Desmatamento na era Bolsonaro supera área somada dos estados do RJ e do ES – Congresso em Foco

0
54

Em quatro anos, governo Bolsonaro acumulou níveis de desmatamento equivalentes à soma das áreas do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Foto: Divulgação Greenpeace
Meio Ambiente

15.12.2022 07:51 0

Temas
Tags
Receba por

Restando duas semanas para o encerramento da gestão de Jair Bolsonaro, os dados referentes ao desmatamento acumulado em seu governo ultrapassam a escala dos estados brasileiros. Relatórios do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, apontam a devastação de mais de 93,4 mil km² nos principais biomas brasileiros, área maior do que a soma dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
A estimativa do Prodes ainda é conservadora. Os únicos biomas cujos relatórios já registram os dados de desmatamento referentes a 2022 são a Amazônia e o Cerrado, os dois mais duramente atingidos nos últimos anos (respectivamente 45,5 mil km² e 33,4 mil km² acumulados desde 2019). Relatórios referentes ao Pantanal, Pampa, Mata Atlântica e Caatinga contam somente com registros de até 2021, ano em que a atual gestão acumulou a soma de 14,4 mil km², quase três vezes a área do Distrito Federal.
Leia também
Raul do Valle, especialista em políticas públicas da organização não-governamental WWF, afirma que esse elevado índice de devastação não se dá por acaso. “Nos últimos anos, o desmatamento associado a atividades ilegais aumentou exponencialmente por conta da redução de fiscalização e o desmonte dos órgãos ambientais”, apontou. Mariana Napolitano, gerente de ciências do mesmo instituto, teme que a floresta se aproxime do ponto de não-retorno, quando o desmatamento supera a capacidade de regeneração do bioma.
Cerrado é vítima da especulação econômica. Foto: Rafaela Zakarewicz
Se a atividade clandestina foi o fator chave no desmatamento da Amazônia, o Cerrado já sofre com o crescente interesse econômico. “A expansão da agropecuária foi responsável pela destruição de mais da metade da cobertura original do Cerrado e as áreas remanescentes encontram-se fortemente degradadas e fragmentadas”, afirma Napolitano.
Na região Centro-Oeste, majoritariamente coberta pelo Cerrado, o cultivo da soja e a produção de gado já são as principais econômicas em três de seus quatro estados. A destruição do bioma, ao mesmo tempo que provocada pela exploração da região, já começou a dar sinais de ameaça à própria agricultura em outros estados. “Aumento das temperaturas e da seca nos últimos anos têm sido responsáveis pela redução da produtividade de mais de 20% de soja e de milho no Matopiba [bioma entre as regiões Norte e Nordeste] ”, alertou a especialista.

Autoria
Lucas Neiva Repórter. Jornalista formado pelo UniCeub, foi repórter da edição impressa do Jornal de Brasília, onde atuou na editoria de Cidades.
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.
Seja Membro do Congresso em Foco
Destaques
Relacionadas
Prêmio Congresso em Foco
Blog do Sylvio
Colunistas
Últimas Notícias
Receba por
Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder
Receba o melhor do Congresso em Foco no e-mail. Inclui Resumo da Semana, aos sábados e Agenda do Poder, às segundas.
Receba notícias também via
Não venderemos ou distribuiremos seu endereço de e-mail a terceiros em nenhum momento. Veja nossa política de privacidade.
Assine nossa newsletter
Digite o seu email e receba gratuitamente todos os dias nosso boletim eletrônico com as principais publicações do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Whatsapp?
Adicione o nosso número (61-99435-9758) à sua lista de contatos e envie uma mensagem com a palavra “cadastrar”. Na era das fake news, compartilhe notícias de verdade publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Telegram?
Acesse o link https://t.me/congressoemfocotelegram. Na era das fake news, compartilhe notícias verdadeiras publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Receba nosso aviso de publicação
Seja avisado na hora sobre as nossas publicações. Ative o sino para receber as notificações em sua tela.

source

Leave a reply