Danos causados pelo golpismo vão além da política – Congresso em Foco – Congresso em Foco

0
119

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante sessão que aprovou decreto de intervenção no Distrito Federal. Foto: Edilson Rodrigues/Ag. Senado
atos golpistas

13.01.2023 10:29 0

Temas
Tags
Receba por

Não existe justificativa para o golpismo que vimos no último domingo. Ser oposição a Lula ou criticar as decisões de Alexandre de Moraes fazem parte do jogo democrático, já invadir, vandalizar e clamar por um golpe de Estado, não. Para além dos óbvios danos materiais, políticos e simbólicos, os atentados trazem um prejuízo a mais: interditam o debate público. A exemplo desta coluna: pretendia abordar um tema de política pública, mas a tentativa de golpe torna impossível falar de outro assunto.
Todo o foco tem sido a restauração da normalidade institucional e social. Instaurou-se uma intervenção no DF, golpistas estão sendo presos e/ou investigados e os três poderes estão corretamente trabalhando para garantir a volta da normalidade.
Devido às circunstâncias atuais, não houve qualquer avanço no debate sobre políticas públicas: educação, auxílios sociais, saúde, qualidade dos gastos públicos e outros temas fundamentais vão ficar para depois. Ou seja, por causa de golpistas que não aceitam a eleição de Lula, a oposição legítima e democrática fica impossibilitada de trabalhar para se contrapor à agenda do governo.
Leia também
Na prática, os danos vão além da política e segurança. Hoje, a inflação segue alta, não há clareza sobre qual será a regra fiscal adotada pelo novo governo e a tão esperada reforma tributária vai demorar a ser pautada. Com isso, a tendência é que os agentes econômicos posterguem contratações e investimentos, afinal, não se sabe o que o governo Lula pretende fazer. O mesmo vale para investidores estrangeiros: o ataque foi noticiado na primeira página de diversos jornais do mundo, deteriorando a confiança no Brasil.
Ainda no domingo, nutriu-se a expectativa de que a bolsa de valores iria cair e o valor do dólar iria subir. Analistas argumentam que essa reação negativa não aconteceu devido à rápida reação das instituições e sua demonstração de força, através da união dos atores dos três poderes. Desde então não houve grandes variações nesses indicadores, provavelmente refletindo a paralisação na tomada de decisões ligadas à compra e venda de ativos.
Assim, os mais preocupados com a economia e o desenvolvimento do país devem ser os mais interessados na qualidade das instituições e na força da democracia. Se a estabilidade política e social não for restaurada logo, os danos serão ainda maiores. Não existe economia de mercado funcional sem instituições sólidas e democráticas.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br.

Autoria
Deborah Bizarria Economista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é especialista em Economia Comportamental pela Warwick University, no Reino Unido, e coordenadora de Políticas Públicas do movimento Livres.
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.
Seja Membro do Congresso em Foco
Mais Colunistas
Recentes
13.01.2023 10:29
12.01.2023 12:25
12.01.2023 07:32
11.01.2023 11:14
10.01.2023 12:03
10.01.2023 08:24
Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder
Receba o melhor do Congresso em Foco no e-mail. Inclui Resumo da Semana, aos sábados e Agenda do Poder, às segundas.
Receba notícias também via
Não venderemos ou distribuiremos seu endereço de e-mail a terceiros em nenhum momento. Veja nossa política de privacidade.
Assine nossa newsletter
Digite o seu email e receba gratuitamente todos os dias nosso boletim eletrônico com as principais publicações do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Whatsapp?
Adicione o nosso número (61-99435-9758) à sua lista de contatos e envie uma mensagem com a palavra “cadastrar”. Na era das fake news, compartilhe notícias de verdade publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Telegram?
Acesse o link https://t.me/congressoemfocotelegram. Na era das fake news, compartilhe notícias verdadeiras publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Receba nosso aviso de publicação
Seja avisado na hora sobre as nossas publicações. Ative o sino para receber as notificações em sua tela.

source

Leave a reply