Cúpula do Exército deve ter oficiais promovidos por Bolsonaro – Poder360

0
73

Ao menos 3 vagas serão abertas no Alto Comando da Força com a ida de generais para reserva
Na 2ª quinzena de fevereiro, anterior ao Carnaval, o Alto Comando do Exército deverá se reunir para definir os próximos generais que integrarão a cúpula da Força, o topo da hierarquia da instituição. Segundo apurou o Poder360, já há 3 vagas abertas e uma longa lista de oficiais postulantes.
Os militares que são cotados para as vagas foram promovidos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 24 de novembro de 2022, antes de deixar a Presidência, o ex-presidente promoveu os generais de divisão, que são sucessores do Alto Comando. Eis a íntegra do documento (128 KB).
Dois dos 16 generais (15 oficiais efetivos + o comandante) da Força já deixaram a cúpula ao serem promovidos à chefia da caserna. São eles:
Outro general que deve deixar a cúpula da Força é o general Valério Stumpf, 62 anos. Ele irá para reserva pelo tempo de serviço.
A ascensão na carreira militar é por mérito, mas sem passar por cima da antiguidade. Os formandos da turma 1985 da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) são os favoritos para ocupar as vagas.
Segundo apurou o Poder360, o ex-presidente é benquisto por parte deste generalato promovido.
Tomás Paiva assumiu o comando do Exército em 21 de janeiro com a missão de afastar oficiais alinhados Bolsonaro de chefias da Força. Agora, no entanto, o general deve tomar a decisão considerando 3 critérios:
1) antiguidade;
2) qualificação necessária; e
3) atender as expectativas do ministro José Múcio (Defesa) e, principalmente, do presidente Lula, de ter um Alto Comando que não seja totalmente alinhado ao ex-presidente.
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source

Leave a reply