Datafolha: PT vê voto em Lula consolidado e campanha de Bolsonaro repete ataque a institutos – UOL

0
43

Acesse seus artigos salvos em
Minha Folha, sua área personalizada
Acesse os artigos do assunto seguido na
Minha Folha, sua área personalizada

Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Gostaria de receber as principais notícias
do Brasil e do mundo?
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Integrantes da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que a nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14) demonstra a consolidação do voto no petista e indica que os ataques que o candidato tem sofrido não tiveram efeito na sondagem.
Já coordenadores da campanha de Jair Bolsonaro (PL) silenciaram sobre os resultados da pesquisa, dando sequência à estratégia dos bolsonaristas de questionar as sondagens eleitorais e desacreditar os institutos de pesquisa.
De acordo com Datafolha, Lula segue líder com 49% dos votos totais, contra 44% do chefe do Executivo. No primeiro turno, em 2 de outubro, o petista teve 48,4% dos votos válidos e Bolsonaro, 43,2%.
Há 1% de indecisos e 5% de brancos e nulos. Há uma semana, o petista tinha 49% e o presidente, 44%. Não sabiam em quem votar 2% e não iriam escolher ninguém, 6%. Os arredondamentos explicam por que há variações em torno de 100%.
Em relação aos votos válidos, em que são excluídos os nulos e os brancos, o cenário também segue estável: Lula com 53% e Bolsonaro, 47%. Os números são os mesmos do levantamento anterior.
Aliados de Lula temem os efeitos dos ataques que tem trocado com a campanha de Bolsonaro, mas avaliam ser positiva a estabilidade dos votos no petista.
Nos últimos dias, as duas campanhas levaram ao horário eleitoral peças agressivas voltadas para aumentar a rejeição um do outro. A campanha de Bolsonaro associou Lula à votação em presídios e a do petista disse que o atual mandatário é o candidato preferido de assassinos famosos do país.
“O Lula está com uma votação muito consolidada. As mentiras do Bolsonaro não estão fazendo efeito. Pelo contrário. E nós estamos respondendo à altura”, avalia o deputado José Guimarães (PT-CE).
“O resultado da pesquisa Datafolha vai consolidando o que estamos vendo nas ruas, em cada região do Brasil. Apesar de todo dia [a campanha de Bolsonaro] espalhar mentiras e fake news, de tantas armações e de todo o uso da máquina, a defesa da democracia e a esperança de um Brasil melhor vai vencendo”, diz o ex-governador do Piauí Wellington Dias, eleito senador.
Dias avalia que é preciso redobrar o cuidado na reta final para evitar erros que podem ser decisivos no placar do segundo turno.
“Agora, cada lado para crescer tem praticamente que tirar do outro lado, o que não me parece fácil pela firmeza de posição dos eleitores e eleitoras manifestada na pesquisa”, diz o senador eleito.
O governador Flávio Dino (PSB-MA), também eleito para o Senado, avalia que é possível ainda angariar votos que foram de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) e, dessa forma, aumentar a vantagem de Lula.
O ex-presidente espera ampliar a votação no Nordeste, onde saiu vitorioso no primeiro turno por ampla margem. Ele fez uma série de viagens a estados da região nesta semana.
Apesar disso, o foco da estratégia de Lula e Bolsonaro é o Sudeste. Os dois candidatos devem concentrar suas agendas na região, que tem o maior número de eleitores do país.
Um resumo com o que de mais importante a Folha destaca sobre a eleição
Carregando…
Lula deve fazer ao menos quatro agendas na capital paulista e na Grande São Paulo. Já seu candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB-SP), deve percorrer o interior.
O petista ainda deve passar dois dias em Minas Gerais e deve visitar o Amazonas. No estado do Norte, Eduardo Braga (AM), aliado do petista, disputa o segundo turno para governador.
Após a publicação do último Datafolha, aliados de Bolsonaro reforçaram estratégia encampada desde o fim do primeiro turno de buscar desqualificar as pesquisas de intenção de voto. Além de falas do próprio mandatário e seus aliados, os bolsonaristas lançaram uma ofensiva contra os institutos.
O Ministério da Justiça determinou o início da investigação relacionado ao tema. No entanto, na noite de quinta-feira (13), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, impediu a instauração de inquéritos pela Polícia Federal e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) —o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, é ligado ao ministro Ciro Nogueira (Casa Civil).
Em outra frente, governistas reuniram assinaturas suficientes para instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o tema. Eles também articulam a tramitação de um projeto de lei para criminalizar os institutos que não acertarem os resultados.
Nos bastidores, os bolsonaristas desdenham dos resultados apontados pela pesquisa. A campanha do presidente afirma que suas pesquisas internas já apontam que Bolsonaro teria ultrapassado Lula em Minas Gerais. No estado, Lula terminou o primeiro turno com uma vantagem de cerca de 560 mil votos sobre Bolsonaro.

Esses levantamentos, no entanto, são internos, sem registro na Justiça Eleitoral e, portanto, não podem ser aferidos.
Em suas redes sociais, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) atacou o instituto Datafolha e afirmou que “mais um crime foi cometido”.
“Mais um crime ocorreu hoje! E foi praticado pelo DataFolha! Eles mentem pois querem o ex-presidiário no poder! A CPI dos Institutos de Pesquisas vai funcionar e eles precisam dar uma resposta para os brasileiros”, escreveu o filho mais velho do presidente.
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As principais notícias da semana sobre o cenário jurídico e conteúdos exclusivos
Carregando…
As principais notícias da semana sobre o cenário jurídico e conteúdos exclusivos
Carregando…
Cidadania global: formação para além do bilinguismo
Brilho eterno: Tiffany cresce e planeja dobrar vendas no Brasil
Entenda o que é deep fake e saiba como se proteger
Seminário aponta caminhos para acelerar a transição energética
Cursos de direito devem romper com passado e ampliar aprendizado
Rastreamento pode reduzir mortes por câncer de pulmão
Clara facilita vida das empresas na gestão de gastos corporativos
Abertura do mercado de energia vai modernizar setor no Brasil
A nova era no cuidado do câncer de pulmão
Chegada do 5G traz revolução para o dia a dia dos negócios
Tecnologia com inclusão e diversidade gera inovação
Podcast debate nova geração de testes genéticos na psiquiatria
Coleção especial celebra os 60 anos da Vivara
Avanço de pesquisas e mais investimentos em genômica revolucionam a medicina
Mastercard apoia inclusão digital de empreendedores das favelas
PARCERIA NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, DE PONTA A PONTA
Soluções de cibersegurança reforçam confiança do consumidor nas empresas
Ciência comprova eficácia e aponta novos caminhos para Cannabis medicinal
Prevenção ao suicídio exige engajamento de toda a sociedade
Inteligência artificial e automação moldam o futuro das empresas
Tecnologia permite que pessoas recebam pela comercialização de seus dados
Consumidor já pode pagar suas contas com o rosto
Tecnologia da Mastercard possibilita transferências com uso de cartão de débito
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Petista tem bancado campanha com dinheiro do Fundo Eleitoral, com receita de R$ 126 milhões nos dois turnos
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Generais aumentaram número de assentos do Supremo no Ato Institucional nº 2, em 1965
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Intenção de voto segue estável apesar do acirramento da campanha do segundo turno

O jornal Folha de S.Paulo é publicado pela Empresa Folha da Manhã S.A.
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Cadastro realizado com sucesso!
Por favor, tente mais tarde!

source

Leave a reply