Cultura: Painel gigante deu cara nova ao Centro de Vitória – Revista ES Brasil

0
61

O que os olhos veem, o coração sente. E o gigante que passou a habitar o Centro de Vitória realmente causa impacto. Instalado na lateral do Edifício Humberto Gobbi, o painel “Espírito Santo – Terra de Encantos” deu cara nova à chegada à cidade, pela rodoviária.
A maior obra desse tipo feita no Estado – criada e executada pelo coletivo Locomotipo, dos designers Paulo Gustavo dos Santos Caldas, Alexsandro Mello Furtado e Filipe Cock Motta – venceu o edital inédito da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) que selecionou a arte que ocuparia o espaço.
Após dois anos, o Complexo Walmor Miranda (Sambão do Povo), em Santo Antônio, voltou a receber os desfiles das escolas de samba capixabas, com milhares de componentes e torcedores de 19 agremiações dos grupos A, B e Especial.
Originalmente marcadas para os dias 17, 18 e 19 de fevereiro, uma semana antes do carnaval nacional, as apresentações foram adiadas para abril por conta do aumento de casos de Covid-19.
A Novo Império venceu no Grupo Especial, quebrando um jejum de títulos desde o tricampeonato de 1989 e pondo fim à sequência de vitórias revezadas entre Mocidade Unida da Glória e Independente de Boa Vista, desde 2010.
A “passarela do samba” também recebeu de volta o Vital, em setembro, após 16 anos sem o tradicional carnaval fora de época que, somadas suas edições anteriores, já atraiu milhões de turistas de outros estados e do exterior.
Entre 1994 e 2006, o evento ostentava o status de maior micareta da Região Sudeste, com os principais nomes do axé. Em 2022, mesmo com a chuva, a alegria dos foliões foi garantida.
O ano de 2022 foi marcado pela retomada de eventos culturais. Ações da Secretaria da Cultura (Secult) foram primordiais para o fortalecimento dessas atividades em todo o Estado, e até mesmo em nível nacional.
Um exemplo foi a terceira edição da Festa da Criatividade, na sede do Sebrae/ES, Vitória, em março, quando foram definidos os rumos do setor no Brasil, com a presença de convidados locais, nacionais e internacionais.
“Em 2023, esperamos ampliar os investimentos em cultura, inclusive, com o fortalecimento da nossa Rede de Espaços Culturais, com mais formação de público e parcerias com outras secretarias”, afirma o secretário estadual da Cultura, Fabrício Noronha.
Em 2022, a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) ofereceu a Oficina de Congo Capixaba a estudantes da instituição e músicos da comunidade, com encontros semanais, incluindo conteúdos práticos e teóricos sobre o ritmo musical genuíno do Estado.
“O objetivo é estimular a pesquisa da música tradicional do Estado em seus aspectos técnicos, históricos e sociológicos, além da melodia, do ritmo e, consequentemente, da história do congo capixaba”, explica o músico, pesquisador das culturas afro-capixaba e afro-brasileira Fábio Carvalho, que ministrou a oficina.
Receba nossas últimas notícias em primeira mão.
Receba nossas últimas notícias em primeira mão.
Economia, política e vida capixaba
©1995 – 2021 – Next Editorial

source

Leave a reply