De caju em caju? Não! Com o Senar Bahia há produtividade o ano … – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

0
40

ALIMENTAR
É CONSTRUIR
O FUTURO
Com as novas técnicas adotadas pelos produtores, a produção da fruta aumentou em 51%
Por: Sistema Faeb/Senar
Fonte: Ascom Sistema Faeb/Senar
Produtores de caju do município de Itapicuru, atendidos pelo Programa Agronordeste, através da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), estão comemorando os resultados alcançados com o programa. A produção da fruta aumentou 51% em 2022, comparado ao período que os produtores não recebiam a ATeG.
O cajueiro é uma planta nativa do Nordeste com capacidade de se adaptar em solos de baixa fertilidade e temperaturas. Por conta dessas características, se tornou uma importante fonte de renda, principalmente para aqueles que vivem em regiões semiáridas. O caju é um alimento que tem diversas utilidades, dele se aproveita tudo, da fruta à castanha, e ainda pode ser usado na produção de sucos, mel, doces e tortas.
De acordo com o técnico em fruticultura, Gilmar Farias, que atende os produtores do município, o maior desafio foi controlar as pragas e doenças. “Foram dois anos com fatores climáticos favoráveis às doenças, em destaque o Oídio e a Antracnose, mas os produtores que seguiram as recomendações técnicas conseguiram controlar, tendo um bom resultado”, ressaltou.
Durante esse período, o técnico auxiliou os produtores no aumento de produtividade com qualidade, focando nas podas do cajueiro, algo que não era aplicado antes da assistência técnica, análise do solo (correção e adubação) e adubação via folha. Com isso, os produtores agregaram valor ao caju cultivando na sua propriedade, obtendo sucesso na produção e assim, conseguiram sua renda própria.
Gilmar explicou ainda que outra ação importante para esses resultados foi a parte gerencial da propriedade. “A maioria não fazia nenhum tipo de anotação e agora já está fazendo o controle das receitas e despesas, conseguindo acompanhar os índices de sua produtividade”.
O Projeto Agronordeste – Assistência Técnica e Gerencial, visa promover a melhoria de gestão e aumento de produtividade e lucratividade de pequenas e médias propriedades rurais, prioritariamente no Semiárido brasileiro, através de prestação de serviços de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), fomento ao empreendedorismo, a inovação e a difusão de tecnologias de gestão e de inteligência produtiva, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável.
Fonte: Ascom Sistema Faeb/Senar

Encerramento do curso aconteceu na quarta (18)
Categoria se une para traçar alternativas para reduzir ocorrências na zona rural
Alunos de Wenceslau Guimarães, Gandu, Teolândia e Piraí do Norte, apresentaram Planos de Negócios voltados ao Agronegócio

Sistema CNA/Senar, Instituto CNA
e Faculdade CNA:
www.instagram.com/sistemacna
twitter.com/SistemaCNA
www.youtube.com/c/agrofortebrasilforte
www.linkedin.com/company/sistemacna
www.flickr.com/photos/canaldoprodutor
Assessoria de Comunicação
SGAN Quadra 601, Módulo K – Ed. Antônio Ernesto de Salvo
Brasília – Distrito Federal
CEP: 70830-903 Telefone: (61) 2109-1400
E-mail: cna@cna.org.br / senar@senar.org.br
Edifício Palácio da Agricultura, Setor Bancário Norte,
Quadra 1, Bloco F, 1º e 2º andar, Asa Norte – Brasília/DF – CEP: 70.040-908
Fone: +55 61 3878-9500 / 9453 / 9457
E-mail: secretaria@faculdadecna.com.br
© CNA 2022 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

source

Leave a reply