DataFórum: fim do governo Jair Bolsonaro vira motivo de alívio e piada no Twitter – Revista Fórum

0
85

Levantamento DataFórum desta terça-feira (27) mostra que entre as comunidades progressistas e Cultura de Rede o fim do governo Bolsonaro virou motivo de piada de alívio. 
Apesar do festejo sobre o fim da gestão autoritária e fundamentalistas de Bolsonarista, perfis de apoio ao presidente eleito Lula (PT) revelaram preocupações com a segurança no dia da posse, que será realizada no dia 1º de janeiro. 
Ainda sobre a solenidade de posse, o fato de o presidente eleito Lula (PT) ter mantido o desfile com o carro aberto virou motivo de preocupação, mas em forma de ironia, na comunidade Cultura de Rede. 
Entre os grupos de extrema direita, foi disseminada a fake news de que o terrorista de Brasília possui vínculo com sindicatos de esquerda e que ele seria um personagem plantado por adversários de Bolsonaro. 
A comunidade Extrema direita obteve 45,9% das citações no Twitter. Os progressistas, somados a Cultura de Rede, obtiveram 48,7% das menções. 
Foram analisados 527.803 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
 

Um dos principais tweets da extrema direita foi um do presidente Jair Bolsonaro sobre a queda do preço de gasolina. A publicação teve forte repercussão na comunidade. 
 
 

Também teve muita repercussão na comunidade da extrema direita as declarações de Paulo Vieira e Fabio Porchat na premiação Melhores do Ano, exibida neste domingo (25) na Globo. 

Além disso, a tese de que o terrorista que planejava explodir o aeroporto é “sindicalista” e amigo de Helder Barbalho foi bastante disseminada. Os grupos espalharam a narrativa de que se trata de uma história plantada pela esquerda para culpabilizar Bolsonaro por possíveis ataques violentos na posse de lula. 

A visita de crianças ao futuro ex-presidente Bolsonaro também foi bastante repercutida. 
 

Na comunidade progressista teve bastante repercussão o fato de que a cachorra de Janja e Lula, que se chama Resistência, vai subir a rampa do Planalto junto com o presidente eleito e a primeira-dama. 

A baixa produtividade de Jair Bolsonaro, que teve a menor taxa de projetos aprovados no legislativo e ser recordista em número de vetos derrubados, também foi muito repercutido nesta comunidade. 

Também gerou muita discussão a segurança de Lula durante a solenidade de posse. Entre as teses discutidas, foi levantada a hipótese de que Bolsonaro pode estar por trás de possíveis atentados contra o presidente eleito e seus apoiadores. 

Por fim, muito perfis comemoraram o fato de o governo Bolsonaro estar em seus últimos dias. 
 

 
Neste grupo os últimos dias do governo Bolsonaro também foi um dos principais assuntos, mas em forma de deboche. 
 

O fato de Lula manter o desfile com o carro aberto repercutiu em forma de ironia. Internautas brincaram que, pessoas mais velhas perdem o medo do perigo. 
 

Entre os perfis desta comunidade, houve muita crítica sobre o fato de o governo Lula revelar que os sigilos de 100 anos impostos por Bolsonaro não serão derrubados de uma só vez.Para este grupo, o novo governo nem assumiu e já volta atrás em algumas promessas de campanha. 

Circulou bastante a tese de que Bolsonaro foi eleito presidente, em 2018, para desmantelar a Lava Jato e permitir a volta da corrupção.
 

 

source

Leave a reply