Deus e a política – O Norte

0
58

Um fato positivo nas eleições deste ano é que, de uma hora para outra, pessoas que, para conquistar o voto do eleitor, faziam um discurso para Deus e outra para o Diabo resolveram, pelo menos neste período eleitoral, abrir mão das seitas satânicas para profetizar fé a um único Deus, chegando a vaticinar. O eleitor consciente e de fé inabalável consegue com facilidade perceber quem de fato é temente e respeita as coisas divinas. O bom é que pelo menos Deus vem sendo colocado no centro do processo pelas duas candidaturas à chefia da nação.
 
Campanha do TSE
No primeiro turno das eleições, o TSE chegou a exagerar nas inserções para convencer o eleitor a ir votar. Neste segundo turno, considerado crucial para o futuro do país, o tribunal simplesmente abriu mão da ferramenta. Apenas ensina a justificar. Não precisa ser analista político para imaginar as razões da decisão. Mas seria importante que o próprio Tribunal viesse a público apresentar justificativa para não gerar especulações ou acusações precipitadas.
 
Futuro de Haddad
Pelo encaminhamento das eleições para o governo de São Paulo, tudo indica que o candidato Fernando Haddad (PT) deve encerrar de vez o seu projeto de buscar um cargo na majoritária. A coleção de derrotas deve afastá-lo das urnas. Resumindo: deve tomar a mesma estrada de Ciro Gomes (PDT), que afirma ter pendurado a chuteira política.
 
Mercado Financeiro
Infelizmente, a incerteza do resultado da eleição presidencial neste segundo turno tem deixado o mercado financeiro apreensivo. Praticamente o setor parou com o empresariado preferindo aguardar o resultado do dia 30 deste mês para saber se avança ou não.
 
Direito Constitucional
Talvez aproveitando a simplicidade e o pouco conhecimento de pessoas humildes, tem muita gente pregando, inclusive empresários, que o atual presidente, se reeleito, acabará com o 13º salário. A atitude é no mínimo uma falta de caráter, já que se trata de um direito constitucional e somente o Congresso tem autoridade para se manifestar sobre o assunto. Aliás, a dúvida foi apresentada por um frentista de posto de gasolina na área central da cidade.
 
Cláusula Pétrea
Mesmo não sendo operador do direito, aprendi que existem cláusulas pétreas, que é um dispositivo constitucional imutável, que não pode ser alterado nem mesmo pela via de Emenda à Constituição. O objetivo é justamente impedir mudanças em assuntos cruciais para o cidadão, a exemplo de liberdade de expressão, de opinião, de pensamento e até mesmo censura a críticas da imprensa dentro de um processo eleitoral. Não é o que estamos assistindo, quando percebemos a Justiça agindo de forma unilateral. Aliás, está na lei que o juiz não atua de ofício e só se for provocado. Deveria ser assim.

source

Leave a reply