Corrupção: Parlamento Europeu levanta imunidade a dois eurodeputados – Yahoo Noticias

0
27

O Parlamento Europeu levantou a imunidade de dois eurodeputados visados pelos tribunais belgas no alegado escândalo de corrupção envolvendo o Qatar e Marrocos, num voto, esta quinta-feira, em sessão plenária, em Bruxelas.
Abre-se, assim, o caminho para que sejam ouvidos pelos investigadores o belga Marc Tarabella e o italiano Andrea Cozzolino.
Os dois eurodeputados, temporariamente suspensos da bancada socialista e democrata (S&D), negam terem praticado qualquer ato ilícito, disso tendo dado conta em declarações à comissão parlamentar de Assuntos Jurídicos, mas o plenário decidiu levantar a imunidade.
Ao contrário de Andrea Cozzolino, Marc Tarabella participou na votação a favor de levantar a sua própria imunidade: "É ao sistema judicial que darei informações sobre as perguntas que (os investigadores) me quiserem fazer. Quero que a justiça faça o seu trabalho", disse o eurodeputado belga ao deixar a câmara.
A partir de agora, "tudo será possível, (…) isto não significa necessariamente que haverá medidas coercivas, mas o sistema judicial está a dotar-se de todos os meios para poder funcionar como funcionaria para qualquer pessoa sujeita a julgamento", explicou Eric Van Duyse, porta-voz do Ministério Público federal belga, à AFP.
À espera de mais denúncias de Panzeri
Segundo o relatório parlamentar sobre o levantamento da imunidade de Marc Tarabella, elaborado pela eurodeputada francesa Manon Aubry (esquerda radical), "parece (…) da investigação em curso que (ele), nos últimos dois anos, é suspeito de ter apoiado certas posições no Parlamento Europeu a favor de um terceiro Estado, em troca de recompensas em dinheiro".
O relatório menciona o testemunho contra Tarabella feito por Pier-Antonio Panzeri, antigo eurodeputado socialista italiano (2004-2019), que é agora líder de uma organização não-governamental e uma das figuras centrais no caso. Panzeri disse, aos investigadores, em dezembro, ter pago "entre 120 mil e 140 mil euros", em várias prestações, a Marc Tarabella, pela sua ajuda em questões relacionadas com o Qatar.
Pier Antonio Panzeri, que foi acusado e detido em prisão preventiva juntamente com outros três suspeitos, chegou a um acordo com os tribunais, em janeiro, para dar informações detalhadas sobre o esquema de corrupção em que admite ter participado, em troca de uma pena de prisão de apenas um ano.
A casa de Tarabella, na região oriental de Liège, foi revistada em dezembro, mas não foi encontrado dinheiro. O eurodeputado belga nega ter recebido "dinheiro ou presentes em troca de opiniões políticas".
Segundo o relatório parlamentar sobre Andrea Cozzolino, que até janeiro era presidente da delegação do Parlamento Europeu para as relações com o Magrebe, ele "é suspeito de ter participado num acordo com outras pessoas, que previa a colaboração a fim de proteger os interesses dos Estados estrangeiros no Parlamento Europeu".
Isto foi feito para "em particular, impedir a adoção de resoluções parlamentares que pudessem prejudicar os interesses destes Estados, em troca de dinheiro".
Os atuais detidos
Tal como Panzeri, estão em prisão preventiva a eurodeputada grega socialista Eva Kaili, que era vice-presidente do Parlamento Europeu até ser detida (foi, entretanto, destituída); o seu companheiro e assistente parlamentar Francesco Giorgi (italiano) e Niccolo Figa-Talamanca, cidadão italiano próximo de Panzeri e que lidera outra organização não-governamental.
Todos são acusados de "pertença a uma organização criminosa", "branqueamento de capitais" e "corrupção".
O escândalo levou a presidente da instituição, a maltesa Roberta Metsola (centro-direita), a anunciar reformas para evitar a repetição destes casos.
Mas "não é suficiente" para Manon Aubry, relatora sobre os pedidos de levantamento da imunidade dos dois eurodeputados e co-presidente da bancada GUE/NGL (esquerda radical).
"A justiça está a avançar, isso é uma coisa boa. Agora cabe aos políticos fazer o seu trabalho e, desse ponto de vista, está-se num impasse", disse à AFP.
Aubry considera que as propostas de Roberta Metsola estão "a mil milhas de distância da ambição" de uma resolução, votada em dezembro, pelos eurodeputados.
"Esta não será a última vez que veremos interferências externas, seja de lóbis privados ou de países terceiros, no nosso trabalho, se não aceitarmos reformar profundamente o funcionamento das nossas instituições", advertiu, soando o alarme sobre "a sanção que poderá vir dos cidadãos" nas eleições europeias de 2024.
Estudo dos EUA relaciona infecções comuns, como gripe e herpes, com o maior risco de doenças neurodegenerativas, como Parkinson, Alzheimer e esclerose
O plenário do Parlamento Europeu aprovou nesta quinta-feira a suspensão da imunidade de dois deputados para que eles sejam interrogados pela justiça da Bélgica na investigação do escândalo de suposta corrupção que beneficiou Catar e Marrocos.Todas estas pessoas são acusadas pela justiça da Bélgica de integrar uma rede de corrupção e lavagem de dinheiro para defender os interesses do Catar, embora várias denúncias também citam benefícios ao Marrocos.
Os visitantes do zoológico de Khon Kaen, na Tailândia, ficaram encantados com a aparição de um raro wallaby albino nascido esta semana. As imagens mostram o filhote saindo da bolsa de sua mãe e mastigando lanches dentro de seu recinto.
Em ofício, defensor público que representava pai da vítima nega ter relação com "defesa" do feto e revela por que interrupção de gravidez, prevista em lei, foi suspensa
Presa em flagrante nesta terça-feira sob a suspeita de aplicar um golpe, a empresária e influencer…
Policial havia sido absolvido em primeira instância no ano passado
Vítima aguardava a chegada de um motorista de aplicativo, sentada com outras pessoas, quando o veículo surgiu em alta velocidade
Segundo a apuração da emissora, a polícia encontrou uma grande quantia de valor na casa do parlamentar
Após ser detido, trabalhador alegou sofrer de "problemas psicológicos"
Ex-ministra dos Direitos Humanos afirmou que só responderá denúncias contra si nos autos
Segundo a advogada Rosemary Farias, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB, o crime resultou na gravidez do primeiro filho quando a vítima tinha apenas 10 anos. Ainda não se sabe o autor do segundo estupro
Homem realizava ataques sempre na mesma caminhonete branca. Ao menos três jovens teriam sido atacadas pelo maníaco – duas só no ano passado
Ex-parlamentar foi detido por violar medidas cautelares
Um homem foi executado na noite de quarta-feira (1º) pelo assassinato de um policial no estado do Texas, no sul dos Estados Unidos, apesar das suspeitas de racismo que afetaram seu julgamento. Ele é o quarto condenado executado desde o início do ano nos Estados Unidos.
Mãe de gestante diz que ela contou estar esperando uma menina, mas a filha não mostrou exames comprovando gravidez
Sailson José das Graças, o homem que ficou conhecido como serial killer da Baixada Fluminense foi…
Mãe da balconista Yzabelli Cristinne Souza de Oliveira, de 18 anos, encontrada morta em julho, em…
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O corpo encontrado em uma floresta do condado de Yanshan, na China, deveria ter colocado um ponto final em um mistério que durou mais de 100 dias. Hu Xinyu, 15, estava desaparecido havia três meses, e as operações de busca após o sumiço repentino mobilizaram milhares de pessoas. As circunstâncias em que o corpo foi encontrado, no entanto, levantaram mais perguntas que respostas. O cadáver estava pendurado em uma árvore a poucos metros da escola onde o adolescente est
Investigado no âmbito do inquérito sobre atos antidemocráticos que corre no Supremo Tribunal…
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira, uma operação que mira uma organização…

source

Leave a reply