Da desconfiança ao protagonismo: Pezzolano completa um ano de Cruzeiro – Itatiaia
Ouça a rádio
Ouvindo…
Programação
Compartilhe
Menu
Compartilhar
Por Lucas Borges
03/01/2023 às 22:34
Google Notícias
Inscreva-se
Compartilhar
Uma das primeiras medidas adotadas por Ronaldo Fenômeno à frente da SAF do Cruzeiro foi a contratação do técnico Paulo Pezzolano para comandar a reestruturação do clube estrelado dentro de campo.
Com apenas 38 anos na ocasião, sendo apenas seis como treinador, o uruguaio foi anunciado pelo clube estrelado no dia 3 de janeiro de 2022, cercado de desconfiança por parte da torcida celeste. Natural, afinal, além dos difíceis anos na Série B, a renovação com o experiente Vanderlei Luxemburgo – anunciada no final de 2021 pela antiga gestão – acabara de ser desfeita pela equipe de Ronaldo.
Certo é, que um ano depois, Pezzolano transformou tal desconfiança em protagonismo. Afinal, em um cenário de poucos investimentos em contratações, o trabalho do treinador foi preponderante para o acesso da Raposa à Série A, coroado com o título da Segunda Divisão.
Feitos
Com um elenco recém-formado, mesclado com apostas, jovens e algumas peças experientes, o comandante uruguaio rapidamente conseguiu implementar um padrão de jogo no Cruzeiro.
A boa campanha no Campeonato Mineiro, em que acabou sendo derrotado apenas na final para o então campeão brasileiro Atlético, deu esperanças à China Azul de um bom desempenho na Série B.
Tal expectativa foi fortalecida logo nas primeiras rodadas da competição, com o time celeste mostrando consistência e se firmando na parte de cima da tabela, de onde não saiu até o final da disputa.
O acesso à elite do futebol brasileiro conquistado com sete jogos de antecedência, além do título assegurado já na partida seguinte, selaram a grande campanha da equipe estrelada.
Vale destacar que, além dos feitos em campo, a intensidade do uruguaio à beira do gramado, nos treinamentos e até nas entrevista, também reforçou a identificação com o torcedor celeste com ele.
Reconhecimento
O destaque à frente do Cruzeiro despertou o interesse de clubes do Brasil do exterior, além da própria seleção uruguaia.
De acordo com Ronaldo Fenômeno, “Papa” Pezzolano foi sondado pela Celeste Olímpica após a equipe ser eliminada ainda na primeira fase da Copa do Mundo e demitir o técnico Diego Alonso. Entretanto, o interesse do Uruguai no técnico foi imediatamente repelido pelo Fenômeno.
Fora de campo Pezzolano também foi premiado, sendo eleito de forma unânime o treinador do Troféu Guará 2022.
Leia Mais
FUTEBOL AMADOR
NÚMEROS
MESA REDONDA DO CRUZEIRO
ALERTA
GALO
Mais lidas do dia
Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria
Google Notícias
Inscreva-se
Central de Trânsito
Acompanhe ao vivo
Av. Barão Homem de Melo, 2222 – Estoril Belo Horizonte, MG
T.(31)21053588
Todos os direitos reservados © 2022 itatiaia.
Todos os direitos reservados © 2022 Itatiaia.