Di Grassi vence Dennis e conquista pole do eP da Cidade do México na Fórmula E – Notícia de Fórmula E – Grande Prêmio
A Fórmula E realizou a classificação inaugural da Era Gen3 neste sábado (14), pelo eP da Cidade do México, e o brasileiro Lucas Di Grassi iniciou sua caminhada na Mahindra da melhor forma possível: com a primeira pole da temporada na categoria. Com o tempo de 1min13s575, o piloto bateu a Andretti de Jake Dennis em uma final sem erros e garantiu a posição de honra logo na estreia.
Os estreantes tiveram uma fase de grupos de destaque neste sábado, com Sacha Fenestraz e Jake Hughes se classificando sem problemas para o mata-mata — o inglês da McLaren, inclusive, larga em terceiro. A Andretti também demonstrou potencial: após liderar os dois grupos do dia, André Lotterer chegou nas semifinais e Dennis foi até o último duelo.
Em relação ao outro brasileiro do grid, Sérgio Sette Câmara foi atrapalhado por Jean-Èric Vergne ainda na fase de grupos e não conseguiu passar do sétimo lugar em sua chave. Por outro lado, a estrelada dupla formada por Vergne e o campeão Stoffel Vandoorne levou a pior e nem conseguiu classificar a DS Penke às quartas de final.
A largada para a primeira corrida oficial da nova Era Gen3 na Fórmula E está marcada para acontecer ainda neste sábado, a partir das 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do BandSports.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Sam Bird abriu os trabalhos com a Jaguar e anotou 1min16s909 em sua primeira volta — um tempo consideravelmente alto. Todos os pilotos do Grupo A registraram seus tempos na sequência, o que derrubou o britânico para fora da zona de classificação, que inclui apenas os quatro primeiros.
No momento em que todos os pilotos finalizaram suas primeiras tentativas, André Lotterer tomou a ponta para a Andretti com 1min13s509, seguido por Lucas Di Grassi, Sébastien Buemi e Maximilian Günther entre os classificados naquele momento.
Por outro lado, Sérgio Sette Câmara” target=”_blank”>Sérgio Sette Câmara, René Rast, António Félix da Costa, Robin Frijns, Sacha Fenestraz, Bird e Jean-Èric Vergne se encontravam fora da zona de classificação.
O francês da DS Penske, entretanto, abriu a segunda rodada de tentativas com 1min13s563 e subiu diretamente para a segunda posição, enquanto Da Costa também adentrou o top-4 e tomou o quarto posto. Com isso, Buemi e Günther passaram a flertar com a eliminação.
O suíço da Envision não deixou barato e retomou o segundo lugar, mas Sette Câmara teve sua volta atrapalhada por Vergne e acabou prejudicado. Na bandeirada, Fenestraz surpreendeu a todos e entrou pela primeira vez no grupo dos classificados, enquanto Lotterer, Buemi e Di Grassi também garantiram a classificação. Da Costa, Vergne, Sette Câmara, Rast, Günther, Frijns e Bird foram eliminados.
Jake Hughes, estreante da Fórmula E em 2022, seguiu surpreendendo na abertura do Grupo B: o britânico da McLaren marcou 1min13s366 e garantiu a volta mais rápida do fim de semana em seu primeiro giro, logo antes de ser superado por Dan Ticktum. Com seis minutos para o fim da disputa na chave, Pascal Wehrlein e Edoardo Mortara também entraram no top-4 e iam garantindo suas vagas no mata-mata.
Campeão da última temporada, Stoffel Vandoorne evitou o tráfego e conseguiu entrar na zona de classificação com pouco mais de quatro minutos para o fim, feito repetido por Mitch Evans — como resultado, Wehrlein e Mortara perderam suas vagas momentaneamente e caíram para o quinto e sexto lugares, respectivamente.
Wehrlein até fez mais uma tentativa em seguida, mas não conseguiu passar do quinto lugar. O responsável por tomar a ponta foi mesmo Jake Dennis, que registrou 1min13s074 com a Andretti e tirou Vandoorne do grupo dos quatro primeiros.
Com o cronômetro encerrado, a única mudança aconteceu no último lugar entre os classificados: Wehrlein marcou 1min13s359 e enfim conseguiu tirar Evans das quartas de final, tomando a quarta posição. Além do alemão, Dennis, Ticktum e Hughes também se garantiram no mata-mata.
Evans, Nick Cassidy, Vandoorne, Mortara, Nico Müller, Norman Nato e Oliver Rowland acabaram eliminados.
O primeiro duelo da temporada reservou uma rivalidade antiga da Fórmula E, que inclusive já decidiu título na categoria, e o brasileiro Di Grassi levou a melhor: 1min13s081 do piloto da Mahindra, contra 1min13s100 do suíço da Envision.
Na sequência, o estreante Fenestraz anotou 1min13s220 e chegou a sonhar com a vaga, mas Lotterer fez valer a experiência e colocou a Andretti nas semifinais com 1min13s176.
Extremamente rápido ao longo de todo o fim de semana, Hughes fez valer o favoritismo e registrou 1min12s788. Ticktum também conseguiu marcar um tempo veloz e ficou com 1min12s922, tempo que o classificaria em todos os outros duelos das quartas, mas não o suficiente para bater o inglês.
No último duelo das quartas de final, Wehrlein cruzou a linha de chegada primeiro e anotou 1min13s031, mas Dennis ainda conseguiu bater o alemão da Porsche com um tempo apertado: o britânico marcou 1min13s002, apenas 0s029 mais veloz, e colocou o segundo carro da Andretti nas semifinais.
No antepenúltimo duelo do dia, Di Grassi e Lotterer se enfrentaram por uma vaga na grande final — melhor para o brasileiro, que viu o alemão errar na curva 1 e perder a chance de avançar. André terminou com 1min14s551, enquanto Lucas manteve uma volta limpa, fez 1min13s012 e passou sem maiores problemas.
No ‘duelo de Jakes’ para decidir quem seria o finalista ao lado de Di Grassi, Dennis cruzou a linha de chegada com 1min12s595 e garantiu o duelo contra o brasileiro, já que Hughes não conseguiu passar de 1min12s721 após cometer um erro no terceiro setor.
Na primeira grande final da temporada, o inglês Dennis errou pelo menos duas vezes e não conseguiu bater o brasileiro Di Grassi, que anotou 1min13s575 e garantiu a primeira pole da temporada. O inglês ficou com 1min16s516 e precisou se contentar com a segunda posição no grid.