Das turbulências às glórias: Flamengo 2022 em estado mais puro possível e com expectativa nas alturas para 2023 – ESPN.com.br
Você está na Edição Brasil. Para acessar edições de outras regiões, clique aqui.
O Flamengo fechou a temporada da melhor forma possível: campeão da Conmebol Libertadores e da Copa do Brasil. No entanto, as glórias vieram após um ano turbulento.
Você lembra como foi a temporada rubro-negra? O ESPN.com.br traz um resumo de todo o ano de 2022 do Flamengo e os melhores momentos da caminhada até o tri da América e o tetra da Copa do Brasil.
Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!
O Flamengo entrou em 2022 com essa filosofia. Após não ganhar títulos importantes em 2021 sob o comando de Renato Gaúcho, a ordem no Ninho do Urubu era clara. Trocar tudo o que vinha sendo feito, começando pela comissão técnica.
Paulo Sousa chegou com toda a sua comissão técnica e cercado de muito respaldo. Só que o treinador português não conseguiu chegar nem perto daquilo que a diretoria imaginou.
Em campo, o Flamengo acabou fracassando nas competições iniciais. Perdeu a Supercopa para o Atlético-MG e foi vice do Campeonato Carioca para o Fluminense, deixando de conquistar o tão sonhado e inédito tetra do Estadual. Com um início irregular no Campeonato Brasileiro e um relação ruim com o elenco, o português acabou demitido.
A tentativa da diretoria para acabar com a crise foi Dorival Jr., um velho conhecido da torcida. Na terceira passagem, o comandante conseguiu ajeitar a casa de fazer o Flamengo trilhar o caminho das vitórias.
Depois de um início com 3 derrotas em quatro jogos, Dorival conseguiu fazer o Flamengo voltar a jogar o futebol que a torcida esperava. E o ponto de partida foi a partida contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil. Os cariocas perderam na ida por 2 a 1, mas o grande destaque foi Gabigol. E pelas palavras após a partida.
Na saída de campo, o camisa 9 do Flamengo provocou os mineiros. Afirmou que o Atlético-MG iria conhecer o inferno no Maracanã. A declaração inflamou os cariocas, que lotaram o estádio e mudaram a atmosfera da partida. Embalado pelos rubro-negros, o Flamengo venceu por 2 a 0 e eliminou o Atlético-MG.
A partir dali, o Flamengo foi outro. Dorival Jr. dividiu o elenco. O time considerado titular atuou na Copa do Brasil e Libertadores, enquanto o reserva foi para o Brasileirão. E os bons resultados vieram. A principal mudança de Dorival foi arranjar espaço para Gabigol e Pedro juntos. E os frutos foram colhidos.
A partir da classificação na Copa do Brasil, o Flamengo foi derrubando seus adversários. Athletico-PR e São Paulo ficaram pelo caminho até a decisão com o Corinthians.
E o título veio com muita emoção. Depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal, com gol de Pedro, o alívio veio após uma vitória nas penalidades diante de um Maracanã lotado. Filipe Luís começou batendo e falhando, mas Fagner, explodindo o travessão, e Mateus Vital, isolando, acabaram fazendo o cenário virar. E caiu no pé de Rodinei a bola do jogo para converter e faturar o tetra para o Flamengo.
Em meio ao título da Copa do Brasil, o Flamengo via o Brasileirão ficar distante. Com algumas lesões, o time reserva que vinha vencendo seus jogos, acabou tropeçando. E foi inevitável não focar as atenções na Libertadores.
Com força máxima, o time já havia deixado Tolima e Corinthians para trás nas oitavas e quartas de final, respectivamente. A vaga na final veio após um show carioca em solo argentino. Um impiedoso 4 a 0 sobre o Vélez Sarsfield na Argentina, com três gols de Pedro. Na volta, no Maracanã, os cariocas administraram e venceram por 2 a 1.
A terceira decisão em quatro edições reforçava a força do Flamengo no continente. E a decisão diante do Athletico-PR comprovou o protagonismo do clube em solo sul-americano. Vitória por 1 a 0 sobre o Furacão, com gol de Gabigol, fazia o tri da América ser conquistado.
A temporada foi fechada de fato para o Flamengo nas ruas do Rio de Janeiro. Mesmo duas semanas após a final da Libertadores, os rubro-negros comemoram com seus torcedores no trio elétrico a temporada de sucesso.
O casamento entre Dorival e Flamengo, que era dado como certo até pelo presidente Rodolfo Landim para continuar, acabou chegando ao fim. O time carioca decidiu não renovar com o treinador e foi atrás de um outro nome no mercado.
E o técnico escolhido para a missão de comandar o clube em 2023 foi Vítor Pereira, que dirigiu o Corinthians neste ano. O português deixou o Parque São Jorge dizendo que estava saindo do Brasil por problemas pessoais.
No entanto, 29 dias depois de dizer que não treinaria nenhum clube no Brasil, Vítor Pereira foi anunciado pelo Flamengo.
O português, muito elogiado pelo trabalho no Corinthians, vai chegar ao Flamengo cercado de muita expectativa. A diretoria acredita que o comandante seja capaz de subir o sarrafo do time que esteve na alturas nos principais torneios que disputou.