Corrupção no governo existe, mas Bolsonaro nada tem com isso – Metrópoles

0
92


Blog com notícias, comentários, charges e enquetes sobre o que acontece na política brasileira. Por Ricardo Noblat e equipe
10/10/2022 11:00, atualizado 10/10/2022 11:10
Apesar de todas as denúncias de corrupção no atual governo, como alguém pode acreditar que Bolsonaro não é corrupto? E mais, justificar seu voto no ex-militar dizendo que Lula é ladrão, e que não passa pano pra bandido. Como pode?
Nas eleições de 2006 o escândalo do mensalão atordoou o país, o PT e Lula. Se bem me lembro, era comum eleitores petistas defenderem o candidato à reeleição afirmando que a Justiça não tinha nada contra ele. Afinal, o mesmo STF que era implacável com os mensaleiros, indeferiu todos os pedidos para que Lula fosse incluído no julgamento. Ok, o PT havia participado do esquema, mas os suspeitos estavam fora do governo. Nada ligava Lula diretamente ao caso.
Tantos anos depois, esse mesmo argumento é usado por bolsonaristas. Há corrupção no atual governo, mas nenhuma envolve o presidente. Os filhos são corruptos, mas o pai não. Bolsonaro foi julgado e condenado? Então é inocente. Pesquisa Datafolha divulgada em 23 de setembro mostra que 70% dos entrevistados acreditam que há corrupção no atual governo. Pelo visto, Bolsonaro nada tem com isso.
A lógica é corretíssima, mas o que vale para Bolsonaro não vale para Lula. Pouco importa o STF anular todas as condenações do ex-presidente. Afinal, o STF é um inimigo do bolsonarismo.
Convém lembrar que boa parte dos bolsonaristas abandonaram o jornalismo profissional e se aprofundaram na lama da desinformação do WhatsApp ou dos canais de comunicação bolsonaristas no YouTube e na Jovem Pan. Se tudo o que a Globo e a Folha publicam é mentira, nem existe corrupção no governo atual.
Em um grupo de Whatsapp, enviaram fotos de Bolsonaro abraçando Valdemar da Costa Neto e Roberto Jefferson. A resposta bolsonarista? “Tirar foto com um amigo não quer dizer nada”. Amigo? Waldemar Costa Neto é presidente do partido do presidente, condenado pelo mensalão. Mas Bolsonaro nada tem com isso.
O combate à corrupção é o maior caçador de votos do país para eleitores conservadores. Pessoas que acreditam que justiça social é coisa de comunista e racismo é mimimi. A vassourinha de Jânio já se travestiu em caçador de marajás, em super juiz paranaense. A corrupção é a única causa de todos os males do país. Sem ela, o país do futuro enfim chegaria.
Não adianta lembrar que o mesmo presidente que cravou “não há corrupção no meu governo”, foi tropeçando nas certezas ao longo de seu mandato. Em dezembro de 2021, vacilou, “não vou dizer que não existe corrupção no meu governo”. Em julho deste ano atestou que “se procurar, vai achar”. Mas Bolsonaro nada tem com isso.
Rachadinha, Wal do Açaí, Fabrício Queiroz, compra de 51 imóveis com dinheiro vivo, estouro do teto de gastos, escândalo no MEC. Todas denúncias com as digitais do presidente. Se Bolsonaro nada tem com isso, é porque o problema nunca foi a corrupção, mas um projeto de país que não está alinhado totalmente ao conservadorismo. Mesmo que esse projeto no máximo possa ser chamado de centro-esquerda.
O tema é importante e foi mais uma vez sequestrado por oportunistas. Pode-se dizer que o  bolsonarismo é filho do malufismo. Deveria trocar o rouba, mas faz e passar a usar o rouba, mas defende a família. Ainda que, principalmente, a família do presidente.
“A luta pelos direitos da mulher é uma luta contínua. Devemos continuar a lutar, porque as mulheres são um dom. Deus não criou o homem e depois lhe deu um cachorrinho para se divertir. Não. Criou os dois, iguais, homem e mulher.” (Papa Francisco)
Comissão de Anistia no governo Bolsonaro indeferiu cerca de 8 mil pedidos e anulou outras 800 anistias concedidas em outros governos
A pistoleira dos Jardins
Ela seria ou não acusada de golpismo?
Papa Francisco
A democracia segue em risco, mas tudo vai ficando por isso mesmo
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply