De F1 a acelerada no gelo: quanto custa ser VIP no universo do automóvel – UOL

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Rafaela Borges é jornalista automotiva desde 2003, com passagens por Carsale e Estadão. Escreve sobre o mercado de veículos, supercarros, viagens sobre rodas e tecnologia.
Colunista do UOL
10/11/2022 04h00
Você já deve ter visto em redes sociais influenciadores, jornalistas e personalidades dos mais variados setores postando vivências automotivas que são o sonho de qualquer apaixonado por carros. Experiências de direção são as mais comuns, mas há coisas como camarote VIP na Fórmula 1, com acesso aos boxes, aventuras off-road em locais paradisíacos com hospedagem em glamplings (campings de luxo)… E, por que não, pilotar um carro de F1?
Mas como participar dessas experiências VIPs? O termo “VIP”, no mundo dos eventos e programas, costuma ser associado a pessoas que recebem convites para viver experiências exclusivas, e não pagam nada por isso. Mas é cada vez mais comum a possibilidade de pagar para entrar nas listas VIPs. No mundo do automóvel, não é diferente.

Os preços são altos? Geralmente são. Mas, em muitos casos, talvez até menos do que você espera. E, se realizar um sonho não tem preço, saiba que dá para pagar pelas mais exclusivas experiências no mundo do automóvel. Veja quanto custa.
Quem já foi no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (em São Paulo, no autódromo de Interlagos) deve estar acostumado a ver os camarotes com logotipos de equipes e outras marcas patrocinadoras. Neles, os convidados bebem champanhe, vinho e todo tipo de bebida sofisticada, e têm buffets badalados à disposição desde o café da manhã. Mas você não precisa de um convite para isso.

Box F1 - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL

Quem vai aos camarotes pode visitar os boxes

Imagem: Rafaela Borges/UOL

O Paddock Club sempre esteve à venda. O ambiente fica em cima dos boxes. Dá para ver o trabalho das equipes durante treinos e corrida, e também descer ao pit lane (área em frente aos boxes) em horários específicos. Ali, você vai conferir os carros de perto e, se der sorte, topar com algum piloto. Os serviços de alimentação e bebidas são os mesmos oferecidos para os camarotes de convidados.
Para este ano, a experiência tem ingressos esgotados – o evento ocorre em 13 de novembro. Porém, ainda dá para tentar ingresso para o camarote que o hotel Hard Rock, que em breve terá unidades em várias cidades do Brasil, criou na curva S do Senna. Custam R$ 12,8 mil para os três dias (11, 12 e 13 de novembro).
O Porsche Track Experience é um programa mundial que tem versão brasileira. Em carros da marca alemã, o cliente pode optar por fazer apenas um dos quatro níveis do curso: Precision, Performance, Master e Porsche Cup. Porém, se passar pelos quatro, terminará a experiência como um piloto profissional.

Porsche Track Experience - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL

Imagem: Rafaela Borges/UOL

O programa é realizado em diversos autódromos brasileiros, como Interlagos (São Paulo), Velo Citta (Mogi Guaçu) e Velopark (Porto Alegre). Consiste em um dia inteiro de atividades, com exercícios de direção combinados a muitas voltas na pista.
Os exercícios vão ficando mais difíceis a cada nível, e as voltas rápidas, mais permissivas. No primeiro, Precision, o cliente sempre vai atrás de um carro madrinha. No segundo, Performance, há momentos em que já pode estar na pista sem ninguém à frente.
O nível Precision custa R$ 4.950 e o Performance, R$ 5.160. A má notícia é que esse programa, no Brasil, é apenas para donos de Porsche, que fazem o curso em seu próprio carro – a marca não tem sistema de aluguel de veículos por aqui.
A boa notícia é que mesmo quem não tem um Porsche pode fazer o programa com um carro da frota da montadora. Mas isso, só na Europa. As pistas? Há diversas opções, inclusive templos como Spa-Francorchamps, na Bélgica, e Nurburgring, na Alemanha. Para o nível Precision, o preço do curso parte de 1.100 euros (cerca de R$ 6.000).
BMW e Mercedes-Benz oferecem opções semelhantes às da Porsche, com programas para clientes no Brasil e experiências que também podem ser feitas, fora do País, mesmo por pessoas que não têm carros das marcas. A primeira cobra a partir de R$ 1.990 (R$ 10.149, aproximadamente) por um dia de pista com modelos de sua divisão esportiva, a M.
O programa é em Nordschleife, na Alemanha – o traçado completo do circuito de Nurburgring – e inclui hospedagem por uma noite.
Já a AMG, da Mercedes, só oferece neste momento inscrições para programas de pista mais longos, no circuito da Catalunha, em Barcelona, na Espanha. A experiência de três dias na pista parte de 4.450 euros (cerca de R$ 22.700) e inclui hospedagem e alimentação. No entanto, esse valor é para quem tem um modelo AMG.
Para alugar um carro esportivo da frota da AMG e participar do programa, são mais 1.800 euros (R$ 9.200, aproximadamente).
Muitas montadoras vão ao norte do mundo fazer o desenvolvimento de seus carros. A razão? As condições adversas da neve e do gelo. E algumas também oferecem esse tipo de experiência a clientes e não-clientes.
É o caso do programa Ice Experience, da Audi. Por meio dele, os participantes vão pilotar no gelo com carros da marca que tenham o sistema de tração 4×4, batizado pela montadora de quattro. São eles: A8, RS 3, RS 5 e RS e-tron GT.
O programa ocorre em dois locais, à escolha do participante: Finlândia e Áustria. Há opções entre um e quatro dias. Os preços variam de 600 euros (cerca de R$ 3.050) a 1.350 euros (R$ 7.000, aproximadamente), e já incluem hospedagem.
Imagine dirigir um carro de Fórmula 1? É possível, e você não precisa de ter nenhuma habilitação especial para isso. O programa, que ocorre no circuito de Paul Ricard, na França, é oferecido pela escola de pilotagem Winfield Racing, em parceria com a equipe Alpine, da Renault.

Experiência com F1 em Paul Ricard - Divulgação - Divulgação

Imagem: Divulgação

Após treinamento, são 20 minutos ao volante de um modelo de Fórmula 4 e algumas voltas em um F1 de dois lugares, com um piloto profissional no comando. Mas a cereja do bolo é guiar o carro de Fórmula 1 por três voltas.
O preço? 9.950 euros, ou cerca de R$ 50,5 mil. Dá para incrementar. Por mais 1.600 euros (R$ 8,2 mil, aproximadamente), o participante pode dar mais voltas no carro de Fórmula 1. Já o pacote de hospedagem no hotel Grand Prix, ao lado do autódromo, custa 450 euros (em torno de R$ 2.300). Inclui transfer para o circuito, jantar e coquetéis.
O programa Travel Experience, da Porsche, tem o objetivo de explorar locais paradisíacos e repletos de cultura na Europa ao volante de modelos da marca. Entre eles estão Toscana, na Itália, e Croácia. Toda a organização do roteiro é feito pela montadora.
Os modelos disponíveis variam conforme o local e programa. Este ano, para a road trip pela Toscana, havia apenas esportivos, como o 911 e o 718 Boxster.
O calendário de 2023 do Porsche Travel Experience será divulgado em breve e as reservas, abertas. Como exemplo de preço, a experiência de sete dias na Toscana saiu, em 2022, por R$ 7.790 (cerca de R$ 39.750) por pessoa, em quarto duplo.
Os hotéis escolhidos para a programação da Toscana foram da categoria luxo, como propriedades da rede Four Seasons. Todos os valores citados na reportagem, seja para destinos nacionais ou internacionais, não incluem aéreo.
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