Dakar: Loeb vence sexta consecutiva e bate recorde; Moraes se aproxima de resultado histórico para o Brasil – UOL

0
113

Enquanto Nasser Al-Attiyah se aproxima de mais um título no Rally Dakar, o vice-líder dos carros, Sebastien Loeb fez história ao se tornar o primeiro piloto na história do evento a vencer seis estágios consecutivos ao triunfar no penúltimo dia. 
Já o brasileiro Lucas Moraes se mantém na terceira posição, e amanhã pode confirmar um resultado histórico para o Brasil com a melhor colocação final de um piloto do país no Dakar, superando o oitavo lugar de Klever Kolberg em 2003.
Após ficar em uma condição difícil para lutar pelo título, devido à vários furos e um problema nos primeiros dias do rally, Loeb virou o jogo ao focar em vitórias individuais nos estágios, indo com tudo na segunda semana.
Desde que herdou a vitória no oitavo estágio devido a uma penalização de Carlos Sainz, Loeb tem sido insuperável entre os carros, vencendo novamente neste sábado na especial de 154km entre Shaybah e Al-Hofuf.
Mesmo com o estágio sendo um dos mais curtos do evento, Loeb teve um dia impressionante, vencendo com 05min28s de vantagem para Al-Attiyah. Com isso, ele se torna o piloto com mais vitórias consecutivas na história do Dakar, superando Ari Vatanen e a Peugeot. Além disso, ele é o primeiro piloto desde Sainz em 2011 a vencer pelo menos sete estágios em uma mesma edição.
#200 Toyota Gazoo Racing Toyota: Nasser Al-Attiyah, Mathieu Baumel
Photo by: A.S.O.
Al-Attiyah, mantendo sua estratégia de ir com segurança, foi o segundo colocado neste sábado, terminando à frente de Mattias Ekstrom com a Audi.
Na classificação geral, Al-Attiyah lidera com 01h21min42s a caminho do último dia, ficando bem próximo do pentacampeonato do Dakar, sendo o segundo consecutivo. Já Loeb reforçou sua vantagem na vice-liderança, ficando 13min à frente de Moraes, que foi o oitavo neste sábado.
Moraes está a caminho de um impressionante terceiro lugar no Dakar logo em seu ano de estreia, tendo quase 8h de vantagem para o segundo melhor novato. Já na briga pelo pódio, o brasileiro tem 55min de diferença para o quarto colocado, Giniel de Villiers.
Na classe T3 (Protótipos Leves)Gustavo Gugelmin segue na liderança da classe, mas com a vantagem para Seth Quintero caindo para 54min30s. Já Pamela Bozzano e Carlos Sachs estão em 33º (+45h10min07s), enquanto Enzo Bozzano e Luciano Gomes estão em 34º (+47h01min32s).
Na classe T4 (SSV de Produção Modificado), o brasileiro melhor colocado é Bruno Conti em sexto no geral, a 03h06min33s do líder Rokas Baciuska. Rodrigo Luppi e Maykel Justo subiram para 29º (+34h45min17s), enquanto Cristiano Mota teve mais um dia para esquecer, caindo ainda mais na classificação, de 24º para 32º (+45h43min34s).
Position
Driver
Car
Time / gap
1
Nasser Al-Attiyah
Toyota
43hr48m10s 
2
Sebastien Loeb
Prodrive
+1hr21m42s
3
Locas Moraes
Toyota
+1hr35m50s
4
Giniel de Villiers
Toyota
+2hr30m44s
5
Henk Lategan
Toyota
+2hr38m20s
6
Martin Prokop
Benzina
+3hr39m13s
7
Toyota
+4hr25m42s
8
Wei Han
SMG
+4hr26m01s
9
Mathieu Serradori
Century
+4hr28m31s
10
Sebastian Halpern
Mini
+4hr46m26s
Nas motos, a vitória do dia ficou com Kevin Benavides, para colocar ainda mais fogo na briga pelo título. O argentino terminou apenas 27s à frente de Michael Docherty, com Luciano Benavides em terceiro, a 57s. Adrien van Beveren e Toby Price completaram os cinco primeiros.
No geral, é Price quem lidera, mas apenas 12s à frente de Kevin Benavides, com Skyler Howes bem próximo em terceiro, a 01min31s. Beveren e Pablo Quintanilla completam o top 5, mas a mais de 15min do líder.
Já nos quadriciclos, tivemos mais uma vitória de Marcelo Medeiros, que vem mostrando um bom ritmo nessa reta final de Dakar. Ele terminou 01min35s à frente do chileno Giovanni Enrico. Mas, no geral, ele está em nono, a mais de 30h do líder Alexandre Giroud.
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Dakar: A presença feminina no maior rally do mundo
Al-Attiyah conquista penta do Dakar e Moraes obtém melhor resultado brasileiro nos carros; Gugelmin é campeão nos UTVs
Al-Attiyah conquista penta do Dakar e Moraes obtém melhor resultado brasileiro nos carros; Gugelmin é campeão nos UTVs
Dakar: Loeb vence a quinta seguida e supera Moraes na classificação; Medeiros vence e Gugelmin mantém liderança
Dakar: Loeb vence pela quinta vez e se aproxima de Moraes no geral; Gugelmin assume liderança na T3
Sedes e fábricas das equipes de F1: onde estão, dados e histórico
Os dez esquadrões que compõe o grid não se diferenciam apenas pelos pilotos e chefias, mas também pelos seus centros de gestão e produção
Fórmula 1 confirma que não substituirá China e calendário de 2023 terá 23 GPs
Enquanto Portugal e Turquia surgiam como candidatos à vaga, a própria organização chinesa buscava reaver a data após mudanças na política de Covid do país
ANÁLISE F1: Por que equipes optam cada vez mais por engenheiros na chefia
Apenas três chefes seguem sem formação de engenharia: Toto Wolff, Chistian Horner e Franz Tost. Entenda os motivos para fenômeno
Sainz revela fraturas em duas vértebras após acidente no Dakar
Carlos Sainz confirmou ter “fraturado as vértebras T5 e T6” devido ao acidente na Etapa 9 do Rally Dakar 2023
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:

source

Leave a reply