. Você já estava aquecido, a adrenalina estava lá em cima e o coro comia. Quem podia mais, chorava menos, e nesse dia, graças a Deus, nós choramos menos”, comenta Copeu. 
O técnico do Comercial da época era o Bauer, que também tranquilizou os jogadores antes da partida, lembrando ao time dos atletas experientes em campo, que já tinham jogado contra o Santos. 
“Saiu o escanteio e eu chegava em cima da bola e às vezes não tomava muita distância para bater o escanteio, acho que aí que nós pegamos a defesa do Santos desprevenida. Do jeito que eu cheguei na bola, que coloquei, eu bati o escanteio e o Gil veio de encontro, meteu a testa na bola, parecia um chute, e fez o gol”, relembra. 
O Santos veio com tudo no segundo tempo, e Pelé quase empatou o jogo para o time paulista.
“O nosso melhor jogador em campo foi o goleiro. Ele veio do Atlético Mineiro, o Careca. Mas o que esse homem pegou de bola! O Santos veio com tudo, quase que eles empataram o jogo, porque o [Agustín] Cejas [goleiro do Santos] pegou o pênalti. Parecia que ele [Pelé] sabia que o goleiro ia pegar. Ele ficou do lado esquerdo, bem aberto, na hora que o Cejas pegou a bola, jogou nele. Se não fosse o nosso goleiro, tinha empatado o jogo. Ele deu uma arrancada, que era o estilo dele”, comenta aos risos. 
O pênalti perdido, que poderia ampliar a vitória do Comercial, foi dado em uma jogada de Copeu. “Essa bola eu peguei do lado esquerdo e tentei driblar o Carlos Roberto; no que eu driblei e entrei dentro da área, ele me derrubou”, detalha sobre como foi marcada a penalidade. Quem fez a cobrança foi Gil, mas ele bateu mal na bola. 
“Você já entrava perdendo de 1 a 0”, diz Copeu, sobre como era enfrentar o Rei em campo. O ex-jogador teve as duas experiências, de ser adversário e companheiro de equipe de Pelé, que, ao chegar das partidas, corria para ver o jogo do Santos. Memórias boas de Pelé como parceiro também estão vivas na mente de Copeu. 
“No jogo contra o Internacional, não lembro se foi na Vila Belmiro ou no Pacaembu, ganhamos de cinco. Ele tocou a bola para mim, e do mesmo jeito que ele tocava a bola para mim, eu tinha que devolver para ele. Mas quando eu dominei, que levantei a cabeça e vi um monte de jogador atrás dele, falei: ‘Não, vou chutar no gol’. Clareou o gol assim e eu chutei e fiz o gol. Se eu não tivesse feito, ele ia chiar para caramba”, brinca.
O velório do Rei do Futebol será na Vila Belmiro, em Santos, começará na segunda-feira (2) e vai até terça-feira, quando terá um cortejo pela cidade.
A cerimônia de despedida será aberta ao público. 
Pelé escolheu o cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica, onde comprou um lóculo no nono andar, com vista para o Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro.
Assine o Correio do Estado
competições
Confira os principais eventos que movimentam a temporada
02/01/2023 23h00
Divulgação/Julio Detefon
Mais um ano se inicia e com isso os Jogos Olímpicos estão cada vez mais perto. 2023 será repleto de mundiais e competições classificatórias por ser o ano que antecede a Olimpíada de 2024, disputadas em Paris. Confira os principais eventos que movimentam a temporada esportiva.
CAMPEONATO MUNDIAL DE HANDEBOL MASCULINO
Data: 11 a 29 de janeiro
Onde: Polônia e Suécia
O Brasil abre o ano de 2023 no esporte olímpico disputando o Mundial de handebol masculino. A seleção brasileira busca melhorar seu melhor resultado na história, que foi o nono lugar em 2019. Os brasileiros estão no grupo C ao lado da Suécia, Uruguai e Cabo Verde. O país que conquistar o título se garante nos Jogos Olímpicos de Paris.
ABERTO DA AUSTRÁLIA
Data: 15 a 29 de janeiro
Onde: Austrália
O primeiro Grand Slam da temporada começa no 15º dia de 2023. Um dos primeiros torneios do ano, o Australian Open reunirá, mais uma vez, os melhores tenistas do planeta. Após ficar de fora da edição de 2022, por não estar vacinado, Novak Djokovic é uma das atrações para o torneio. Rafael Nadal, Iga Swiatek, Carlos Alcaraz e outros também buscarão o título nas qudras australianas.
CIRCUITO MUNDIAL DE SURFE
Data: a partir de 29 de janeiro
Mais uma temporada do Circuito Mundial de surfe terá início. Em 2023, a WSL terá sua fase de classificação com duas etapas no Havaí, duas na Austrália, uma em Portugal, uma em El Salvador, uma no Brasil, uma nos Estados Unidos, uma na África do Sul e uma na Polinésia Francesa.
Após as 10 etapas, os cinco melhores surfistas do ano se classificam para a etapa final, que será disputada nos Estados Unidos em setembro. O Brasil chega mais uma vez como país a ser vencido. Dono dos últimos três títulos mundiais, a Tempestade Brasileira segue dominando o surfe mundial.
Em 2023, os 10 melhores classificados ao fim da temporada se garantem nos Jogos Olímpicos de Paris. Vale lembrar que cada país só pode levar dois atletas de cada gênero para a Olimpíada
CAMPEONATO MUNDIAL DE SKATE STREET
Data: 29 de janeiro a 5 de fevereiro
Onde: Sharjah, Emirados Árabes Unidos
Após ter sua primeira participação olímpica em Tóquio, o skate inicia seu segundo ano pré-olímpico com um Mundial em skate street. Entre janeiro e fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos, os melhores atletas do planeta buscam o título e também os pontos para o ranking olímpico.
CAMPEONATO MUNDIAL DE SKATE PARK
Data: 5 a 12 de fevereiro
Onde: Sharjah, Emirados Árabes Unidos
Logo após o fim do Mundial de street, o Mundial de skate park se iniciará, também nos Emirados Árabes Unidos. Durante uma semana, os melhores atletas do planeta buscam o topo do mundo e os pontos para a corrida olímpica de Paris 2024.
CAMPEONATO MUNDIAL DE JUDÔ
Data: 7 a 14 de maio
Onde: Doha, Catar
Depois de quase fechar a temporada de 2022, o Mundial de 2023 de judô volta a ser realizado em seu período do ano habitual. Na última temporada, o Brasil terminou a competição com quatro medalhas, sendo dois ouros com Rafaela Silva e Mayra Aguiar. O torneio realizado no Catar vale pontos para o ranking que dá as vagas para os Jogos Olímpicos de Paris.
Além do Mundial, a temporada terá algumas etapas de Copa do Mundo e de Grand Slam para que os lutadores somam pontos para o ranking mundial e olímpico.
MUNDIAL DE TÊNIS DE MESA
Data: 20 a 28 de maio
Onde: Durban, na África do Sul
Pela primeira vez na história, o Mundial de tênnis de mesa será jogado na África do Sul. A modalidade volta para o continente africano depois de mais de 60 anos sem um torneio deste porte.
ROLAND GARROS
Data: 28 de maio a 11 de junho
Onde: Paris, na França
O primeiro Grand Slam europeu da temporada reunirá em Paris os melhores tenistas do mundo a partir de 28 de maio. Rafael Nadal segue sendo o atleta a ser superado no saibor sagrado da cidade luz. Já a polonesa Iga Swiatek, atual número 1 do planeta, coloca seu título a prova na capital francesa.
JOGOS MUNDIAIS DE SURFE
Data: 30 de maio a 7 de junho
Onde: El Sunzal/La Bocana, El Salvador
Além da temporada da WSL, maior campeonato de surfe do mundo, a modalidade terá a disputa do Jogos Mundiais, conhecidos como ISA Games, em El Salvador. Os melhores classificados de cada continente ganham uma vaga nominal para os Jogos Olímpicos de Paris. As américas são a exceção desta regra já que o continente usará os Jogos Pan-Americanos de Santiago para a classificação.
WIMBLEDON
Data 3 a 16 de julho
Onde: Londres
Na reta final do verão europeu, Londres abre as portas de Wimblendon para mais uma edição do Grand Slam na grama. No feminino, Elena Rybakina tenta manter o título em 2023. Já entre os homens, Novak Djokovic é o campeão que busca manter o troféu
CAMPEONATO MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS
Data: 14 a 30 de julho
Onde: Fukuoka, Japão
O Mundo dos esportes aquáticos se reunirá em Fukuoka, no Japão, entre os dias 14 e 30 de julho para a disputa do Mundial de 2023 Além de toda a importância por ser a maior competição da temporada, a edição deste ano ganha ainda mais relevância por conta da classificação olímpica.
A natação vai classificar os três melhores revezamentos de cada uma das provas e o Mundial foi selecionado como evento para obtenção de índice nas provas individuais.
A maratona aquática classifica três atletas no masculino e três no feminino na prova dos 10km. Os dois países que chegarem na final do Pólo Aquático também se garante nos Jogos Olímpicos de Paris e os 12 melhores atletas das provas individuais dos saltos ornamentais garantem classificação para seus países na Olimpíada
COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO
Data: 20 de julho a 20 de agosto
Onde: Austrália e Nova Zelândia
Após a Argentina conquistar o tricampeonato em 2022 é a vez das mulheres buscarem o título da Copa do Mundo. As melhores seleções do mundo se reúnem na Austrália e na Nova Zelândia, entre 20 de julho e 20 de agosto, para a competição.
O Brasil busca seu primeiro título da Copa do Mundo feminina, o melhor resultado é o vice-campeonato em 2007. As vagas para a Olimpíada no futebol feminino são conquistadas por meio de competições continentais e a seleção brasileira já está garantida em Paris 2024 por ter conquistado a Copa América.
CAMPEONATO MUNDIAL DE VELA
Data: 10 a 20 de agosto
Onde: Haia, Holanda
Durante 10 dias, os melhores velejadores do mundo se reúnem na Holanda para a disputa do Mundial de vela de 2023. Nele, 107 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris serão distribuídas entre as classes Windsurf, Kiteboarding, Dinghy, Dinghy misto, Skiff e Multihull misto.
CAMPEONATO MUNDIAL DE ATLETISMO
Data: 19 a 27 de agosto
Onde: Budapeste, Hungria
Depois de movimentar as pistas de Oregon, nos Estados Unidos, o Mundial de Atletismo segue para a Europa em 2023. Em agosto, os melhores atletas do mundo estarão em Budapeste para a disputa da competição mais importante da temporada.
A competição tem a chancela para a obtenção de índice olímpico e também vale pontos para o ranking mundial, que é outra forma de classificação para Paris 2024.
Além do mundial, o atletismo seguirá com mais uma temporada da Liga Diamante. Entre maio e setembro de 2023, os melhores atletas nas provas da modalidades irão viajar ao mundo em busca do título.
CAMPEONATO MUNDIAL DE CANOAGEM VELOCIDADE
Data: 23 a 27 de agosto de 2023
Onde: Duisburg, Alemanha
Os melhores atletas do mundo na canoagem velocidade, incluindo Isaquias Queiroz, estarão na Alemanha em agosto para a disputa do Mundial. A competição é a mais importante do ano e a que mais vai distribuir vagas para a Olimpíada de Paris, nas provas do K1, K2, K4, C1 e C2.
CAMPEONATO MUNDIAL DE GINÁSTICA RÍTMICA
Data: 23 a 27 de agosto
Onde: Valência, Espanha
Também em agosto acontecerá o Mundial de Ginástica Rítmica, na Espanha. Na competição, além da busca por medalhas, as 14 melhores atletas do individual geral garantem vaga para o seu país nos Jogos Olímpicos de Paris, respeitando as regras de cada comitê nacional para a Olimpíada.
As ginastas também disputam etapas de Copa do Mundo por alguns países pelo mundo, além de competições continentais e nacionais durante o ano de 2023.
COPA DO MUNDO DE BASQUETE MASCULINO
Data: 25 de agosto a 10 de setembro
Onde: Filipinas, Japão e Indonésia
Em 2023 o mundo do basquete terá sua primeira Copa do Mundo dividida em três países. Após Espanha e Argentina surpreenderem o mundo em 2019 e fazerem a final na China, com vitória europeia, as seleções voltam a se encontrar entre agosto e setembro deste ano.
Como aconteceu no ciclo olímpico para Tóquio, a Copa do Mundo será classificatória para a Olimpíada. Os dois melhores países das Américas e da Europa e os melhores da África, Ásia e Oceania confirmam vaga para os Jogos Olímpicos de Paris.
US OPEN
Data: 28 de agosto a 10 de setembro
Onde: Estados Unidos
Fechando a temporada de Grand Slam do tênis mundial, o US Open acontece nas quadras rápidas dos Estados Unidos entre 28 de agosto e 10 de setembro. Em 2023, Carlos Alcaraz busca defender o título de campeão após ter a temporada dos sonhos em 2022. Entre as mulheres, Iga Swiatek, tenista do ano em 2022 no feminino, se coloca a prova mais uma vez.
PRÉ-OLÍMPICOS DE VÔLEI FEMININO
Data: 16 a 24 de setembro
Como aconteceu para a Olimpíada de Tóquio, o vôlei terá sua primeira chance de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris através dos pré-olímpicos. As 24 melhores seleções do ranking mundial de outubro de 2022, excluindo a França que será sede da Olimpíada, e a Rússia, serão distribuídas em três grupos de oito equipes, com sedes a se definir, e as duas melhores de cada se classificam para a Olimpíada de 2024.
Antes da disputa da vaga olímpica, as seleções de vôlei feminino focam suas atenções na Liga das Nações. A partir de 30 de maio, a competição irá abrir a “temporada de seleções” da modalidade. A fase final do tornieo está programada para acontecer entre 12 e 16 de julho nos Estados Unidos.
CAMPEONATO MUNDIAL DE CANOAGEM SLALOM
Data: 19 a 24 de setembro
Onde: Lee Valley, Grã Bretanha
Em setembro de 2023 os melhores atletas da canoagem slalom do mundo estarão em Lee Valley para a disputa do Mundial da modalidade. A competição é a principal forma de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, dando um total de 60 vagas. Além dela, os torneios continentais também são uma alternativa de estar na Olimpíada.
CAMPEONATO MUNDIAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA
Data: 29 de setembro a 8 de outubro
Onde: Antuérpia, Bélgica
Como acontece em todo ano pré-olímpico, o Mundial de Ginástica Artística classifica para a Olimpíada. Em 2023, a competição disputada na Bélgica colocará os oito melhores ginastas do masculino e as 14 melhores do feminino no individual geral em Paris. Além disso, as nove melhores equipes, que não estão já classificadas para a Olimpíada, também se classificam.
PRÉ-OLÍMPICOS DE VÔLEI MASCULINO
Data: 30 de setembro a 8 de outubro
Como aconteceu para a Olimpíada de Tóquio, o vôlei terá sua primeira chance de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris através dos pré-olímpicos. As 24 melhores seleções do ranking mundial de outubro de 2022, excluindo a França que será sede da Olimpíada, e a Rússia, serão distribuídas em três grupos de oito equipes, com sedes a se definir, e as duas melhores de cada se classificam para a Olimpíada de 2024.
Entre junho e julho, a Liga das Nações de vôlei masculino movimenta as equipes pelo mundo. Com a primeira semana de partidas programada para começar no dia 6 de junho e a fase final para a semana do dia 19 de julho, na Polônia, o torneio abre a temporada de seleções.
JOGOS PAN-AMERICANOS
Data: 20 de outubro a 5 de novembro
Onde: Santiago, Chile
Em 2023 acontecerá mais uma edição dos Jogos Pan-Americanos. A “Olimpíada das Américas”, como é popularmente conhecida, acontecerá em Santiago, no Chile, entre 20 de outubro e 5 de novembro. A data, pouco habitual para a competição, se deve por conta das baixas temperaturas na cidade chilena entre junho e julho. A competição distribuí inúmeras vagas para os Jogos Olímpicos levando em conta as regras de cada modalidade.
CAMPEONATO MUNDIAL DE HANDEBOL FEMININO
Data: 30 de novembro a 17 de dezembro
Onde: Dinamarca, Noruega e Suécia
Fechando o ano olímpico, o Mundial de handebol feminino reunirá as melhores seleções do mundo na Dinamarca, Noruega e Suécia. O Brasil busca seguir com mais uma boa campanha na competição. Na edição de 2021, as brasileiras voltaram a figurar dentro do top8 e ficaram com o sexto lugar. A seleção campeã mundial se classifica para os Jogos Olímpicos de Paris.
Esportes
O novo treinador é aguardado em Tirana no dia 9 de janeiro para assinar contrato e ser apresentado oficialmente como técnico da Albânia.
02/01/2023 17h15
Sylvinho foi treinador do Corinthians Foto: Divulgação
 A Federação Albanesa de Futebol anunciou nesta segunda-feira que chegou a um acordo para ter Sylvinho como treinador da seleção da Albânia.
O brasileiro, que teve o Corinthians como último trabalho, assinará um contrato válido até o fim da Eurocopa 2024 e substituirá o italiano Edoardo Reja, treinador da seleção albanesa nos últimos três anos.

“A Federação Albanesa de Futebol agradece a Edi Rejan por sua valiosa contribuição para a gestão da Seleção Nacional durante esses anos e aprecia muito a experiência e cooperação que ele ofereceu no crescimento da Seleção Nacional Albanesa”, diz a seleção em nota.

Sylvinho terá ao lado em sua comissão técnica Doriva, que já comandou clubes como Vasco, Ponte Preta, Bahia, Criciúma, São Bento, entre outros. Seu último clube foi a equipe de Sorocaba, em 2019. Além dele, o ex-lateral da Argentina e Manchester City, Pablo Zabaleta também foi confirmado como auxiliar do ex-corintiano.

O novo treinador é aguardado em Tirana no dia 9 de janeiro para assinar contrato e ser apresentado oficialmente como técnico da Albânia. O vínculo, neste primeiro momento, será de 1 ano e meio O objetivo é levar a seleção para as fases finais da Eurocopa. Caso a meta seja conquistada, Sylvinho deverá dar continuidade ao trabalho pensando na Copa do Mundo de 2026.

A fase qualificatória do torneio europeu de seleções será disputada nas Datas Fifa de março e novembro deste ano. Os classificados disputarão a competição entre 14 de junho e 14 de julho de 2024, na Alemanha. A Albânia está no Grupo E, ao lado de Polônia, República Tcheca, Albânia, Ilhas Faroe e Moldávia.

Ex-lateral da seleção brasileira, Corinthians, Arsenal, Barcelona e Manchester City, Sylvinho, 48, começou como auxiliar técnico do Cruzeiro e rodou por Sport, Náutico, Corinthians e Inter, até ganhar a chance de comandar o time principal do Lyon. Depois do clube francês, foi para o Corinthians, em 2022, mas não suportou a pressão da torcida. Foram 43 jogos com a camisa alvinegra, com 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas.
Assine o Correio do Estado
MAIS LIDAS
1
/ 2 dias
2
/ 17 horas
3
/ 1 dia
4
/ 1 dia
5
/ 1 dia
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
/ 5 dias
/ 22/12/2022
/ 20/12/2022
/ 3 semanas
Av. Calógeras, 356, Centro
[email protected]
(67) 3323-6090
(67) 9.9976-0469
©2023 CORREIO DO ESTADO. Todos os Direitos Reservados.
Layout
Plataforma

source

Leave a reply