Deputado aciona PGR para impedir uso de linguagem neutra no governo Lula – Gazeta do Povo

0
121

Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
O deputado federal José Medeiros (PL-MT) afirmou nesta terça-feira (24) que acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para impedir a utilização de linguagem neutra em meios oficiais de comunicação do governo Lula. O pedido foi encaminhado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, e ao procurador-geral da Justiça do Distrito Federal, Georges Carlos Frederico Moreira Seigner, informou a assessoria do parlamentar.
A Agência Brasil, site oficial de notícias do governo federal, começou a utilizar a linguagem neutra em alguns dos seus conteúdos. Em matéria publicada na última sexta-feira, com o título “Parlamentares eleites reúnem-se pela primeira vez em Brasília“, o autor do texto misturou, em algumas frases do texto, as alterações de grafia adotadas na linguagem neutra, não previstas na língua portuguesa.
“Solicitamos medidas urgentes dos órgãos competentes para impedir o uso de linguagem dita neutra pela Agência Brasil de notícias, portal da EBC – Empresa Brasil de Comunicação que presta serviços de radiodifusão pública e gere as emissoras de rádio e televisão públicas federais -, pois ela agride a língua portuguesa abolindo os gêneros masculino e feminino, fundamental para formação da família e desenvolvimento das crianças e adolescentes em bases biológicas e não ideologizadas”, disse Medeiros no documento enviado à PGR.
Em nota, o deputado argumentou que “cabe aos procuradores da República e da Justiça agir em casos de interesses e direitos difusos e coletivos, proteção da família, crianças e adolescentes”. Ele considera ainda que “que o governo petista está prestando um desserviço ao país ao usar a estrutura do estado para assassinar a língua portuguesa tentando impor o pronome neutro”.
Apenas assinantes podem salvar para ler depois
Saiba mais em Minha Gazeta
Você salvou o conteúdo para ler depois
As notícias salvas ficam em Minha Gazeta na seção Conteúdos salvos. Leia quando quiser.
Apenas assinantes podem salvar para ler depois
Saiba mais em Minha Gazeta
Você salvou o conteúdo para ler depois
As notícias salvas ficam em Minha Gazeta na seção Conteúdos salvos. Leia quando quiser.
Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carregando notificações
Aguarde…
Os recursos em Minha Gazeta são exclusivos para assinantes
Saiba mais sobre Minha Gazeta »

source

Leave a reply