Delegada há 20 anos, nova superintendente da PF de Minas tem perfil operacional – O Tempo
Digite o Email de seu cadastro:
Email 9
Senha
A delegada Tatiana Alves Torres é a nova superintendente da Polícia Federal (PF) em Minas Gerais. Tatiana substitui o delegado Marcelo Sálvio Rezende Vieira, que estava no posto desde maio de 2021. Ao lado de 17 trocas em outras superintendências regionais, a mudança foi formalizada pelo ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino (PSB), em edição extraordinária do Diário Oficial da União nessa quarta-feira (18).
Até então, Tatiana chefiava a Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros. Conforme apurou o Aparte, a indicação da delegada para substituir Vieira não foi uma surpresa, já que, como avaliam policiais federais, Tatiana tem larga experiência tanto investigativa quanto administrativa. Formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ingressou na carreira de delegada da PF ainda em outubro de 2002.
O perfil da nova superintendente da PF é descrito como operacional, ou seja, mais investigativo – “ligado à atividade-fim”, como disse um delegado. Um dos inquéritos presididos por Tatiana culminou, por exemplo, na prisão de 17 pessoas, sendo 16 doleiros, em meio a investigações de um mercado ilegal de câmbio de moeda estrangeira no ramo têxtil de Minas Gerais em 2013.
Antes de integrar a Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros, Tatiana estava na Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários e na Delegacia de Defesa Institucional, a qual chefiou entre março e setembro de 2010. Já entre 2006 e 2010, ela foi a titular da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico.
Durante a carreira, Tatiana chegou a participar, fora do país, do Programa Internacional de Treinamento Policial da Interpol, em Lyon, na França, de um curso sobre Crime Organizado e Cooperação Jurídica, da Escola Nacional de Magistratura, em Paris, na França, e da reunião de um grupo de trabalho da Interpol sobre Crimes contra a Vida Silvestre, em Pequim, na China.
Segurança Pública