Detidos em Operação da PSP Ouvidos em Tribunal – Voz da Póvoa
As 18 pessoas (14 homens e 4 mulheres), com idades entre os 29 e os 47 anos, que foram detidas pela PSP, “ estão a ser ouvidas esta sexta-feira, pelo juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Matosinhos.
Recordamos que, entre as 06H45 e as 12H00 de Quarta-Feira a 8.ª Esquadra de Investigação Criminal procedeu, no âmbito de investigação em curso naquela subunidade, a uma operação policial no âmbito da repressão da atividade criminosa de um conjunto de indivíduos que se dedicavam à prática ilícita do tráfico de estupefacientes, atividade esta com especial enfoque nos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
Segundo o comunicado enviado à redacção, “na presente operação policial foram executados, entre os concelhos de Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos e Funchal (Ilha da Madeira), quarenta e nove (49) buscas, das quais vinte e cinco (25) buscas domiciliárias e vinte e quatro (24) buscas não domiciliárias, nas quais se incluem dois (2) estabelecimentos de restauração e bebidas, sitos em Vila do Conde e Póvoa de Varzim”.
Pode ler-se ainda que, “em sequência da execução operacional foram detidas dezoito (18) pessoas. Os detidos, 14 homens, e 04 mulheres, dos quais dezassete (17) cidadãos nacionais e um (1) cidadão de nacionalidade brasileira, com idades compreendidas entre os 29 e os 47 anos, são indivíduos que, pese embora maioritariamente relacionados à restauração e/ou organização de eventos musicais, permitindo-lhes de forma privilegiada a disseminação da sua atividade nesses locais, tinham também peso na venda de estupefacientes diretamente ao consumidor nos principais espaços de animação noturna dos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim”.
A 8.ª Esquadra de Investigação Criminal esclarece que “da Operação resultou ainda na constituição de arguido de mais quatro (4) pessoas, e na apreensão de: Cocaína, Haxixe, Cannabis, MDMA e ECSTASY, suficientes para a preparação de cerca de 4000 doses individuais; 75 000 euros em notas; duas (2) viaturas; cinco (5) facas para corte de produto, duas (2) armas e ainda dez (10) balanças de precisão.
A operação, para além dos elementos da estrutura de Investigação Criminal da PSP do Porto e do Comando Regional da Madeira, contou ainda com “a colaboração de outras valências da PSP, designadamente da Unidade Especial de Polícia, Equipas de Intervenção Rápida”.